César Pires destaca resultados da Uemanet

O deputado César Pires destacou na sessão desta terça-feira (05) os excelentes resultados obtidos pela UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), que teve origem no Núcleo de Educação à Distância (NEAD), criado em sua gestão como reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 1998.

Desde então, a instituição já formou aproximadamente 63 mil alunos e agora foi premiada como uma das mais conceituadas universidades por curso à distância do Brasil, coroando um trabalho de equipe construído por várias mãos com um só objetivo: desenvolver o Maranhão.

César Pires fez questão de registrar nos anais da Assembleia Legislativa a Resolução 238/2000 do Conselho Universitário da Uema, que criou o Projeto Magistério 2001, como integrante do Programa de Capacitação de Docentes do Estado do Maranhão, na Universidade Estadual do Maranhão.

“Esse reconhecimento em nível nacional é fruto de um trabalho que iniciamos lá atrás, quando criamos o NEAD dentro da Uema, a fim de democratizar a educação. Me orgulho de ter sido o responsável pelo Projeto Magistério 2001, na modalidade virtual, que estabeleceu a formação mínima de docentes para atuar na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, no nível médio e na modalidade normal”, enfatizou César Pires.

De 1998 a 2017, em nível superior, foram formados aproximadamente 50 mil alunos nos cursos de Pedagogia, Filosofia, Formação Pedagógica, Ciências da Religião e Administração Pública, além das pós-graduações “lato sensu”. No mesmo período, outros cinco mil estudantes concluíram os cursos tecnólogos de Gestão Comercial, Segurança do Trabalho e Tecnologia de Alimentos. Além de 15 cursos técnicos de nível médio, com mais de 8 mil formandos.

“Desde a sua criação, o NEAD, e atualmente o Uemanet, foi administrado por doutores. Desde 2013, a professora doutora Ilka Serra coordena o Núcleo, e devido ao seu grande empenho estará presidindo o Fórum Nacional dos Coordenadores das Universidades Abertas do Brasil. A meritocracia talvez tenha sido a maior responsável por esse êxito”, ressaltou o ex-reitor.

Lembrando das importantes contribuições dadas pelos ex-reitores Maria Eline, Waldir Maranhão, José Augusto e pelo atual reitor Gustavo Costa, César Pires fez questão de dizer que muitos foram responsáveis pelo êxito da Uema na formação de milhares de profissionais.

O deputado concluiu dizendo que o resgate do seu trabalho na Uema comprova que ele sempre valorizou a meritocracia, a formação intelectual das pessoas para que elas possam conquistar seus espaços pelo talento e pela capacidade técnica. “Sou orgulhoso de ter habilitado tantos estudantes a concorrer por seus próprios méritos”, finalizou.