“Só Flavio Dino tem algo a perder se Roseana for candidata”, diz Joaquim Haickel

O fator Roseana

Por Joaquim Haickel

Um ex-prefeito, intimamente ligado ao governador Flávio Dino, ao encontrar-se comigo no restaurante preferido dos políticos, em São Luís, colocou a mão no meu ombro, puxou-me para o lado, afastando-me dos demais, e me perguntou meio que sorrateiramente se eu acredito que Roseana será candidata a governadora do Maranhão na eleição de 2018.
Vi em seus olhos a chama de uma curiosidade honesta. Curiosidade que se justifica plenamente, uma vez que informação é um capital importantíssimo, ainda mais em tempos toscos como esses pelos quais estamos passando.

O erro dele foi imaginar que eu pudesse realmente saber a verdadeira intenção de Roseana no que diz respeito a seu destino político e eleitoral. Ele, bem como outros, nem imaginam que eu devo ser a pessoa menos qualificada para prestar um depoimento confiável, pelo menos do ponto de vista da pessoa em questão. Eu só sei o que eu faria no lugar dela!

O motivo daquela pergunta se deve ao fato de que o quadro político-eleitoral maranhense será um com Roseana disputando a eleição e outro completamente diferente sem ela na disputa. Todo mundo sabe, inclusive os correligionários de Flávio Dino, que caso Roseana seja candidata, muita gente ficará com os “passes” supervalorizados!

Acredito que faz muito tempo que Roseana não se sente tão feliz! Na verdade não lembro quando ela tenha sido assim tão paparicada por políticos e pelo povo em geral, exatamente para ser candidata!

Lembro-me de alguns momentos de gloria pelos quais ela passou: Quando seu pai era presidente da República; Quando ela encabeçava um grupo de deputados favoráveis ao impeachment de Collor; durante seu primeiro mandato como governadora; e quando, mesmo doente, venceu uma eleição sem sair da cama do hospital.

Fora esses momentos, apenas este agora, quando ela é conclamada a ser candidata ao governo do Maranhão, como sendo a única pessoa capaz de enfrentar Flávio Dino com chance de vencer, pode ser inscrito em sua biografia como momentos de verdadeira felicidade e grande contentamento.

Apenas em horas como estas é que o político se sente realmente realizado. Quando seus correligionários imploram para que ele entre numa disputa, quando o povo diz que ele é a única opção a se contrapor ao status quo, quando até seus ocasionais adversários gostariam que ele se candidatasse, pois assim eles seriam mais valorizados pelo poder dominante.

É!… Tenho certeza que Roseana está muito feliz com todas essas manifestações de apoio e solidariedade, e com a grande quantidade de apelos que ela tem recebido para se candidatar ao governo em 2018.

É aí que começo a pensar e me pergunto. Por que será que Roseana não foi candidata a senadora em 2014? Se tivesse sido teria ganhado, mesmo que com certa dificuldade. Seria a primeira vez no Maranhão que uma chapa majoritária elegeria o governador e a outra o senador. Teria feito história e teria estabelecido claramente que aquele pleito não foi hegemônico.

Se ela se afastou da política eleitoral em 2014, quando todos precisavam tanto dela, por que voltar agora, em uma situação desfavorável? Parece incoerente!…
Talvez o meu raciocínio extremamente pragmático não consiga ver o que há por trás de toda essa história. Talvez eu entenda menos de política que eu e algumas pessoas imaginamos. Ou talvez eu esteja certo e Roseana realmente não será candidata a governadora.

Caso realmente ela não venha a ser candidata, o pleito será gélido, a vitória do atual governador será certa, os correligionários dele valerão menos que seus opositores, exatamente como ocorria quando o grupo Sarney mandava no Maranhão.
Caso ela seja candidata o cenário ficará bastante movimentado. O seu grupo poderá garantir a eleição de um senador, suas bancadas estadual e federal se fortalecerão para a disputa e até os adversários de seus aliados, nos municípios, ficarão mais valorizados pelo atual governo, que como os governos de antes, relega os políticos a um terceiro plano.

Só Flavio Dino tem algo a perder se Roseana for candidata ao governo em 2018.


30 ideias sobre ““Só Flavio Dino tem algo a perder se Roseana for candidata”, diz Joaquim Haickel

    • Pior que: lobão foi o único que encontraram para por contra Flavio Dino, por isso ele ganhou. Agora quem além de roseana poderia concorrer. Flavio nunca mais, Roseana vai mentir de qual jeito”vai falar o mesmo que Dino (eu sou o governo da mudança). Espero que Flavio não ganhe mais é p nada. Piadista com a justiça federal péssimo sujeito

  1. Cada povo tem o governo que merece. A “obra ” dos (des)governos de Roseana foi deixar o povo sem educação para que continuassem a votar e eleger os membros da quadrilha comandada pelo decrépito oligarca. “Dê ao povo vinho e circo, e acharão o governo maravilhoso” . Tenho pena dos apedeutas que acham glorioso o período de trevas do Maranhão governado pelos ungidos de Sarney. Não sou partidário de Flávio Dino e tenho ojeriza aos Sarney’s / Lobão’s. O povo desse sofrido Maranhão tem que se livrar dessas velhas figuras que nunca fizeram nada pelo Estado. Chega de repetir velhos erros. Dêem uma basta em longínquas carreiras políticas dos que só se fazem presentes nos anos eleitorais.

    • Augusto Ribeiro, você não está sendo honesto consigo mesmo. Seja sincero; você escreveu tudo ( e diga-se de passagem; , muito bem escrito) apenas porque não gosta de Roseana? Ela é sua adversária na política ? Só quem tem má vontade desconhece o muito que ela fez pelo Maranhão.

  2. ROSEANA NÃO QUER GASTAR DINHEIRO, SÓ PROMESSAS E PAPO IGUAL O LOBINHO, FLÁVIO DINO VAI COMPRAR TODOSSSS, VAI GANHAR ESSA FÁCIL, O POVO GOSTA DE REAL NA MÃO ANTES DE IR VOTAR.

  3. fui eleitora de Flavio Dino e digo que seu governo é tão ruim que fez como que a população de modo geral sentisse falta dos sarneys, Flávio Dino conseguiu destruir o pouco que já tínhamos e não avançou em quase nada, não é político, não tem o menor traquejo é tanto que a maioria de sem aliados não votam mais nele e pior é que não consegue ser técnico pois sua equipe é péssima resumindo-se tudo as vontades e estratégias do Márcio Jerry, que por sinal é péssimo articulador….
    Flávio Dino Nunca mais e esse sentimento não é só da classe política mais da maioria do povão……

  4. O que adianta tirar das mãos de uma oligarquia e colocar nas mãos de uma quadrilha ? Flavio Dino foi só ilusão, promessas de mudanças e página virada e até agora o que se sabe é só desvios de dinheiro. Com que dinheiro vão eleger o queridinho Marcio Jerry? Essa mudança só vai acontecer no Maranhão só daqui a três gerações quando os filhos e netos dos atuais políticos já tiverem ido desta pra outra.

  5. Gente, vcs gostam de chamar o povo do Maranhão de burro! pra que mais inteligente que Flavio dino.? Ele esta fazendo o que de bom para o povo maranhense.? quanto mais inteligente, pior o roubo!! pra falar a verdade nunca gostei de Sarneys! porem sao os únicos que fizeram algo. todos os outro pedem uma chance, o povo tentam, tentam ate conseguir , tirar os sarneys do poder. os cheios de promessas falsas chegam e fazem pior!!

  6. povo do maranhão não gosta de projeto, não valorizar agricultura familiar melhora do IDH, a educação,hospitais novos nas principais cidades, para participar disso tudo precisa de estudar ter uma formação, minima técnica não adianta só com a força física, Flavio dino quer ajudar mas precisa ter conhecimento. então vai ficar todo tempo dependendo de políticos que está a ir a 50 anos e nunca desenvolverão o maranhão, no grupo Sarney já teve do vereador até presidente da republicano perildo de 5 década então e da ir para panela.o povo do maranhão ainda anda nas lavoura de cana nus outros estados, mato grosso, goias,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *