ABSURDO! Idosa tem carro guinchado por estacionar… em vaga de idosos

Em nota, SMTT reconheceu conduta inadequada de agente de trânsito

Uma senhora de aproximadamente 80 anos teve o seu carro guinchado, no fim de semana, depois de deixá-lo no estacionamento do Shopping São Luís.

Motivo: sem qualquer selo indicativo, ela deixou o veículo numa vaga destinada a idosos.

Mesmo tendo chegado ao local no momento em que um agente da SMTT acionava o guincho e se identificado, o carro ainda foi rebocado.

O caso gerou revolta nas redes e a SMTT, hoje, emitiu uma nota reconhecendo que o agente teve conduta inadequada.

Esse não é o primeiro caso do tipo que ocorre em São Luís. Em 2015 um promotor de Justiça aposentado, de 70 anos, foi multado também pelo mesmo motivo (reveja).

Leia abaixo a íntegra da nota da SMTT sobre o caso:

1. A fiscalização do uso das vagas reservadas para idosos e deficientes em estabelecimentos privados e públicos atende à determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais especificamente das Resoluções 303/2008 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Atende, também, à recomendação da Promotoria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com base em Ação Civil pública da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

2. O estacionamento nestas vagas é garantido com o uso do Selo do Idoso, emitido de forma gratuita na sede da SMTT, no Ipase, e também no posto do Viva Cidadão do Shopping da Ilha. Neste último o funcionamento acontece, inclusive, aos sábados e domingos. A SMTT ressalta que para a emissão do Selo é necessário apenas a Carteira de Identidade.

3. Embora a fiscalização tenha ocorrido em cumprimento à lei, reconhece que a conduta dos agentes de trânsito foi em desacordo com a orientação da SMTT, que se compromete a adotar medidas para reorientação das equipes, a fim de evitar ocorrência de novos casos.

4. A SMTT se compromete ainda em ampliar a divulgação da obrigatoriedade do uso do Selo do Idoso nos veículos de comunicação e redes sociais, além da adoção de outras medidas necessárias para reforço da propagação da informação e, assim, assegurar que todos tenham amplo conhecimento da obrigatoriedade do uso do Selo.

22 pensou em “ABSURDO! Idosa tem carro guinchado por estacionar… em vaga de idosos

  1. A lei existe pra ser cumprida, se alguns podem descumpri-la… a lei acaba perdendo a força. Mas, no Brasil é assim, o certo é errado e o errado é o certo!

    • nem só por leis é regido o convívio social… há uma coisa chamada bom senso… que faltou nesse caso. Tanto que a própria SMTT reconheceu

      • Graças a Deus meu amigo o senhor não é portador de necessidades especiais .. quantas vezes vou ao shoppings, supermercados e tenho que andar metros e metros por que algum deficiente de educação estacionou em uma vaga que não é dele nem por um minuto. por vezes temos que ouvir esses tais “deficientes ” quem vai tirar meu carro dai vc ?… isso sim é um absurdo caro blogueiro. existe a lei é a obrigatoriedade do selo o mesmo é pessoal e intransferível até numa carona que o portador do mesmo pegue seja para um shopping e ou qualquer outro lugar ela pode por no painel do veículo para fins de comprovação. lógico que teve falta de bom senso naquele momento era para o agente explicar para idosa e ou o condutor da mesma a obrigatoriedade do cartão e como adquirir. Mas colocar como ABSURDO COMO NO ENUNCIADO ACIMA É REFORCAR UMA PRÁTICA QUE VC MESMO DEVERIA EXPERIMENTAR NA PRATICA FOTOGRAFANDO QUANTOS PLAYBOYS OCUPAM AS VAGAS DESTINADAS E QUANTOS IDOSOS E PORTADORES DE NESCESSIDADES ESPECIAIS LUTAM POR UMA VAGA QUE POR LEI É RESERVADA PARA ELE . EU MESMO JA PAGUEI ESTACIONAMENTO EM.SHOPPING POR FICAR MAIS DE 15 MIN PROCURANDO UMA VAGA ESPECIAL UM ABSURDO. QUE NINGUEM FALA.

        • Paulo, não sei se vc entendeu… eu não defendo que qualquer um estacione nas vagas especiais… muito pelo contrário… aqui mesmo no blog já denunciei várias vezes quem faz isso…
          agora, não posso concordar que uma idosa seja multada e tenha seu carro guinchado pq estacionou em uma vaga de idoso.
          seria o mesmo que multar um cadeirante que estacionou em vaga destinada a pessoas com mobilidade reduzida só pela falta de um selo…
          o que defendo é: o selo é obrigação, pq o agente não pode ficar esperando aparecer o dono do carro para multá-lo… isso me parece ser ponto pacífico.
          Agora, se no momento em que esse mesmo agente estava multando aparece o dono do carro e ele vê que é uma pessoa que tem direito a usar aquela vaga, pq mesmo assim multar?
          Isso é falta de bom senso.

          • O que mais me surpreende é ver a tolerância de
            Gilberto Leda com a idiotice de alguns comentaristas. Democracia tem dose certa e não porque alguém encontra vez nas publicações democráticas que pode expor suas opiniões.
            Mas vale a pena a nobreza do blogueiro.

      • Bastava ele ter ido na SMTT pegar um selo de graça, aí ela estaria resguardada pela lei. Mas, nós somos o país do jeitinho, com uma população criada na cultura do jeitinho!

      • 3. Embora a fiscalização tenha ocorrido em CUMPRIMENTO À LEI, reconhece que a conduta dos agentes de trânsito foi em desacordo com a ORIENTAÇÃO da SMTT, que se compromete a adotar medidas para REORIENTAÇÃO das equipes, a fim de evitar ocorrência de novos casos.

        OBS.: A própria nota demonstra que os agentes agiram dentro da lei… só que no país do jeitinho, a SMTT orienta seus agentes a agirem fora da lei em “alguns casos”. Orientação é mais “forte” que a lei.

        • esse ai é bem agente de transito, que acha na maioria das vezes que é policia. bom senso e razoabilidade tbm são orientações que vcs deveriam seguir. se toca rapaz

  2. Não causa-me surpresa essas atitude dos famosos marronzinhos, já tive um veículo guinchado e ao dirigir-me ao órgão SMTT fui por demais mal tratado pela Chefe do Setor, chegando ao ponto de dizer-me para verificar no páteo se não tivesse lá provavelmente estaria na BR 135 na VIP Leilões, uma bela informação prestada por uma pessoa que se intitula Chefe, o certo é que passei oito dias correndo de um lado para outro e gastando dinheiro, chegaram a dizer que o veículo estava irregular por não está com as placas, quando na verdade o carro era zero porém, todos os impostos pagos o DETRAN comum sério problema no seu sistema não havia expedido os documentos e consequentemente determinado a selagem do veículo…engraçado que culpa tenho eu no caso? Remédio Ação Judicial…

  3. Eu também fui multada na cohab por favor estacionar em uma vaga reservada pra cadeirante, detalhe estava acompanhando minha mãe que é cadeirante, na ocasião me alegaram a falta do selo, porém quando fui à SMTT, pra ter o selo só se a mi há mãe fosse a proprietária ou condutora do veículo, tive que pagar a multa….

  4. Enquanto eles cumprem a LEI no shopping,nossos bairros ficam desprovidos . Exemplo,o bairro S.Cristovão com a Av.Guajajas e a rua Nova Jerusalém são um terror!! Eles só passam aqui no carro e nem olham pra nada.

  5. Ei Leda, ta bom de vc pagar um curso de interpretação de texto para alguns leitores do seu blog kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o pessoal ruim de entendimento kkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O maior dos erros espreparo desta agente é que o veículo estava em local privado, sendo portanto ilegal a atuação deles!

  7. O agente não teve bom senso para conduzir essa situação, a SMTT admitiu o erro pela situação.

  8. Cambada de […] esses agentes de transitos. acham que são “OTORIDADI”. Corporativistas. Estão a maioria com seus ipva’s atrasados, mas como trabalham na smtt passam batidos nas blitzes. Cambada de

  9. Absurdo é ela já ter 70 ou 80 anos ( não sei pq vi em outra reportagem 80) e ainda não ter o selo de idoso. Se ela não respeitou a lei porque a própria placa. O estacionamento informa que tem que ter o selo então ela tem que ser punida. Se tem condições de dirigir tem condições de ir rapidinho pegar um selo pra colocar no carro. Os agentes não são obrigados a ficar esperando a pessoa voltar por carro pra saber se é idosa ou não é nem muito menos são advinhas! Lei está aí pra ser cumprida, são com essas pequenas burladas na lei que o Brasil está essa merda de hoje.

    • Acho que voçe não leu ou pulou a parte que …..
      “Mesmo tendo chegado ao local no momento em que um agente da SMTT acionava o guincho e se identificado, o carro ainda foi rebocado.”
      Não custa nada fazer mais uma leitura , ao invés falar babaquices.

  10. Pingback: MP quer explicações da SMTT que multou e guinchou carro de idosa – ATOS & FATOS

Os comentários estão fechados.