China: Brandão assina documento e dá grande passo por siderúrgica no MA

Cerimônia de assinatura de atos marcou a entrada do estado na rota dos investidores internacionais

Durante o encerramento do Seminário Empresarial Brasil-China que aconteceu neste sábado (02), na capital chinesa Pequim, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Maranhão entrou para a história. Dentre os onze documentos assinados nos últimos dias, o estado foi o único contemplado entre todas as unidades federativas brasileiras.

A assinatura de atos aconteceu na presença de empresários e autoridades chinesas, deputados e ministros brasileiros – dentre eles o das Relações Exteriores, Aloysio Nunes -, além de ter sido avalizado pelo presidente Michel Temer, que discursou após a cerimônia.

O vice-governador Carlos Brandão, que esteve à frente de todo o processo e representou o governador Flávio Dino (PCdoB) neste importante evento, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, foi quem assinou o documento que reiterou o compromisso do governo do Maranhão com a empresa do ramo da siderurgia, a CBSteel.

Quando a comitiva retornar ao estado, será possível criar uma lei geral que congregará todos os documentos já assinados entre a CBSteel e o governo do Estado, a fim de que o parque siderúrgico seja definitivamente considerado uma realidade para o Maranhão.

Para Brandão, este foi um momento definitivo. “Transformaremos em lei tudo o que já assinamos para dar segurança jurídica aos empresários que irão se instalar no Maranhão. Neste caso a CBSteel, que fará um investimento de cinco bilhões de dólares em nosso estado, o que vai gerar milhares de empregos nos próximos anos”, afirmou o vice-governador.

Carlos Brandão também avançou nas negociações para a criação de um centro de comercialização e de distribuição de peças e de equipamentos no estado. Desdobrando as conversações iniciadas ainda no Maranhão, representantes da XCMG, empresa chinesa que produz maquinário pesado, estiveram reunidis com a comitiva maranhense, e celebraram a oportunidade de uma parceria.

Ela abre para o Maranhão uma nova porta para a confirmação do seu processo de industrialização. Sendo a XCMG uma empresa de produção de máquinas e equipamentos e através da intenção dela de primeiro montar um centro de distribuição e depois uma unidade fabril, uma nova oportunidade se apresenta para o mercado interno, apontando o Maranhão como um local propício a receber investimentos fabris com capacidade de transformar para melhor a economia regional e a qualidade de vida da população maranhense.

6 pensou em “China: Brandão assina documento e dá grande passo por siderúrgica no MA

  1. VOCÊ QUIS DIZER GOVERNO FLÁVIO DINO ASSINA ATO E DÁ GRANDE PASSO PARA INSTALAÇÃO DE POLO SIDERÚRGICA NO MARANHÃO . DIFERENTE DA OLIGARQUIA QUE ASSINAVA TODO SANTO DIA UM ENGODO PARA LUDIBRIAR OS MARANHENSES , COMO REFINARIA , POLO DE CONFECÇÃO , ETC..

  2. Depois de três anos nesta ladainha, estamos chegando no ano eleitoral e agora começam a aparecer contratos e assinaturas de intenções futuras??? Será isso uma mera nova tentativa da Siderúrgica de Zé Reinaldo que não veio??? Será isso uma mesma promessa na forma da Refinaria da Petrobrás que não veio??? Será isso a mesma fórmula usada por aqueles que o atual governo combatia afora capitaneada pelo novo ditador do Maranhão???

    Sei não, mas tá cheirando outra mentira braba… como maranhense, espero que seja verdade e que este grupo político não esteja brincando com a esperança do povo maranhense.

Os comentários estão fechados.