Com morte de Humberto, Othelino efetiva-se como presidente da AL

A morte do deputado Humberto Coutinho (PDT), confirmada na noite de ontem (reveja), provoca pelo menos três modificações imediatas na estrutura da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A primeira delas é no comando da Mesa Diretora da Casa. Como o pedetista era o presidente, assume em seu lugar o seu 1º-vice, deputado Othelino Neto (PCdoB). Até bem pouco tempo, essa ascensão seria apenas de até 30 dias, para a convocação de nova eleição.

Ocorre que no fim do ano passado os deputados aprovaram um projeto de resolução, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), determinando que, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o 1º vice-presidente, sem necessidade de nova eleição (reveja).

Desta forma, toda a estrutura da Mesa “sobe”, fazendo-se eleição apenas para o cargo de 4º-vice-presidente.

Rafael Leitoa

Primeiro suplente da coligação “Todos pelo Maranhão 4” em 2014 – a aliança contava com PSB, PDT, PCdoB e PSDB, Rafael Leitoa (PDT) assume definitivamente como deputado estadual.

Furtado de volta

Com isso, ocorre a terceira mudança no Parlamento estadual: o segundo suplente da mesma coligação, deputado Fernando Furtado (PCdoB), volta ao plenário, pelo menos enquanto o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) permanecer à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

5 pensou em “Com morte de Humberto, Othelino efetiva-se como presidente da AL

  1. Não suporto essa pessoa que está na presidência de uma instituição tão importante para uma democracia, mas que hoje assumiu o papel somente de interesse de um determinado grupo político. Quando o nosso Maranhão vai poder ser livre?

  2. Pingback: Deputado que chamou índios de “veadinhos” reclama de assunto “requentado” | Jornal Novo Estado

Os comentários estão fechados.