Lula deverá ser julgado antes das eleições em 2018

Lula corre sério risco de se tornar inelegível no ano que vem

O ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância a nove anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá deverá ser julgado antes das eleições do ano que vem. A afirmação, publicada por UOL, foi do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, que cuida dos processos da Lava-Jato, Carlos Eduardo Thompson. De acordo com o magistrado, “não há pressa em analisar o caso”.

Ainda segundo ele, o prazo tem como base o volume do processo.“Esses recursos são de mais de 600 páginas, e isso demanda certo tempo. Eu estimo, tendo em vista a média de prazo que esses processos têm sido julgados pela Oitava Turma é que até agosto esse processo deva estar sendo julgado”, disse em entrevista na Jovem Pan AM.

Com a definição de prazo, caso seja mantida a condenação pelo TRF-4 antes da eleição, Lula poderá ter o registro de candidatura negado. Caso o julgamento seja após o prazo para registro, o ex-presidente poderá ter o registro cassado ou concorrer sub judice.

Mesmo com o risco, o partido nem pensa em outro nome no momento. A presidente do PT, Gleisi Hofmann, declarou neste fim de semana que Lula “é o único nome do partido para concorrer ao Planalto.

A ver os próximos capítulos…