Retorno da Forquilha cala a boca dos engenheiros de tráfego de ocasião

Em junho do ano passado, o Blog do Gilberto Léda publicou um vídeo com a concepção do que seriam as intervenções de trânsito na área do antigo Retorno da Forquilha.

O local era, ainda àquela época, um dos pontos mais críticos para os motoristas de São Luís. Mas o projeto detalhava como funcionariam as mudanças e como elas melhorariam o tráfego na região (reveja).

É claro que tão logo o material foi divulgado aqui, apareceram dezenas de “engenheiros de tráfego de ocasião” para criticar a obra.

Vamos a alguns exemplos:

“Se não construírem elevado não melhora em nada, igual o do aeroporto, trocaram seis por meia dúzia”

“Isso tudo será na administração desse Edivaldo? Não vai sair nunca. Em quase quatro anos não fez, vai fazer agora em três mêses? Porque depois de outubro, aí mesmo é que ele não vai fazer nada”

“Não vai resolver só vai transferir o problema do retorno para as avenidas, o primeiro projeto resolveria definitivamente, mais não será feito porque é bem mais caro, seria um elevado um túnel e a rotatória”

“Esse novo retorno da forquilha está com o mesmo mal cheiro do VLT de Castelo”

Volto agora…

Pois bem, um ano depois, as intervenções estão já quase concluídas – contrariando quem achou tratar-se de obra eleitoreira – e deram maior fluidez ao trânsito, contra os prognósticos dos “engenheiros de tráfego de ocasião”.

O vídeo abaixo é um tapa na cara dos pessimistas de plantão.

Veja:

 

E digo mais: isso também ocorrerá nas avenidas dos Holandeses e Litorânea, após a conclusão do projeto de implantação de mão única nas duas vias.

Mesmo que os “engenheiros de tráfego de ocasião” digam que não…

73 ideias sobre “Retorno da Forquilha cala a boca dos engenheiros de tráfego de ocasião

    • [email protected] em disse:

      Dizer que está uma maravilha é não saber o real sentido dessa palavra.
      Comparando com outras cidades do Brasil é um retorno muito do mequetrefe.
      Jamais devemos nos contentar com tãopouco visto pelos impostos tão altos que pagamos.

      • O Povo de SL já ta tão acostumado com pouco que qq coisinha vira um “obrão”. Essa é sem dúvida a maior obra de Edivaldo nesse 2017, assim como a Pai Inácio foi no ano passado. Se vcs acham isso um máximo, então aplaudam o prefeito de pé!!!

  1. Calma preto… ainda não foi testada… no pique.. isso ai deve ter sido gravado sabado ou domingo de manhã segura mais uma semana e todo mundo saber que ja foi liberado o acesso… porque ainda tão indo la em cima ma cohab e voltando!!! Segura a onda ainda…

  2. Concordo que melhorou um pouco, mas não resolve o problema, porque encheram de semáforos, e onde tem semáforos é logico que o trânsito para. O correto é construção de elevados e túneis, mas a administração atual municipal e estadual têm pavor em construir elevados para não dizer que estão copiando de Roseana Sarney. Aquela rotatória do aeroporto aconteceu a mesma coisa, trocaram seis por meia dúzia. Portanto confirmo tudo que disse antes dessa obra ficar pronta.

    • O tráfego na região da forquilha e do aeroporto melhorou sim amigo. Passo nos dois locais todos os dias há anos e os engarrafamentos eram bem maiores antes das alterações.

    • moro nessa regiao e obviamente passo por ali todos os dias e te falo que melhorou e muito
      os semaforos estao todos sincronizados p abri juntos principalmente o guajajaras-maternidade
      e outra: elevado e viaduto custa 5x mais e tambem nao resolve p.nenhuma, a exemplo dos elefantes brancos da cohab e cohama
      penso que essa mesma obra da forquilha no lugar desses resolveria
      abraço

      • Aquela desgraça na COHAMA não é viaduto.
        Não tem alças de acesso porque não quiseram pagar as indenizações para o posto de gasolina, FIEMA, Lusitana, Telemar/Oi e aquele maldito terreno baldio ao lado do colégio Adventista.
        Quem defende aquela porcaria deveria ser processado junto com quem fez e quem mandou fazer aquela aberração.
        Querem sumir com os semáforos? Briguem para a prefeitura e Estado firmarem parcerias com as empresas privadas para construção de passarelas, mas do jeito que maranhense é porco e preguiçoso, logo virariam elefantes brancos por falta de uso e excesso de mortes nas proximidades.

  3. Gilberto, na verdade foi só uma transferência do problema pra outros lugares.
    Vá amanhã às 17:00 horas até o Parque Universitário. Para quem vem do Centro pelo Anil hoje fica sem opção pra ir pro Cohatrac.

  4. E Obra da Prefeitura ou do Hoverno do Estafo? O dinheiro saiu do cofre do Município ou do Governo do Estado? Eu queria ver era As obras da Prefeitura somente com recursos da mesma como foi no governo Castelo, que apensar de não ter recebido dinheiro do Estado ou Federal e só com um mandato ainda fez mais que Edvaldo.

  5. Talvez os engenheiros da plantão, sejam aqueles que passam todos os dias por ali, e inclusive, já descobriram que tem que andar um km a mais para fazer um retorno.
    Coisas dos engenheiros de tráfego que não saem das mesas e acham que sabem tudo.
    Sugira a eles que façam os mesmos trajetos que todos fazia antes, usando o carro e a gasolina deles, não a do estado.
    Talvez eles descubram “in loco”, que deveriam ter saído das mesas entes de fazer as merdas que fazem no trânsito.
    Aproveitando essa reportagem “parcial”, apontem uma modificação feita no trânsito que tenha reduzido o consumo de gasolina dos usuários.
    E não se preocupe em procurar, você não vai encontrar mesmo.

    • Eu moro na estrada de Riabamr e demorava 30 min só pra fazer o retorno na forquilhinha e ir pro Maiobão, com a intervenção feita dentro dos bairros por causa da inexistência da rotatório, faço o mesmo retorno em 5 a 10 min mesmo em horários de pico. Sou morador da área, uso todos os dias e não tenho o que reclamar!

  6. Parabéns mas não fez mais que a obrigação como administrador da cidade que continue trabalhando, principalmente para melhorar a infraestrutura de nossas vias que estao horríveis

  7. Você mora aonde pra saber se essa bosta de obra deu certo ? Concerteza não é pro lado daqui. Essa obra foi a maior enrolação que vi na vida.

  8. Hoje mesmo estava comentando as intervenções feitas, pela prefeitura, no trânsito de Sluis, ressaltando a da forquilha e a q vai pro anjo da guarda. Apesar de náo concordar com a qualidade do asfalto empregado, as intervenções foram excelentes. Só gostaria q o prefeito olhasse mais pelas ruas da cidade operaria, apesar de náo morar la, pois estão intransitáveis.

  9. Volto a duas sugestão que já fiz, sem sucesso.
    1 – Limitar o tamanho dos caminhões que podem transitar pela cidade. A criação de uma área nas proximidades do Distrito Industrial possibilitaria a distribuição de carga e assim os caminhões de médio porte evitariam tanto prejudicar o transito em si quanto o calçamento;
    2 – A utilização efetiva de Agentes de Transito, que, em intencionados e responsavelmente treinados, dariam continuidade às providências matérias em andamento.
    Ninguém se iluda, pois o nossos problema é sim de traçado,mas é de elevada importância a FALTA DE EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO em nossa Capital.

    • Acho que limitar o tamanho dos caminhoes nao muda muita coisa, pois pulverizaria a carga, por ex de uma carreta bi trem em 10 caminhoes 3/4. Talvez o horario em que poderia trafegar

  10. Não estão fazendo nada mais que a obrigação. Ainda tem muita coisa pra consertar. Faixa de pedestre em lugar errado na cidade. Buraqueira pra tudo quando é lado. E eu sou apolítico.
    A cidade tem quase a mesma idade do descobrimento do país, paciência, já era pra ter sido feito a muito tempo. Nota 5 por enquanto.

  11. Seu blog só pode ser mantido pelola prefeitura. Pois isso não é o que ele prometeu. Essa obra é um desvio de dinheiro público pois tenho certeza que essa obra n custou R$ 8,5 ? ????.

  12. Meu caro Gilberto, não seja apressadinho…. Disseram a mesma coisa sob a intervenção no anel viário/aterro do bacanga/av dos portugueses… A intervenção na forquilha, Forquilhinha, estrada da Maioba, estrada de Ribamar… Não se sustenta até a próxima eleição… Não sou engenheiro de tráfego, mas diferente de você guio meu carro pela aquela área diariamente.# Falei

  13. Ele foi reeleito para isso, não é favor, é obrigação, pelos bilhões de recursos que a prefeitura recebe era para a pavimentação das ruas está excelente também, se todos os serviços fossem bem feito, com compactação, retirada de raízes que vem na piçarra, etc, os serviços durariam vários anos e não seis meses. Sei que todos os prefeitos antes dele também foram incompetentes.

  14. Esse retorno ta uma bosta, ele tirou um engarrafamento de um lado e jogou no outro, sem falar no retorno p quem vem pro Maiobao e áreas vizinhas.. q botaram o retorno quase em Bacabeira. Exclui mais o Maiobao. O q ficou bom p vc p gente é so raiva.

  15. Bom dia Gilberto,

    gostaria que vossa excelência gravasse um vídeo no horário de pico (inicio da manhã e final da tarde), para então chegar a tal conclusão. Antes de filmar é necessário verificar qual dia tem o maior numero de veículos passando nos horários.

    Agradeço desde já.

  16. Deveriam ter filmado os entornos dessa obra, uma bagunça, por exemplo que vem do anil e tem que ir pra Cohab agora vai ter que ir no João de Deus, deveriam ter filmado como tá a confusão lá, quem vem do pop center e quer ir pro Maiobão fica da mesma forma tendo que ir no retorno do João de Deus, quem vem do maiobao pra ir pra guajararas tem que entrar numa confusão aqui em frente o pop center pra poder retornar. Apenas empurraram com a barriga, descentralizaram os engarrafamentos apenas. O roteiro é o mesmo, gastam muito, obra de péssima qualidade, até mesmo o asfalto colocado nem é digno de ser chamado de asfalto. Sou morador do cohatrac, todo dia passo lá e tenho certeza que esse vídeo não foi feito em horário de tráfego intenso. Perdoem-me mas ainda não vi esse benefício. E outra, pior é que nem os próprios motoristas sabem direito como devem proceder ali, a prefeitura se quer divulga as “mudanças”.

  17. 1- Faz o vídeo saindo do Maiobao – sentido forquilha.
    2- Outro vídeo saindo da Forquilha – sentido São Cristóvão.
    Aconselho que seja por volta de 07 da manhã.
    Aí sim será um tapa “nos engenheiros de tráfego” de plantões.

    Grato!!!

  18. Gilberto Leda, vc mora no Maiobão?
    Se não, venha fazer esse percurso indo e voltando e depois faça uma matéria com o parecer real da obra e cite os pontos negativos e positivos. Aí vc terá uma real avaliação das mudanças feitas no retorno da Furquilha.

  19. Filmar num domingo bem cedo nada prova a eficiência de algo q foi inaugurado neste dia. Tenta ser um pouco imparcial e filma na hora do rush e depois a gente comenta.

  20. Resolveram esse ponto, porém quando você faz uma obra pontual, vc empurra todo esse fluxo pra estrangular em outro ponto, nesse caso ele estrangula em frente ao pop Center, local onde a via sai de 3 mãos e afunila pra 2 mãos. Nesse ponto não tem engarrafamento, agora filme entre o pop Center e o terminal dq cohab.
    Dois pontos onde a via d 3 mãos redução, pra 2.

  21. Infelizmente vão continuar ludibriando a população com obra que ora é do governo, ora é da prefeitura. Em são luís ninquem sabe quem é o pai da criança , se observarem as placas da propalada parceria se verificará que nem tem um centavo da prefeitura , os recursos são do tesouro estadual. Não tem nada da prefeitura nessa obra que não seja a sinalização , coisa banal mas vendida como mais uma obra de edi-h. São luis esteve quatro anos sem prefeito e vai continuar por mais quatro anos sendo enrolado como foi na última campanha. É tão real a incompetência da prefeitura que sequer tem condições de tapar os buracos da cidade que assolam as nossas ruas e avenidas. Tá na hora de lançar esse parceria com estado para ver se assim esses buracos são tapados, esperar pela prefeitura já desistir a muito tempo.

  22. Quando tá péssimo:”deviam ao menos tapar os buracos” , “não fazem nada pra melhorar” etc…
    Quando melhora,é muito: “vc tá ganhando quanto pra elogiar?” “Só pode trabalhar pra governo ou prefeitura”, temos que andar 1 km pra fazer retorno”,”Melhorou mas não resolveu”,não fizeram mais q a obrigação” etc
    Ai ai difícil hein…. Prefere ficar 2h num engarrafamento ,q andar 1 km pra fazer retorno???
    Parabéns ao prefeito e ao governador,passo lá a qualquer hora nem se compara com aquele inferno que era!!

  23. Enquanto vcs ensarem como cidadezinha​, vai continuar sendo. O fluxo precisa ser contínuo.
    Vcs nunca viajaram não? Estudaram para que?
    Expressas já!
    Quem sai da periferia para chegar ao centro deve gostar 2h.

  24. Grande mer… Trocou-se uma rotatória por um cruzamento. E ainda tem gente que pensa que o montante de verba pública aplicado foi pouco! #cadeoprefeitoqueestavaaquinaselecoes

  25. Por isso Maranhão não vai pra frente, povo se contenta com muito pouco. E sim os Engenheiros de tráfego de ocasião estão certo sim, pois no momento pode ter resolvido, mais devemos pensar no futuro, pois a tendência da movimentação de carros é só aumentar, blogueiro babão não sabe de nada e fica postando besteiras. Sem falar no valor dessa obra, que absurdo. Merecíamos um elevado sim!

      • Na hora de pico!
        Ou tem que desenhar.
        Melhorar até melhorou, pena que seja paliativo. O correto era um elevado como o da cohama. Cohab nao resolveu pq faltou a alça da rei de frança sentido anil. Quanto ao da cohama, imaginem aquela area com uma obrinha dessas? É por isso que Roseana vencerá no primeiro turno, mesmo contra minha vontadade

        • Elevado da cohama?
          Ahh meu amigo me compre um pução de bode!
          Tu vive em são luís?
          Aquilo é um elefante branco igual o da cohab
          Moro na regiao da forquilha e digo q com essa obra relativamente simples melhorou e muito. pq resolver nem as modernas auto estradas de Los Angeles resolve.
          Essa mesma “obrinha” seria muito melhor no lugar daquelas duas porcarias e gastando bem menos.

  26. Só vai dá pra saber se melhor ou não quando a obra tiver concluída. Eu tenho o mesmo pensamento dos engenheiros de platão. O espaço é o mesmo para o mesmo volume de tráfego. Não foi criada via alternativa. O problema da cidade toda é a falta de opções. Se sair das principais avenidas, o que resta são caminhos esburacados. São Luís vai custar eleger um prefeito que saiba trabalhar. Tudo o que se faz é de péssima qualidade. Em se falando de retorno da Forquilha, vamos ver o que vai acontecer no retorno em frente a Duvel. Aí vai ficar fácil entender o que os engenheiros de plantão disseram.

  27. Só há uma solução para o trânsito de São Luis, a abertura de novas vias. Tira retorno, põe semáforo, mexe aqui, vira de cá, coloca pra lá, tudo isso é paliativo. Só joga o problema mais pra frente ou mais para trás. Enquanto nosso governantes não pensarem dessa forma o problema só piorará.

  28. Você foi infeliz na análise Leda. Acho que os engenheiros de ocasião estão corretos, passo ocasionalmente pelo local e não vi melhora significativa e os retornos ficaram na pqp e bastante engarrafados. Ainda não consegui enxergar a finalidade desse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *