Câmara retira de pauta proposta de extinção da Coliseu

De O Estado

O plenário da Câmara Municipal de São Luís decidiu nesta segunda-feira, 29, retirar de pauta o projeto de lei nº077/17 de autoria da Prefeitura da capital que determina a que determina o início do processo de liquidação da Companhia de Limpeza e Serviços Públicos, a Coliseu.

A proposta entrou em pauta na quarta-feira, 24, e não chegou a ser votada. Voltou a entrar na pauta desta segunda, mas vereadores da oposição reclamaram da falta de informações da Prefeitura sobre a quantidade de servidores que estão lotados na Coliseu e também o destino que terão estes funcionários.

Devido a isso, o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), determinou que a proposta fosse retirada de pauta até que as informações do Poder Executivo cheguem a Câmara.

A Coliseu foi fundada em 1967 e durante anos foi a empresa responsável pela limpeza pública de São Luís. Deixou de ser a única na função na gestão do então prefeito Tadeu Palácio, que terceirizou os serviços de limpeza pública.

A atual gestão reclama dos gastos com a empresa que atualmente não presta mais o serviço para que foi criada. Os gastos com a folha de pessoal, por exemplo, chegou a R$ 9 milhões em 2016.

Alguns funcionários estão cedidos para outras secretárias e outra parte permanece na Coliseu.

3 pensou em “Câmara retira de pauta proposta de extinção da Coliseu

  1. Isso sempre foi uma interrogação para mim, a coliseu é uma autarquia criada com a finalidade de fazer a limpeza das ruas, uma vez que deixou de prestar esse serviço porque houve a terceirização, então o correto seria extingui-la, o que sei é que o pessoal que trabalhavam nas ruas, parte deles estão em outros lugares, como escolas, outros aposentados, então a quem interessa dar sobrevida a essa autarquia, o certo seria um exemplo a Semed absorver o pessoal da coliseu que está nas escolas e assim outras secretariasugestões fazerem, essa resistência nos faz imaginar que lá só pode ser um cabide de emprego fantasma para apaniguados, os recursos públicos têm que ser usados com responsabilidade. Bom que o MP observe se está tudo certo com a coliseu.

  2. A grande questão que não se fala é que a maioria dos servidores São carteira assinada e depois da constituição de 88 passaram para o quadro da prefeitura, mais até hoje conticontinuam de carteira assinada se aposentam e continuam a trabalhar por que a prefeitura descontou e desconta a contribuição da previdência e do FGTS mais não é repassado e por isso nunca foi dado baixa nas carteiras e a prefeitura fica roubando o dinheiro do trabalhador se aposentar.

Os comentários estão fechados.