MPMA tem 2º pior desempenho no Nordeste, aponta CNMP

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) teve o segundo pior desempenho do Nordeste no quesito finalização de procedimentos instaurados em 2016.

Os dados são de um relatório produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que pode ser acessado na íntegra ao final deste post.

Segundo o levantamento, no ano passado o MPMA finalizou apenas 34,7% dos inquéritos civis e procedimentos preparatórios que instaurou.

Foram instaurados 1.850 processos, e finalizados 642.

Em toda a região, o percentual maranhense é maior apenas que o do MP de Sergipe, com índice de 18,5%. A média regional é de 71,1%

Administrativo

Quando o assunto são procedimentos administrativos, a eficiência foi ainda menor.

O MPMA finalizou apenas 32,7% desses processos no ano passado. Foram 1.423 instaurados, para 465.

Nesse quesito, não há dados do MP de Sergipe.

Investigação

Mas foi na área de investigação que o MP do Maranhão deixou mais a desejar: o CNMP aponta que foram instaurados 700 procedimentos investigatórios no estado em 2016. Mas finalizados, apenas 53.

Nesse caso, o índice de conclusão de investigações é o menor do Nordeste: 7,6% – contra uma média regional de 70,5%.

O segundo pior é o MP da Paraíba, com 24,2% de índice de atendimento às demandas geradas.

Baixe aqui a íntegra do relatório.

7 pensou em “MPMA tem 2º pior desempenho no Nordeste, aponta CNMP

  1. Isso não é novidade. O mpe e o tce estão subordinados ao Flavio Dino, estão surdos, mudos e cego.

  2. Esse Ministério Público Estadual é uma piada pronta. Os caras não conseguiram construir a própria sede, o chamado “espeto de pau”.
    Se tivesse vergonha na cara, pediriam arquivamento de todas as ações civis publicas por obras inacabadas, por ausência de legitimidade moral do próprio MP que não terminou sua própria obra.

  3. Não é por acaso que o mp é conhecido como a instituição espeto de pau.Adoram cobrar das outras instituições,mas se quer cumprem suas obrigações.

  4. Isso é uma.grande injustiça com o Ministério Público. Ninguém lembra quando o MPE tirou o fusca e o pirata da Praia do Calhau isso foi um ato relevante. O Ministério Público acabou com a pensão vitalícia dos ex prefeitos de Santa Rita, mas não consegue acabar com a pensão dos ex governadores. Mas o Ministério Público tem promotores que são exemplo de dignidade. Dentre eles destacamos Dra. LLíricaCavalcante, Dr. Juarez Medeiros e mais uns poucos. .

  5. O Ministério Público estadual é o exemplo do peso do estado sobre a economia, possui dezenas de funcionários incluindo os promotores, que ganham altos saláríos. Mas na realidade pouco fazem , pouco trabalham, pouca efetividade. É o típico caso de uma categoria corporativa que sequestra altas quantias do dinheiro público para quase nada.

  6. Sim, quando chega-se as festividades de fim de ano, lá vem aqueles promotores que não trabalham durante o ano todo para frescar com festas nos bares da Litorânea ou, no carnaval, tentando proibir as festas nos bairros. É uma vergonha como a sociedade sustenta um órgão destes inútil!

Os comentários estão fechados.