Profissionais de enfermagem protocolam projeto da jornada de 24h em SLZ

Profissionais de enfermagem protocolaram na Câmara Municipal de São Luís projeto de lei que trata da regulamentação da jornada de trabalho de 24h semanais para todos os trabalhadores da área na rede municipal de saúde.

A proposta foi entregue por uma comitiva de cinco profissionais – Maria Celeste Santos, Kelly Pestana, Deusdede Fernandes, José Carlos Júnior, Fernanda Rocha – e recebida peo vereador Honorato Fernandes (PT).

“O projeto apresentado trata de questão que está diretamente relacionada com a eficiência da prestação de serviço de saúde pelo Município, tendo em vista que a categoria da enfermagem é de fundamental importância para que alcance os objetivos estabelecidos pela legislação, na execução dos serviços da área da saúde”, destaca Deusdede Fernandes.

Pela proposta, será legalizada a jornada semanal de 24hs semanais na rede municipal para o serviço de urgência e emergência e, segundo os seus autores, beneficiará inúmeros profissionais assim como os usuários dos serviços de saúde.

O exercício da enfermagem é regulamentado pela  Lei nº 7.498, de junho de 1986, sendo admitido o seu exercício apenas por pessoas legalmente habilitadas e investidas de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem da área em que exerce as atividades.

49 pensou em “Profissionais de enfermagem protocolam projeto da jornada de 24h em SLZ

  1. 24 horas semanais?
    Tenho uma pequena empresa de Engenharia, sou engenheiro diplomado e pós graduado em Massachusetts e TRABALHO mais de 50 horas por semana.
    O que os diferencia dos demais trabalhadores?

    • Bom dia, nós profissionais da Enfermagem trabalhamos com vidas, não podemos falhar! A maioria mulheres, com jornada de trabalho exaustivas ainda tendo que cuidar de nossas famílias.

      • O que diferencia? Infelizmente a ignorância de pessoas como vc! Somos mal remunerados, temos que trabalhar em mais de um emprego infelizmente pra podermos ter o mínimo pra um sustento digno e se você não sabe, trabalhamos com vidas, VIDAS MEU NOBRE e vem você falar uma asneira dessa? Faz um favor, daí desse ar condicionado e passa 1h do seu dia cuidando de alguém, em tudo que essa pessoa precise, desde alimentar essa pessoa até confortar ela no que diz respeito ao seu lado psicológico, aí vc me diz depois se é justo ou não nossa classe brIgor por uma jornada de.24hs! Passar bem!!!

      • Se for contar os tres vinculos que temos pra ter um da no minimo 90 horas semanais, fora as horas extras, com um piso salarial de 1. 700 reais, carga horaria extensa, salaria baixa. Dignidade ja enfermagem é um serviço essencial pra se manter vidas.

    • Salvamos a sua vida e da sua família, ou você acha interessante ser assistido por um profissional cansado, estressado, doente com síndrome de Bournout por exemplo, com sono… Não queira se comparar com alguém que você não conhece e que não entende as atribuições. A sua profissão é importante, então lute pelas melhorias dela.

    • Mais quem é dono tem que trabalhar mais que os funcionários, pois como já dizia minha mãe, o olho do dono é que engorda o gado. E amigo são profissões diferentes, imagina vc pegar um plantão de 12h, com intervalo de 1h pra almoço, em uma emergência de qualquer unidade de saúde, várias pessoas sendo atendidas, com doenças diferentes, outras chegando quase sem vida, olha a responsabilidade da equipe de enfermagem em atuar para que esse paciente não venha a óbito. Como tem o ditado, pimenta no olho dos outros, é refresco, só tenta analisar a vida desse pessoal, além de trabalhar em dois locais, pra ganhar um salário razoável.

    • Se vc fez” pós graduação em Massachusetts” e trabalha 50hs semanais deve ser mto bem remunerado por isso! E suponho q com esse seu currículo esplêndido, vc deva ser mto conceituado e valorizado pelo belo trabalho q vc exerce. Nós da enfermagem não temos pós em Massachusetts, nem somos donos de hospitais, prestamos serviços públicos e lidamos com vidas, vidas essas q significam mto e tem o direito a um bom atendimento. Não sei se vc conhece a realidade dos hospitais públicos, ou o q a enfermagem tem enfrentado esses anos todos para tentar manter a classe com no mínimo um salário digno. mais enfim…..msm com todos os problemas estamos ali ,todos os dias cuidando, nos desdobrando para prestar uma boa assistência. Cuide da sua empresa, dos seus profissionais. Creio q pela sua Caravan horária vc eh bem dedicado. Nós da enfermagem só estamos lutando pelos nossos direitos e melhorias para sociedade.

    • Vc fala isso senhor engenheiro, e porque vc nao tem que trabalhar em dois ou tres empregos para ganhar um misero salario de 1.500 reais em cada emprego. Um trabalhador cansado poe em risco a vida de vc e sua familia dentro de um hospital. Vc e sabedor que trabalhamos com vidas e nao podemos errar em hipotese alguma isso e imperdoavel perante a justica e sociedade que nos condena .mais vc seu engenheiro, na sua profisão se vc errar,vc pode concertar. E alem do mais vc so deve ganha mais de 25,000 reais por mes em cada obra. Faça a comparacao de salarios do enfermeiro que trabalha com vidas, e o engenheiro que trabalha com maquinas .por favor. Vc vai ver que a vida nao e valorizada. E sim as maquinas.

    • Com certeza durante as suas atividades laborais, seus clientes não morrem, vc não está exposto a vírus, bactérias ( inclusive as bactérias supereristente) passar a noite em claro tentando salvar vida, sem contar q vc não deve receber um salário de miséria ULISSES

    • Querido, você faz 50 hrs e os profissionais da enfermagem faz 60, 66, 90 horas semanais. Pois precisamos de 2 ou 3 empregos para termos o mínimo de dignidade. Passar bem.

    • Pois é,a diferença está no profissionalismo,em querermos oferecer um atendimento melhor ,a diferença estar que lidamos com vida que é o maior bem do ser humano ,pode ser graduado ,pós-graduado,mestrado,doudorado…mais uma coisa é certa todos vão morrer e querem ao maximo evitar que esse dia chegue,para isso procuram os hospitais, e quem esta lá? Nós profissionais de enfermagem ,mesmo desvalorizado prontos para cuidar de você,em um leito de hospital ,você é apenas um paciente necesitando de cuidados.

    • Um trabalho com gente. Gente num momento de fragilidade, física e psíquica o que coloca o trabalhador sob riscos físicos,biológicos, químicos e ergonômicos. Além da sobrecarga emocional.

    • O que diferencia?
      É que além de cuidar de pacientes ignorantes que chegam morrendo de dor, reclamanda da demora, das condições físicas de um hospital, e colocando isso tudo em nossa culpa. Cuidar de vidas , não é esta sentado em uma empresa, é ação , é rapidez, é abrir mão de você mesmo para cuidar do proximo. Talvez agora você nao entenda, mas na hora que chagar num hospital e um profissional da saúde passar mas de 24 hrs de plantão para ganhar nem a metade que vc ganha, e o profissional exausto de tanto andar, correr, se estressar para melhorar a sua saúde, ou de qualquer pessoa e ele nao te tratar bem. Não reclame isso aconteceu por que individuos como você nao sabe valorizar pessoas como nós. Que muitos além de filhos, pai de família , mãe de família, tem que ser anjos na vida de pacientea.

    • Bom dia!
      Como todos os profissionais só queremos receber pelo nosso trabalho, na maioria das vezes possuímos duplo ou triplo vínculo de trabalho para atender o mínimo referente às necessidades humanas básicas.

    • Nao meu caro, com certeza você sera melhor atendido quando precisar e seguramente vai precisar…

    • Tenho certeza que isso não é o propósito, caro Milton. Você deveria ter pelo menos o mínimo de conhecimento sobre a importância da enfermagem em um estabelecimento de saúde. Este, por sua vez não funciona sem esses profissionais.
      Espero que você nunca adoeça, pois se você deseja que apenas recebemos o salário, caso você precise não terá ninguém para atendê-lo….
      Sou técnico de enfermagem e enfermeiro.

    • Vc fala isso porque nao conhece nossa profissao,nossa carga horaria exaustiva,trabalhando em dois ou mais empregos para poder dar uma vida mais confortavel para nossa familia vestirse,comer,pagar nossas contas etc.. trabalhamos com vidas que e a coisa mais importante que o ser humano tem por isso nao podemos errar em nada, o trabalhador cansado poes em risco a sua vida e a vida das pessoas que ele cuida inclusive de vc e sua familia . Com esse misero salario de 1.500,00 que ganhamos da mau para pagar nossas comtas.

    • Discordo do seu comentário, pois nós da enfermagem trabalhamos com vidas e temos várias responsabilidades para prestarmos um atendimento com qualidade… fora o excesso de trabalho que temos e tentamos faze o melhor pelo paciente. Se os médicos trabalham 20h/ semanais, pq a enfermagem não pode? Sendo que somos todos da área de saúde?

    • Ninguém que receber sem trabalhar, queremos o direito de uma carga horária decente. Vc por acaso já trabalhou 12hs sem poder repousar pq o paciente está muito grave e quando chegar em casa ter q lavar,cozinhar,ensinar o dever de casa do seu filho,leva-lo à escola e etc?……Trabalhamos com vidas e um erro pode ser fatal.

  2. O que diriam de nós se fizéssemos a mesma reivindicação das 24 hs semanais???? Daqui a pouco esses profissionais de enfermagem querem só receber o salário.

    • Vc paga milhões para um politico trabalhar com uma carga horário bem menor do que essa, ter direito às férias, recessos, feriados,roupas,plano de saúde,passagens de avião,segurança,comida,bebida e ainda te rouba no pouco do que tu tens direito. Acorda meu jovem, precisamos nos unir para mudamos nossas condições de trabalho.

  3. Putz, 24hs semanais? Olha, não vai passar por que é ridícula a proposta, só isso. Essa de que a maioria dos profissionais são mulheres e têm que cuidar de suas famílias não é argumento jurídico. Só faltava essa.

    • Boa noite!
      Os profissionais estão no direito de lutar por sua profissão, e quanto ao argumento jurídico cabe aos advogados responsáveis por assessorar o PL.

    • Ja ouviu falar de gestão de políticas publicas de minorias com o enfrentamento das desigualdades? Pois é uma das sugestões seria a implantaçao de politicas que corrigissem essa desigualdade, dupla jornada feminina ou tripla no caso da enfermagem e de outras profissoes ue te possobilitem acumular

    • Ridículo será você chegar e nao encontra profissionais num hospital para te atender. Por nao ter melhoria na sua classe, por nao ter um salário digno a seu favor. Por que além de ser uma área escassa, será mas escassa ainda se pessoas ignorantes como vocês acharam que só queremos ganhar dinheiro, queremos e melhoria, qualidade de vida, e reconhecimento pelo o que somos e o que fazemos. A qualidade de vida de um tecnico esta cada vez pior, índice de mortalidade aumentando. E ignorantes acham que e muito. Por isso que este país esta assim. E todos botam culpa em politicos , aonde a culpa é de todos… Principalmente dos que nao são politicos, porque ao pensam em si agindo por interesse próprio.

  4. Valorização da Enfermagem é isso, buscar melhores jornadas de trabalho para oferecer uma assistência digna e segura, pois além de lutar por nossa profissão a luta é pela sociedade que merece um bom atendimento.
    #Ficadica

  5. Parabéns a vocês que lutam de forma ética e responsável pela Enfermagem Maranhense.
    #EnfermagemEmpoderada

  6. 24 horas semanais seria uma forma excelente de trabalho, mas essas mesmas 24 horas que se fala na pratica não existe nunca vai existir. Sabe por que? Porque um profissional da área da saúde que muita das vezes fazem 36 horas não ganham nem um salário minimo. E isso sim é RIDÍCULO. Trabalhamos muitas das vezes sem apoio nenhum, com chefes nos coagindo de forma que só temos que baixar a cabeça com medo de perder esse pouco e suado dinheiro. Então, só se pede reajuste nas horas para podermos term mais de um emprego e ter assim uma renda até melhor.
    RIDÍCULO ainda é deixarmos nossos familiares nas datas comemorativas ( aniversários, natal, ano novo, nascimento de um filho, morte de alguém querido…) para cuidarmos da vida de vocês que acham nossa luta ridícula. Ridículo seria se ficássemos de braços cruzados, mas isso não acontece. Até pra fazermos greves ficamos com medo. Talvez por isso a enfermagem nunca ganha o que reivindica.

  7. Nós queremos mais dignidade, pois com salários tão baixos, nos geralmente temos outro vínculo , para poder assim garantir o sustento da nossa família… 24 horas Já!

  8. O que eu mais acho engraçado é que certos profissionais se manifestam contra nossa luta, querendo igualar seu trabalho q é com materiais, com o nosso q é cuidar de vidas com um salário abaixo do merecido, tendo nós, que adquirir um segundo emprego, tendo escalas nas quais não temos feriados, dias santos ou natal em famílias, enquanto q muitos não trabalham nesses dias, se vcs não podem ser a favor da enfermagem, calem a boca, e quando precisar de nossos atendimentos, não reclamem

  9. Vamos a luta, pois nós q trabalhamos nas urgência e emergência as vezes não temos tempo nem pra tomar uma água

  10. É fácil criticar quando não se conhece a realidade. Ambiente insalubre, falta de condições mínimas de trabalho, jornadas de trabalho exaustivas, agressões verbais e físicas são alguns exemplos que esses profissionais estão sujeitos diariamente

  11. A classe da enfermagem merece, pois se dedicam muito, e é uma profissão exaustiva e mal remunerada, expostos a doenças e contaminações!

  12. É isso aí ?????!!
    Trabalhamos c vidas, temos todo o direito de lutar por melhorias na nossa profissão!!
    E quem sabe a realidade de trabalhar em um hospital e o q é a assistência de enfermagem, com toda ctz vai apoiar essa causa.

    • Queremos sim as 24hs e cremos que iremos conseguir pq todos nós nos esforçamos para passar em um concurso público, seletivos, muitos são apenas contratados que precisam de mais de 1 emprego para garantir melhores salários para poder dar um sustento digno para nossas famílias. E como muitos aqui ja falaram, nós abrimos mão da nossa própria vida para cuidar da vida de outros nos expondo a todos os tipos de riscos.
      Vc que não apoia nossa causa, não atrapalhe.

  13. Parabéns para vcs profissionais da Enfermagem que não desistem da profissão e continuam na luta por dias melhores, por os autos níveis de insanidade e periculosidade a cada dia comprometem a vida de quem trabalha na área da saúde. ??????

  14. Parabéns vereador Honorato por defender a sociedade, é a vida e a saúde das pessoas que está em jogo.

  15. 24h semanais já!! A população merece funcionarios mais eficientes que tenham qualidade no trabalho e possam atender suas necessidades. As horas dedicadas aos nossos pacientes nao equivalem ao salario que recebemos se fosse assim nao sairíamos de casa, temos amor pela enfermagem e amor as vidas que ajudamos no decorrer de nossa profissao.

  16. A enfermagem é uma Categoria que permanece 24 hrs com o Paciente não queremos deixar de trabalhar mais ter qualidade de vida, tenho certeza se ganhássemos uma remuneração com mais valorização não estávamos com essa solicitação. A enfermagem merece e não nos cansaremos de reivindicar e lutar até conseguir qualidade de vida e valorização dessa profissão.

  17. É isso aí, precisamos lutar por melhoria da nossa classe em todos os aspectos, A jornada de 24 horas semanais é necessária e importante !

  18. Parabéns aos profissionais de enfermagem que lutam por condições de trabalho dignas e merecidas. Não desistam. #EnfermagemEmpoderada

  19. Sabe o engraçado é que quando um profissional de saúde erra com um paciente a sociedade inteira julga, o erro de um profissional de saúde não pode ser apagado. Se vc acha q é muito privilégio te convido a nos acompanhar durante 12 horas de serviço, no meio de uma emergência super lotada, mas parecendo um campo de guerra, e ainda por cima sem material pra trabalhar. Aí sim podemos conversar.

  20. A Enfermagem além das 24hs teria que ser bem paga. Uma profissão de tanta dedicação e pouca valorização.

  21. Não stao fazendo mais que o dever deles, nossa categoria é muito desvalorizada!

  22. Bom dia..
    A classe da enfermagem está querendo o que a anos poderia ja ter conseguido se a classe política investisse em politicas públicas.O que queremos é possível sim, pois beneficia a categoria e toda a sociedade. Queremos assistir toda a população ludovicence com qualidade na assistência e isso so será possível com mudanças positivas .Essa é a hora da mudança 24h já.

Os comentários estão fechados.