Jardim de Toscana: Cyrela deve pagar mudança e aluguel de moradores

A construtora Cyrela deve garantir, em até cinco dias, a mudança e o pagamento de aluguel a todos os moradores do condomínio Jardim de Toscana, em São Luís.

O residencial foi interditado hoje (27) pelo Corpo de Bombeiros e o prazo de cinco dias é o mesmo dado pelas autoridades para que suas seis torres seja desocupadas.

A determinação para que a construtora pague pelos prejuízos financeiros da mudança é do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA).

A interdição do condomínio ocorreu após um pedido do Ministério Público. Já foram feitas oito vistorias no local e, mesmo assim, a construtora não conseguiu cumprir com as exigências de segurança.

“Os prazos não foram cumpridos pela construtora e agora há um risco e os moradores relatam que há um cheiro de gás muito forte. Então há um risco de explosão, isso é obvio! Então no caso a gente vai aguardar os bombeiros e os bombeiros vão dizer o que vão fazer. Interditar e se necessário evacuar a área”, afirmou a promotora Lítia Cavalcanti, em entrevista ao G1 Maranhão.

Em uma das torres, o acesso a uma das áreas comuns foi interditado porque pastilhas começaram a se soltar do revestimento na fachada, o que proporciona risco de acidente. A piscina está interditada há um ano.

Lâmpadas de iluminação subterrânea encharcadas, algumas já estouradas. Além disso, a tubulação da rede elétrica, que, pelas normas técnicas, deveria a passar a uma profundidade de 60 centímetros, parece brotar no gramado.

O condomínio tem seis torres, com 288 apartamentos, onde moram mais de mil pessoas. Cada unidade custou, em média, R$ 420 mil.

Em três anos, o Corpo de Bombeiros realizou oito vistorias, a última feita em abril deste ano. Todas as irregularidades estão reunidas em um relatório extenso, assim como o parecer técnico para cada setor do empreendimento, como problemas elétricos e hidráulicos.

Na noite desta terça-feira os moradores reuniram-se em assembleia e decidiram realizar uma manifestação, amanhã (28), em frente à Prefeitura de São Luís.

Outro lado

Veja a nota da Cyrela sobre o caso.

“A Cyrela não foi intimada de nenhum requerimento judicial formulado pelo Ministério Público para a interdição do Jardim de Toscana. A Empresa nunca se recusou a efetuar as melhorias indicadas pelas Autoridades competentes. Estamos atendendo todas as exigências que foram sendo formuladas ao longo do tempo pelo Corpo de Bombeiros do Estado”

(Com informações do G1 Maranhão)

17 pensou em “Jardim de Toscana: Cyrela deve pagar mudança e aluguel de moradores

  1. Manifestação na frente da prefeitura?
    A obra e da Coréia, não tem nada a ver com a prefeitura isso, se por algum motivo os projetos não foram executados da forma que deveriam isso não é culpa da prefeitura…

    • Tem sim! Como que a prefeitura emite um habite-se para um empreendimento nestas condições? Com instalações de gas inadequadas, sem abastecimento de água e com problemas de instalações contra incendio? Irresponsaveis

  2. Não existe nada demais além de problemas comuns a uma obra de engenharia, oque esse povo espertalhão quer é ganhar algum dinheiro da CYRELA, e para isso usam o louco do PROCON que sempre entra nas confusões com objetivo de aparecer.

    • Infelizmente como não se sabe um terço do que se acontece realmente, as pessoas abrem a boca e falam o que você diz, se você morasse lá ia saber o que os moradores estão passando. Você ter filhos e saber que estão em risco, sabe o que é fatores de risco de vida e não problemas de engenharia, é rede elétrica junto com gás e água, você tem noção disso, ninguém tem o intuito de receber dinheiro de construtora e sim ter o direto de morar em algo que compramos com segurança, ter a certeza que meus filhos ao banhar na piscina não vão sofrer descarga elétrica, ao brincar no parquinho não vão sofrer nem um acidente com choques e pastilhas caindo em sua cabeça, está em casa e com medo de fazer um obra ou até mesmo furar a parede por que tem o risco de explodir tudo com todos dentro, eu não comprei um imóvel caro para ganhar dinheiro de construtora com problemas apresentados e sim pra morar e ser feliz com minha família.

  3. O. MEU CONDOMINIO CONVIVEMOS PIOR RACHADURA MURO CAIO BICHO COBRA JACARER PRIGUICA E OUTROS O RIO QUE PASSAR O CONDOMINIO ALAGA TUDO

  4. AMIGOS EXISTE O MESMO PROBLEMA NO CONDOMÍNIO VITORIA SÃO LUIS QUE FOI CONSTRUINDO PELA MESMA CYRELA MAIS NINGUÉM FALA E NEM FAZ NADA POR SER UM CONDOMÍNIO DE PESSOAS DE BAIXA RENDA , LA AINDA É PIOR POIS A CYRELA ENTREGOU OS APARTAMENTO TOTALMENTE FORA DO QUE ELE MOSTROU QUANDO VENDEU , VAMOS LA PROMOTORA LIDIA AJUDE O PESSOAL DO CONDOMÍNIO VITORIA TAMBÉM LA TAMBÉM MORA MUITA TRABALHADOR

    • Querida, ela só ajudou os moradores por que foram atrás, ninguém esperou eles baterem na porta. Para tudo isso acontecer corremos atrás, por que o direito só se alcança quando se busca por ele. A três anos corremos atrás de sanar os problemas do condomínio, pois aqui moram famílias e trabalhadores também, não querendo deixar de lado o seu problema, por que é direito de todos ter um lar digno e seguro.
      Então o último recurso que se teve foi acionar a mídia na tentativa de fazer a construtora Cyrela fazer os devidos reparos, pois há boatos que a mesma estaria saindo estado, por isso acionamos os órgãos públicos e a mídia, antes de acontecer alguma coisa grave.

  5. Nao entendi o que a prefeitura tem a ver com essa historia. Isso é problema todo da Construtora irresponsavel.

    • Para quem não entendeu o que a Prefeitura de São Luís tem a ver com isso e porque houve manifestação em frente ao órgão: quando uma construção é concluída, a Prefeitura expede um documento chamado “Habite-se” que declara que a obra está em perfeitas condições de uso/habitação, respeitando às regras de segurança para o tipo de uso a que se destina. Ora, se há tantos problemas no condomínio, como a Prefeitura expediu o “Habite-se”?

      • Se Edivaldo de Holanda não está cuidando nem dos buracos da cidade, vai cuidar de “Habite se” de um condomínio?????

        Votaram no “homi”

        • Pois é, mais isso não é questões de que votou ou não nele, ele é o administrador do município e é obrigação dele está atento a essas coisas.

  6. Sou proprietaria no vitoria sao luis empreendimento da cyrela e neste condominio passamos por problemas muitos piores , essa empresa fez de nossas vidas um inferno , espero q pague por todos os danos q causou a todos q prejudicou

  7. Moro em Porto Alegre. Quando começa o asfalto dá problema. a rua tem seu asfalto todo trocado. Não é feito esse serviço de tapa buraco. São Luís é uma das Cidades mais bonita do Brasil. O patrimônio histórico, lindo, não é conservado. Há buraco e muito no centro histórico. Na Rua Antonio Rayol, próximo a Rua Grande, há, inclusive, uma cratera. A Cidade se encontra muito suja. Não há lixeiras espalhadas e, quando for colocadas lixeiras em todo centro histórico, espera-se que um dia isto se torne realidade, é preciso conscientizar a população da sua importância. o Habite-se é de responsabilidade da Prefeitura, logo a Prefeirtura é também responsabilidade pela sofrimento desses moradores do residencial toscana. É muita pobreza pensar que uma pessoa que quem compra uma moradia, queira ter que evacuar de sua residência para receber miséria de indenização ou aluguel.

    • Pois é, quem não sabe o que acontece abre a boca e fala o que quer, sem ter a noção do que realmente acontece, pois não são eles que estão com suas vidas em risco e nem espero que passem por isso. Enfim, quero dizer que não devemos falar o que não se sabe, pois só sabe quem está passando pela situação.

Os comentários estão fechados.