Lava Jato: defesa alega prescrição e quer arquivar inquérito contra Zé Reinaldo

A defesa do deputado federal José Reinaldo Tavares (DEM), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) documento por meio do qual pede o arquivamento do inquérito no qual ele é investigado por corrupção ativa e passiva na Lava Jato.

O parlamentar, ex-governador do Maranhão, foi denunciado por executivos da Odebrecht como suposto destinatário de propina paga em 2006 ao então procurador-geral do Estado, Ulisses César Martins de Sousa, para a liberação de valores a que a empreiteira tinha direito de receber do Governo do Maranhão (reveja).

Na petição, que será julgada pelo ministro Roberto Barroso, os advogados de Zé Reinaldo chamam de “mera suposição” a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e pedem a extinção da punibilidade do deputado por “prescrição retroativa”.

“Embora a alegação sobre a ‘possível conivência’ do peticionário na suposta conduta delituosa do então Procurador-Geral do Estado não passe de uma mera suposição do Parque/, sem alicerce em qualquer elemento concreto, claro está que essa apuração, por parte desse Supremo Tribunal Federal, e com vistas à responsabilização penal futura do peticionário, não guarda qualquer utilidade, diante da manifesta extinção da punibilidade, pela prescrição da pretensão punitiva do Estado”, diz o documento.

A defesa aponta que o parlamentar tem mais de 70 anos, que os fatos denunciados ocorreram em 2006 e que, no caso investigado, o crime mais grave imputado a ele estaria prescrito normalmente em 20 anos – ou em 10 no caso de maior de 70 anos.

“Como os fatos teriam ocorrido em 2006, e não há denúncia nem muito menos sentença, que poderiam representar causas interruptivas da prescrição, é manifesta a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado, em relação ao requerente”, destaca a peça.

Baixe aqui a íntegra do pedido.

Um comentário em “Lava Jato: defesa alega prescrição e quer arquivar inquérito contra Zé Reinaldo

  1. Pingback: PF pede ao STF mais prazo para investigar José Reinaldo na Lava Jato | Blog Júlio Diniz

Os comentários estão fechados.