Florêncio Neto assume prefeitura de Bacabal

O vice-prefeito de Bacabal, Florêncio Neto (PHS), assumiu hoje (31) o comando da Prefeitura do Município.

Ele substituiu Zé Vieira (PP), afastado do cargo pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edvan Brandão (PMDB), que declarou vago o posto na semana passada (saiba mais).

O ato de vacância do cargo foi expedido depois de o Superior Tribuna de Justiça (STJ) confirmar que o progressista está com os direitos políticos suspensos desde março do ano passado (reveja).

Ligação

O Blog do Gilberto Léda apurou que antes de tomar posse, Florêncio Neto fez uma ligação ao senador João Alberto (PMDB). Aliado da maioria dos vereadores de Bacabal, o peemdebista garantiu sustentação política ao novo prefeito enquanto ele estiver no cargo.

TSE

Já condenado no STJ, Zé Vieira pode perder definitivamente o mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana que vem.

Está marcado para o dia 7 de novembro o julgamento de um recurso da coligação do deputado Roberto Costa (PMDB) – que disputou a eleição de 2016 contra o progressista.

A alegação do parlamentar é a de que, como estava condenado por improbidade desde o ano passado, Vieira sequer poderia ser candidato e o registro dele, portanto, era inválido.

Como o STJ confirmou o trânsito em julgado dessa decisão contra o prefeito eleito, é provável que o TSE entenda que ele sequer poderia ter registrado candidatura.