PF diz que não incluiu áudio de Reinaldo Azevedo e Andrea Neves em autos

A Polícia Federal emitiu há pouco uma nota oficial que deve colocar ainda mais pressão sobre a Procuradoria Geral da República (PGR) no que diz respeito ao vazamento de conversas telefônicas entre o jornalista Reinaldo Azevedo – que pediu demissão de Veja após o episódio – e Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves.

Os diálogos, em que o jornalista critica o próprio veículo em que trabalhava e a Lava Jato, não têm qualquer relação com a operação – nem tampouco caracteriza qualquer tipo de crime -, mesmo assim foram incluídos em pedido de medida cautelar da PGR. E acabaram vazando.

Segundo os federais, os áudios interceptados com autorização judicial não foram “lançados em qualquer dos autos circunstanciados produzidos” pela PF justamente porque “não diziam respeito ao objeto da investigação”.

Mesmo assim, segue o comunicado, a PGR encaminhou à PF dois ofícios solicitando a íntegra das mídias. O que foi atendido, por força de lei.

E a transcrição das conversas acabou sendo incluída em pedidos do Ministério Público, antes de vazar.

Veja abaixo o esclarecimento.

“Sobre os diálogos interceptadas da investigada Andrea Neves e do jornalista Reinaldo Azevedo, tornados públicos na tarde de hoje, 23/05, a Polícia Federal informa que os mesmos foram realizados no mês de abril de 2017, por força de decisão judicial do Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, nos autos da ação cautelar 4316.

O referido diálogo não foi lançado em qualquer dos autos circunstanciados produzidos no âmbito da mencionada ação cautelar, uma vez que referidas conversas não diziam respeito ao objeto da investigação.

Conforme estipula a Lei 9.296/96, que regulamenta a interceptação de comunicações telefônicas, e em atendimento à decisão judicial no caso concreto, todas as conversas dos investigados são gravadas.

A mesma norma determina que somente o juiz do caso pode decidir pela inutilização de áudios que não sejam de interesse da investigação.

Informamos, ainda, que a Procuradoria Geral da República teve acesso às mídias produzidas das interceptações, em sua íntegra, em razão de solicitações feitas por meio dos ofícios 95/2017 – GTLJ/PGR, de 28 de abril de 2017, e 125/2017 – GTLJ/PGR, de 19 de maio de 2017, e respondidos pela Polícia Federal, respectivamente, através dos ofícios 569/2017 – GINQ/STF/DICOR/PF, de 28 de abril de 2017, e 713/2017 – GINQ/STF/DICOR/STF, de 22 de maio de 2017, em face do disposto no artigo 6 da Lei 9.296/96.”

3 pensou em “PF diz que não incluiu áudio de Reinaldo Azevedo e Andrea Neves em autos

  1. Há cerca de dois anos passei a ouvir, diariamente, o Reinaldo em seu programa de rádio na Jovem Pan. Em princípio me identifiquei com sua posição ideológica em relação à política nacional. Após ascensão de Temer à Presidência – que culminou com os avanços dos trabalhos da Lava Jato -, passei a ter alguns pontos de discordâncias com seus argumentos. No entanto, apesar do filtro que hoje uso quando o ouço, o que ocorreu no caso do vazamento do seu áudio com Andrea Neves foi de uma atrocidade sem precedentes, um atentado às garantias legais do jornalista, bem como um absurdo jurídico, vez que o que fora dito em nada guarda relação com o objeto da Lava Jato.

    • Concordo plenamente, tive a mesma análise em relação ao jornalista em questão, o que foi feito a ele foi totalmente ilegal, porém este mesmo festejou atitudes ilegais outrora cometidas, e nesse episódio o qual é vítima sem dúvidas, tenta explicar-se classificando os investigados como “fontes”, algo que para até o maior idiotia fica claro que se trata não de fontes e sim de cumplicidade, não no sentindo criminal mas sim de vínculo afetivo (amizade), o qual jamais foi imparcial, como batia no peito tantas vezes ao vociferar seus posicionamentos eminentemente políticos!

  2. Tem gente que acha que o Lula é limpo… tem gente que acha que o Alckmin é limpo… tem gente que acha que o Moro é limpo…
    Estão todos enganados.

    O fato desse vazamento ter acontecido uma semana depois de o Reinaldo (que agora vejo que também não e limpo) ter criticado o Sérgio Moro no depoimento do Lula evidencia que ele tem controle sobre esses vazamentos seletivos.

    Tem gente que acredita em coincidência…

Os comentários estão fechados.