TRE julgará recurso de Eduardo Braide contra eleição de Edivaldo Jr.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) marcou para a próxima terça-feira, 5, o julgamento de um recurso eleitoral interposto pela defesa do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) contra decisão da juíza Ana Célia Santana, da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, que extinguiu um ação do parlamentar contra o atual prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) é pela procedência do pedido, para que a magistrada reabra o caso e o julgue.

Braide foi derrotado no segundo turno da eleição de outubro do ano passado, mas acusa do pedetista de abuso de poder político, econômico e de excessos no uso da Rádio e TV Difusora durante a campanha (reveja).

Ao decidir sobre o caso, a magistrada entendeu que a ação não poderia prosperar porque o parlamentar teria deixado “de incluir no polo passivo da lide, na qualidade de litisconsorte necessário, os agentes públicos apontados na inicial como envolvidos nos fatos anunciados”.

Os “liticonsortes”, segundo a magistrada, seriam aliados do prefeito – todos entrevistados pela Difusora um dia antes do segundo turno da eleição – e jornalistas e funcionários da emissora que participaram das entrevistas.

No recurso ao TRE, a defesa de Eduardo Braide sustenta que não havia necessidade de incluir todos esses agentes na ação: os funcionários porque apenas cumpriam sua obrigação profissional e os aliados porque manifestaram opinião.

“A questão está na conduta da emissora de realizar essa pauta com pessoas nitidamente comprometidas com a candidatura Edivaldo, sem, em contrapartida, para alcançar a isenção exigida dos meios de comunicação de massa (rádio e televisão), convocar alguém que, ao menos, não fosse visivelmente comprometido com essa candidatura”, defende a defesa do deputado, que pede a reforma da sentença.

“Claro está que a sentença não esclareceu porque considerou unitário o litisconsórcio em relação não só ao Prefeito e ao Vice-Prefeito, mas com relação aos outros agentes públicos mencionados, e até a emissora, sendo que, com relação a esta, os recorridos sequer suscitaram a ocorrência de litisconsórcio necessário”, diz a peça.

O relator da matéria é o desembargador Ricardo Duailibe.

6 pensou em “TRE julgará recurso de Eduardo Braide contra eleição de Edivaldo Jr.

  1. Braide, a eleição acabou há muito. Aceita a derrota, isso que tu estás fazendo é feio…, você PERDEU, PERDEU… ACEITE A DERROTA faz parte da vida. Que esquizofrenia é esta? Maluquice, até teus eleitores que possivelmente votarão em ti não aceitam isso. Trabalhe, aja como oposição responsável, quer fazer igual teu mentor, líder…, tomar no tapetão? Espera 2020.

  2. O povo está ao teu lado Braide, este prefeito fantasma e toda corja de assessores agiotas vão vazar. São Luís merece é preciso de respeito, não um prefeito de rede social, inexpressivel e ladrao.

  3. Se depender da (in)justiça do Maranhão o prefeito doril continuará até o fim do mandato dormindo o dia inteiro roncando e peidando.

Os comentários estão fechados.