Op. Pegadores: propina era negociada em gabinete da SES, diz dossiê de posse da PF

Um “dossiê” encontrado pela Polícia Federal na residência de Antônio Aragão, presidente do Idac, durante a Operação Rêmora – 4ª Fase da Operação Sermão aos Peixes – e já preliminarmente analisado pelos investigadores durante a Operação Pegadores, traz novas constatações dos federais sobre o esquema de corrupção que desviou, pelo menos, R$ 18 milhões da Saúde do Maranhão.

Segundo os documentos obtidos pela PF – e dos quais o Blog do Gilberto Léda revelou a existência ainda em novembro (reveja) -, há fortes indícios de que havia negociação de propina dentro da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Todas as negociações são realizada na ante sala (sic) do gabinete, encaminhadas à jamilly (sic) que conduz a propina para repartição”, diz o texto do dossiê do Idac, publicado hoje pelo Blog do Neto Ferreira.

As anotações contêm citações a uma “Pirâmide SES”, com nomes como “Dr Mariano”, “Lula/Karla”, “Jamilly/Lidia/janyr/Sormani” e “Egidio/Marina”. Não há detalhes sobre quem seriam especificamente estes citados, embora haja suposições da própria PF (veja acima).

O dossiê reforça, ainda, a tese de que Mariano de Castro, ex-assessor da pasta, era quem comandava o esquema, recebendo recursos públicos não apenas como servidor da saúde estadual, mas também como fornecedor, por meio de laranjas.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) diz que “os fatos mencionados jamais aconteceram no âmbito da SES” e que “adotará providências administrativas e judiciais contra essa versão dos fatos”.

Para o órgão do governo, a divulgação do caso atende a “interesses político-partidários”.

Abaixo, a íntegra do comunicado.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os fatos mencionados jamais aconteceram no âmbito da SES, e, portanto, adotará providências administrativas e judiciais contra essa versão dos fatos ora apontada. A SES comunica também que, para contribuir com o total esclarecimento da verdade, se colocou à disposição da Polícia Federal desde o momento em que a quinta fase da Operação Sermão aos Peixes foi deflagrada. A Secretaria lamenta, ainda, a divulgação parcial de trechos do Inquérito Policial, que tem sobre si o sigilo, a fim de atender apenas a interesses político-partidários”

14 pensou em “Op. Pegadores: propina era negociada em gabinete da SES, diz dossiê de posse da PF

  1. Com essa ninguém entende o porquê de o secretário Carlos Lula seguir sem ser indiciado ou sequer investigado? Mas o importante é que as investigações prosseguem. Talvez como diz a máxima criada pelos populares: a Polícia Federal não dá bote errado” e está aguardando somente o momento oportuno pra pedir outros necessárias prisões.

  2. BLOGUEIRO, VIRA O DISCO OU PULA ESTA FAIXA , JÁ ESTÁ CHATO ESSA LOROTA INVENTADO PELA OLIGARQUIA !!

  3. Rapaz e preciso ser muito inocente a ponto de achar que esse mariano foi o cabeca dessa ladroagem,ta na cara que ele foi so um testa de ferro pra acobertar o roubo feito pot gente maior e pode apurar melhor que ainda sai muita coisa dai

  4. O fanatismo e uma loucura! ainda tem gente capaz de dizer q e invenção da oligarquia, é por isso que vivemos nesse estado da maneira que se encontra. Seja la quem for A ou B. Oposição ou situação tem que ser investigada para exclarecer e acabar com essa corrupção enraiizada que assola nosso estado. E quem sofre as consequencias somos todos nós.

  5. Sr. Américo de Sousa Ribeiro, se não fosse a Imprensa como iríamos tomar conhecimento desses desvios?

  6. Pingback: “É ainda mais estarrecedor”, diz PF sobre esquema de desvios na Saúde do MA | Blog do Acélio

  7. É o chefão? Qdo vai pra Pedrinhas? Tem que ir pq se “Cuba” sabia do esquema é ladrão e se não sabia é incompetente. Não tem outra situação. Ou “Cuba” é desonesto, neste caso não tem mais moral pra ser reeleito, ou é incompetente, o que dá na mesma. Volta Roseana, pelo amor de Deus…

  8. É só investigar as empresas que recebem em dia na Emserh e na SES, pois este é o governo mais caloteiro de todos os tempos.
    Quem não está no esquema não recebe.
    As ambulâncias estão paradas por falta de pagamento, não tem sangue, não tem medicamento, não tem exames. PQ?
    Porque este governo é caloteiro e só paga quem tem interesses outros

Os comentários estão fechados.