Lava Jato: Waldir escapa de denúncia de Janot contra “quadrilhão” do PP

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O deputado federal Waldir Maranhão (Avante) escapou da denúncia do procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, contra o chamado “quadrilhão” do Partido Progressista.

A denúncia – mantida em sigilo porque foram usadas informações da delação do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), que ainda está protegida por segredo de Justiça – foi oferecida pelo PGR na sexta-feira (1), contra políticos do PP por formação de uma organização criminosa para atuar no esquema de corrupção na Petrobrás.

O inquérito relativo ao PP – partido ao qual Waldir fazia parte – tinha 30 alvos (reveja), entre eles o ex-ministro Aguinaldo Ribeiro e o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI). No oferecimento de denúncia, há casos que foram arquivados, quando, no entendimento dos procuradores, os investigados não praticaram crimes. O caso de Waldir foi um desses.

“Concluída a investigação em curso no Inquérito 3.989/STF, não se colheu (sic) provas suficientes de envolvimento no delito de organização criminosa”, diz o despacho de Janot, antes de pedir o arquivamento do inquérito em relação a Waldir e mais 13 alvos.

Lista de Janot

O nome do deputado maranhense havia sido incluído na chamada primeira “Lista de Janot”. A investigação foi aberta na primeira leva de inquéritos pedidos pelo procurador ao STF na Lava Jato, em março de 2015. No meio do caminho, contudo, a própria PGR pediu para fatiar a investigação em 4 ramos: PP, PMDB do Senado, PMDB da Câmara e PT.

Informações prestadas pelos primeiros delatores – Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa – deram origem à investigação, que foi enriquecida com as novas colaborações premiadas firmadas de lá pra cá, como a da Odebrecht.

Quando pediu o fatiamento da investigação, Janot citou que o inquérito apontava para “um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo” com atores que “se interligam”.

3 pensou em “Lava Jato: Waldir escapa de denúncia de Janot contra “quadrilhão” do PP

  1. Parece piada e é. Na verdade é um deboche. A ausência de autocrítica do PT se transforma em deslavada cara-de-pau. Uma bofetada em todas as pessoas que foram ludibriadas e tiveram prejuízo com esse engodo.

Os comentários estão fechados.