Elsinho, ex-marqueteiro de Edinho Lobão, acredita ter sido gravado por Joesley

O marqueteiro Elsinho Mouco, que atualmente atende o presidente Michel Temer (PMDB) – e que foi marqueteiro do suplente de senador Edinho Lobão (PMDB) em 2014 – disse acreditar que tenha sido gravado por Joesley Batista, do grupo J&F, durante um encontro que teve com ele cerca de uma semana antes de Temer também ter sido gravado durante uma reunião no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Elsinho confirmou ao blog da Andréia Sadi (veja) ter se encontrado com Joesley no fim de fevereiro, provavelmente no dia 28, porque Joesley queria uma conversa com o presidente da República. Temer foi gravado pelo empresários no dia 7 de março.

Segundo o marqueteiro, Joesley estava à procura de um interlocutor com o governo após a saída de Geddel Vieira Lima da Secretaria-Geral da Presidência. “E sugeriu que eu teria vantagens se fizesse isso”, afirmou.

Elsinho disse ter se recusado a “cumprir esse papel”, e explicou os motivos:

“Diante da insistência dele [Joesley], eu disse algo mais ou menos assim, puxando pela memória: ‘Joesley, ligo pra ele já, só tem uma coisa, é ruim pra mim e péssimo pra você. Ruim pra mim porque não é minha função apresentar empresário, meu trabalho é comunicação. É péssimo pra você porque eu não tenho tamanho, não sou parlamentar, te diminui. Você não precisa de ninguém pra falar com ele. O maior produtor de proteína animal do mundo e o presidente da República não precisam de intermediários. Liga direto, é melhor’. Assim me despedi”, contou.

Ele disse acreditar ter sido gravado porque, diante dos fatos que vieram à tona nas últimas semanas, já se sabe que, àquela altura, Joesley “já estava em treinamento” para produzir provas contra alvos selecionados.

“Agora sei que ele [Joesley] já estava em acerto, em treinamento de ‘delação’, com o procurador Marcelo Miller desde a segunda quinzena de fevereiro. Ele claramente estava orientado e apavorado atrás de cúmplices. Ou seja, ele seguramente gravou a conversa esperando me cooptar. Queria me comprometer e comprometer o presidente. Como não aceitei, essa fita até agora não apareceu”, completou.