Presidente da Caema mentiu sobre funcionamento de ozonizador na ETE Vinhais

Ozonizador não funciona na unidade

Um vídeo que circula nas redes desde ontem (25) – após vistoria de deputados estaduais da oposição a estações de tratamento de esgoto da capital (saiba mais) – mostra que o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério, mentiu sobre o suposto funcionamento de um ozoninador na ETE Vinhais.

O aparelho é o responsável pela eliminação de 100% das bactérias existentes no esgoto coletado, antes do seu descarte de volta ao meio ambiente.

No que parece ser uma reunião com moradores, Rogério garante que a ozonização do esgoto está sendo feita em sua “plenitude” no Vinhais.

“A estação que tem no Vinhais ela é uma estação moderna, que foi inaugurada ano passado. Essa está tratando água e fazendo ozonização com plenitude”, declarou ele.

Não é o que diz o diretor de Meio Ambiente da Caema, João Azevedo. Em entrevista à TV Mirante, na segunda-feira, após a vistoria dos parlamentares, ele confirmou que “o tratamento final bacteriológico” não está sendo feito.

“O que nós estamos faltando aqui, para fazer o tratamento 100%, é o ozonizador, que é o equipamento que faz a desinfecção da carga de esgoto que chega aqui para poder lançar no curso d’água”, declarou.