Op. Draga: promotora esposa de diretor da Emap diz que licitação foi legal

A promotora Elizabeth Mendonça, esposa do diretor de engenharia da Emap, Eugênio Mendonça – alvo da Operação Draga, da Polícia Federal (saiba mais) – fez uma espécie de defesa da licitação da obra investigada pelos federais, realizada ainda no governo Roseana Sarney (PMDB).

Segundo a PF, as investigações da operação englobam suspeitas desde o processo licitatório e chegaram à fiscalização e execução de uma obra de dragagem dos piers 100 ao 104, no Porto do Itaqui (reveja).

Em entrevista ao Jornal Pequeno, Elizabeth Mendonça destacou que o contrato já foi “analisado pelo TCE, que entendeu pela legalidade da contratação respectiva”.

Ou seja: os procedimentos adotados na gestão anterior, segundo Mendonça, foram legais.

A promotora, que pareceu mais preocupada em defender o governo Flávio Dino (PCdoB), só não esclareceu a parte da fraude na execução e fiscalização da obra – que é justamente a acusação que recai sobre o marido dela.

Mas deveria esclarecer…

Porque legalidade de licitação e de contrato nunca impediu fraude em execução e fiscalização de obra.

Em tempo: para a promotora, antes de Flávio Dino “imperava” no Maranhão “um deserto de bons e honestos homens”.

29 pensou em “Op. Draga: promotora esposa de diretor da Emap diz que licitação foi legal

  1. Há muito que se fala que a Emap era um dos maiores ralos do governo de Flávio Dino. Presa fácil pela incompetência pra tudo dos seus dirigentes, a maioria “comunistas”, bastava seguir o dinheiro.

    Com referência a essa […] promotora de justiça de Ribamar, falam também que antes dela ir pra Ribamar esteve numa comarca onde ajuizou mais de 100 (cem), verdade: mais de CEM ações de improbidade contra um pobre ex-prefeito do Maranhão. Cruz credo! Tudo num mesmo modelo padrão de denúncia, inclusive com os mesmos erros gramaticais e inconsistências jurídicas.

    Vê-se o quão é importante a aprovação urgente no Congresso Nacional da necessária Lei de Abusos de Autoridades para coibir desatinos de autoridades quando investidas em seus cargos.

    • BEM FEITO POR ESSA EXPOSIÇÃO NEGATIVA!

      ESTOU É O JORNAL PEQUENO DÁ GUARIDA PRA ESSA DISTINTA..

      ESSA MULHER PERSEGUIU VÁRIOS JORNALISTAS E BLOGUEIROS QUE TRABALHARAM LEGALMENTE NAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE RIBAMAR. QUERIA QUE ELES DESSEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA ÀS GESTÕES DE LUÍS FERNANDO E GIL CUTRIM. SOB O ARGUMENTO DE “EMPREGO FANTASMA”.

      MERECE É SER REPRESENTADA NO CONSELHO NACIONAL DO MP.

      • Amigo, não é só perseguição a jornalistas e blogueiros, mas sobretudo também a radialistas, ex-prefeitos, prefeitos, secretários [diretores de engenharia], ex-secretários, fiscais, empresários, presidentes, ex-presidentes de comissões de licitações, membros de comissões de licitações…., com uma fúria sem precedentes. Agora vai sofrer revezes familiares, e o feitiço virou contra o feiticeiro!

  2. Gilberto, parece que essa promotora está confundindo as bolas. Não entendi: uma promotora interiorana do MP/MA que tem um marido implicadíssimo em investigações federias por desvios de dinheiro na execução contratual de uma obra. E que foi afastado de suas funções de diretor da EMAP por quem lhe contratou por suspeitas de sua atuação, segundo governistas há 90 dias. Defende em jornal com unhas e dentes uma licitação realizada pela EMAP em 2014, que está sendo objeto de investigação do MPF, CGU, TCU, defesa esta apenas porque a dita licitação recebeu aprovação do TCE/MA? Será que ela mesma não sabe que as decisões do TCE não são terminativas. Além do mais, trata-se de recursos federias!!!

    Será também que ela não sabia que o seu marido nomeado em janeiro de 2015 por Flávio Dino foi quem pagou indevidamente de milhões do Contrato que ela faz questão de convalidar, sem conhecer sequer o processo? Tudo bem, se o Contrato foi legal, o mesmo não daria liberdade pra quem quer que seja se locupletar!

  3. O governo que está aí é honesto, mas a exemplo do que ocorreu na pasta da saúde, a maioria das falcatruas preexistentes se perpetuarão,-´pois a maioria destes gestores são uns engomadinhos, filhos de papai, que não tem a malícia e perspicácia de quem lutou e subiu na vida pela luta. Eles não tem a esperteza de um ” Menino de bairro”, por isso não conversam com a arraia miúda dos órgãos, que poderiam lhe abrir os olhos, pois se acham os “iluminados” sabedores de tudo.

  4. A esposa desse agente público, membro do PCdoB, do improbo governo de Flávio Dino, a promotora de justiça Elisabete, no desespero, sem estar investida nas suas funções de fiscal da lei nos processos investigados pela Polícia Federal na EMAP, faz o seu “arrazoado” na imprensa na tentativa de inocentar o marido. Muito triste! Por ironia do destino, ela que se apresentava como uma defensora da probidade na Administração Pública.

    • Jornal Pequeno, marido do PCdoB e diretor da EMAP, administração superior do MPE toda simpática ao governo da mudança, será?

      • Acusou Deus e o mundo sem provas, com relatos falsos e mal redigidos, aumentava e mentia para fazer com que os juízes acatassem a denúncia dela. Está pagando com a mesma moeda. Olha pra dentro de casa primeiro. kkkk

        • Não é só isso, tem coisas piores. Quando alguém como membros da CPL e outros eram intimados a comparecer à promotoria de Ribamar para prestar esclarecimentos em razão dos inúmeros “Inquéritos” abertos por essa promotora e se dirigiam de boa-fé ao chamamento desacompanhados de seus advogados, […] Em tempo: tem gente aí que gravou todas essas ameaças para levar ao CNMP.

  5. Gilberto Léda:

    A promotora se manifestou ontem 13/7/2017 no Informe JP afirmando que o ex-Diretor de Engenharia da Emap, Eugênio Mendonça, seu marido, é “homem íntegro e sem qualquer mácula em sua reputação” [sic], mas esquece o que a imprensa toda do Maranhão já divulgou que ele em plena função de diretor da Emap, foi agraciado com os famigerados “Aluguéis Camaradas do Governo de Flávio Dino” em prédios de interesse da Funac ou da Febem, salvo engano! Portanto, uma patente ilegalidade e uma ofensa à Lei Estadual n.º 6107/1994, art. 210, inciso XX, (Estatuto do Servidor Público Estadual) que instituiu o regime jurídico do servidor estadual. E proíbe servidor de firmar contrato de qualquer espécie com o Estado do Maranhão ou suas entidades. Donde se depreende que o Dr. Eugênio agia, sim, em desacordo com a lei. Assim sendo, há indícios de práticas contumazes desse servidor anteriores ao já alcunhado pela imprensa de “Caso Emap” que a Polícia Federal vem investigando.

  6. O CALCANHAR DE AQUILES DO GOVERNO DE FLÁVIO DINO É INDISCUTIVELMENTE A AMAP. OS CONTRATOS FRAUDULENTOS DE PORTOS NÃO DÃO NA VISTA DE NINGUÉM E CONVIDAM PARA A RAPINA. SEMPRE SE FALOU QUE ALI ERA O MAIOR ANTRO DE CORRUPÇÃO DESSE GOVERNO. A PF E OS SEUS EXPERIENTES PERITOS IRÃO DESCOBRIR TUDO. QUESTÃO DE TEMPO.

  7. Nós jornalistas, entidades que representam a classe, e todas as pessoas que se sentirem de algum modo perseguidas deslealmente por essa senhora promotora de justiça, deveríamos se juntar e levar a Brasília em mãos uma denúncia no CNMP a respeito do proceder dessa promotora, pois do contrário ninguém mais poderá trabalhar com tranquilidade em Ribamar. Sem se falar que esses abusos poderão se espalhar pelo Maranhão inteiro.

    Temos por obrigação investigar também a sua relação com os partidários do governo do “Cuba”.

  8. Elisabete já deu tanta dor de cabeça pra muitas famílias e muitas noites de preocupação pra várias pessoas de bem com as suas “ações de improbidades”. Agora vai provar dos mesmos dissabores com esse seu familiar envolto até o pescoço nessas maracutais da EMAP, e crimes que estão sendo investigados pela Operação Draga da PF.

  9. Elisabete não entende de licitações e contratos. Ele envia os seus inquéritos para a Unidade Técnica do MP, que também é muito fraca, e aí depois abarrota o Judiciário por onde ela passa com ações pra dizer que está trabalhando. Urge uma boa lei pra conter abuso de autoridade no Brasil, pra mediar todos esses tipos de conflito de gestão envolvendo o particular com os MPs e os tribunais de contas, deixando os particulares e as próprias administrações com mais tranquilidade para trabalhar e promoverem o desenvolvimento do País.

  10. Levantamento feito pelo ATUAL7 mostra que governo Flávio Dino, do PCdoB, ocultou, do Portal da Transparência do Poder Executivo, todas as despesas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pelo gerenciamento do Porto do Itaqui, em São Luís. Estão ocultos os dados referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017, todos do governo comunista.

    Pela Lei Complementar 131/2009, a chamada Lei da Transparência, que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão fiscal, a EMAP é obrigada a sistematizar e divulgar, em tempo real, informações pormenorizadas sobre sua execução orçamentária e financeira.

  11. Essa promotora insultou o grupo sarney no J Pequeno. Não vi necessidade alguma da sua intervenção perante a operação da PF, visto que ela investiga falcatruas não só da Emap como também de portos em outros estados???

    Só faz criar mais suspeição do envolvimento do seu marido com a máfia dos desvios. Como se diz no popular: “galinha que faz muito cocoricó, é porque pôs ovo”!!!

  12. HOJE PRA VOCÊ ACUSAR ALGUÉM DE QUALQUER COISA, MESMO SENDO AUTORIDADE E TENDO PROCEDÊNCIA O QUE ACUSA, TEM QUE VC LEVAR E SUA FAMÍLIA UMA VIDA CERTINHA, UMA VIDA DE ANJO!

  13. Os Mendonça não têm nada que se reclamar desse corajoso funcionário da Emap que entregou todo o esquema dos comunistas, atribuindo que suas “delações” são infundadas, movidas por ingerências políticas partidárias. Pois na cidade balneária Elisabeth se pautava em suas denúncias a o que um ex-vereador de nome Teté lhe falava na surdina. Ele se zangou com os Cutrim porque não lhe prestigiaram e passou a atirar pra todo lado levando as denúncias ao MP pra perseguir a gestão do prefeito, no afã de mostrar toda a sua importância no cenário de então. Ela, entretanto, não soube ou não quis filtrar tudo e separar o joio do trigo.

    • O vereador Teté servia a qual partido político na época em que rompeu com Gil Cutrim e saiu lhe denunciando? E o hoje ele serve a qual? É aliado de quem? Simpático atualmente a qual governador?

      Tem um fantasma de R$ 6000,00 em que prefeitura hoje? E é partidário de quem?

      Essa engrenagem de denúncias que a promotora de Ribamar embarcou é fácil de ser entendida.

      • Marrapá, quer dizer q Teté ( o confidente da promotora) pode ter hoje um emprego fantasma de R$ 6000,00? E o resto do mundo é desonesto e improbo? kkkkkkkkkkkk

  14. Dizem que esse desconhecido diretor da EMAP, José Eugênio Mendonça de Araújo Cavalcante, era agregado como reles engenheiro na antiga Coca Cola de Eduardo Lago( pai de Ted Lago). Isso por si só já sugere muitas especulações: que o fio da meada é longo e que ele poderia não ter agido sozinho ou ter sido ludibriado inocentemente, em que pese ser do PCdoB como estão dizendo.

    Gilberto, veja se consegues o depoimento prestado na PF pelo funcionário da EMAP que melou tudo!!

  15. Pela aprovação da lei de abuso de autoridade, com a inclusão do tal crime de hermenêutica já! Mas o assunto aqui no momento que nos interessa são os supostos crimes cometidos por diretores da Emap que foram afastados. Têm que ter os seus sigilos bancários quebrados sim, juntamente com o da empresa contratada, pra PF seguir o caminho do dinheiro.

  16. Dra. Elisabeth, parece que a senhora não admoestou o seu “íntegro” marido no sentido dele procurar trabalhar somente em administrações sérias e probas, como a senhora fazia em Ribamar com as pessoas que eram convocadas pra ser ouvidas na sua promotoria! Pois a EMAP, como é sabido, é um antro de larápios! Também não vale agora se sentir “surpresa” e dizer com perplexidade que não sabia de nada, pois como a senhora balbuciava: “todos aqui dizem a mesma coisa”.

Os comentários estão fechados.