Seminário discute metropolização em São Luís

Com o objetivo de divulgar a importância da metropolização e cumprir o que determina a legislação, o governo do Maranhão vem realizando os seminário preparatórios para a conferência, que será realizada em outubro, na capital. O processo visa implantar a gestão plena da região metropolitana da grande São Luís (RMGSL) e a governança Interfederativa. Na prática, é discutir políticas públicas comuns aos municípios da região, que podem melhorar a qualidade de vida e questões do dia a dia dos cidadão – são as chamadas funções públicas de interesse comum, também previstas no Estatuto da Metrópole.

O Seminário Metropolitano de São Luís foi o décimo primeiro evento realizado pela Agência Executiva Metropolitana. Esta etapa preparatória se encerra na sexta-feira 22, com dois seminários simultâneos nas cidades de Paço do Lumiar e Raposa.

Nesta quinta-feira, moradores da capital tiveram a possibilidade de discutir as questões mais importantes e sugerir medidas para serem levadas ao colegiado metropolitano, presidido pelo governador Flávio Dino.

Foram escolhidas cinco propostas nas áreas de mobilidade, saneamento, turismo, desenvolvimento social e educação. Para o presidente do conselho de Pais do bairro Santa Cruz Jarbas Coqueiro, esta e uma grande oportunidade de participar e contribuir. “A direção do conselho de pais tem o interesse de participar e levar as novidades para nossa comunidade, temos que aproveitar a oportunidade que esta gestão do governo está nos dando para discutir os problemas de desenvolvimento da nossa grande ilha e municípios em torno, queremos estar inseridos nesses projetos, trazer os problemas da nossa comunidade e tentar solucionar juntos.”

Além de representantes de sindicatos e associações, também estiveram presentes professores de faculdades e sociedade civil. O vice-prefeito, Júlio Pinheiro esteve no evento representando o prefeito Edivaldo Holanda Jr, além de outros secretários municipais e estaduais.

Para o presidente da Agência Metropolitana, o governo do estado assumiu o processo de metropolização com muita responsabilidade e tem compromisso com a gestão plena, para que a população possa sentir os efeitos positivos de ações concretas e voltadas para a região. “A população é parte primordial nesse processo. Precisamos estar unidos, pois a metropolização é para o bem das comunidades”, frisou.

Técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC-MA), esclareceram aspectos do Plano Diretor de Desenvolvimento (PDDI), elaborado em parceria com a Agem. Através deste plano, serão determinadas as diretrizes de atuação nos municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís. Os Seminários também contam com a importante colaboração das Secretarias de Estado das Cidades (Secid), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Turismo (Sectur), que enviam técnicos para fazer exposições sobre temas relacionados à discussão.

Ao final dos treze seminários preparatórios, será produzido um documento consolidado dos problemas relativos às temáticas dos grupos de trabalho e as respectivas diretrizes de soluções.

As próximas edições do evento estão previstas Raposa e Paço do Lumiar, nesta sexta-feira (22). Nos dias 10 e 11 de outubro, será realizada a I Conferência Metropolitana da Grande São Luís. Mais informações e inscrições através do site www.agem.ma.gov.br.

2 pensou em “Seminário discute metropolização em São Luís

Os comentários estão fechados.