Sarney diz que “Maranhão engatou marcha a ré”

O Maranhão engatou marcha a ré

Da Coluna do Sarney

O Maranhão vive hoje um drama impressionante: parece que engatou marcha a ré e tudo piorou nos últimos tempos. Isso não é apenas uma percepção generalizada, mas pode ser verificado por números. As estatísticas no Brasil ainda são publicadas com algum atraso, por isso os dados de que dispomos hoje são, na maioria, de até 2016, mas são esclarecedoras: o andar para trás é real.

Os números baixaram, o Maranhão criou 300 mil novos pobres, aumentou impostos liquidando comerciantes e, atrás de dinheiro, taxou automóveis e motocicletas que o Estado, para fazer caixa, tomou de pequenos e pobres empreendedores.

Alguns dados, que explicam muito, raramente são citados. Vejam, por exemplo, a situação dos jovens entre 16 e 29 anos, quando estão começando a vida. O IBGE os divide em quatro categorias: os que só estudam, os que estudam e estão ocupados (trabalham), os que só trabalham e os que não estudam nem estão ocupados. O ideal seria que essa última categoria fosse a menor. Até três anos atrás, o índice dos que não estudam nem trabalham estava melhorando, mas em 2016 piorou 13%. Os que estudam e trabalham caíram 27%, os que só estudam subiram 6% e os que só trabalham caíram 12,5%. O que isso explica? Que os jovens não encontram trabalho – 70% deles (23% maior que a média nacional). Os jovens e os adultos, pois em dois anos o número de pessoas ocupadas caiu em 106 mil. O de pessoas desocupadas, por outro lado, cresceu 58%, passando de melhores que a média nacional para piores. Em São Luís cresceu 61%, chegando a praticamente 1 entre cada 5 maranhenses maiores de 16 anos que têm condição de trabalhar!

Para qualquer lado que se olhe os números são ruins. O PIB – Produto Interno Bruto, que mede o conjunto de riqueza de uma região – maranhense caiu 3,3% em 2015 e 6,9% em 2016.

Somos hoje o único estado em que mais de metade da população vive abaixo da linha de pobreza. O número de pessoas com renda menor ou igual a meio salário mínimo aumentou, em 2016, cerca de 10%, passando a ser o dobro da média nacional.

O que mais se vê é abandono e desânimo. Estradas abandonadas – as estradas estaduais são consideradas pela Confederação Nacional dos Transportes as piores do país -; ruas e avenidas alagadas, como a Avenida dos Africanos e a orla do Araçagi; violência batendo recordes; obras, como a da Barragem do Bacanga, onde em setembro de 2015 afundou uma comporta, com atraso de 1 ano.

Para não ficar só no ruim, temos pelo menos uma boa notícia, a inauguração de uma obra do governo federal importante, que é a duplicação do trecho da BR-135 entre a Estiva e Bacabeira. É conquista de Roseana e da bancada federal do Maranhão, que se empenhou para que esse ponto de estrangulamento fosse superado. A obra foi inaugurada na quinta-feira, com presença de ministros e parlamentares, mostrando que o governo federal está trabalhando para nosso Estado.

__________________Leia mais
Ainda a miséria e o PCdoB
Miséria comunista
VÍDEO DO DIA: IBGE atesta aumento da pobreza no MA


107 ideias sobre “Sarney diz que “Maranhão engatou marcha a ré”

      • Cara tu és um GRANDE cínico defender esse peste chamado Sarney ….o Maranhão tá na miséria pq essa oligarquia Desgraçada acabou com o no Estado. …o Maranhão rico é só aquele da ilha de Curupu. ..eh mto cinismo de um canalha dessa estirpe.

      • Kkkkkkk o sarney só pode estar brincando, desde de quando o Maranhão saiu do buraco que ele e a corja de sua família deixou,se ele não fez o Maranhão próspera em 40anos.quer que se resolva em 3 anos,deixa de ser ridículo.

      • Olha, posso te garantir que hj tá muito melhor do que estava a 5 anos. melhorou e muito. Antes passávamos fome, víamos vários maranhenses tendo que sair suas casa para procurar oportunidades em outros estados. Hj o maranhense pode ter dignidade em seu estado. Vc deveria parar de querer mudar a opinião pública. Esse tipo de jornalismo é imundo. sua função deveria ser esclarecer aos mal informados e não distorcer a opinião destes. isso é cretinismo.

      • E verdade tanto a gestão atual quanto a anterior deixaram muito a desejar os serviços básicos são precarizados o governo e auxente esta gestão anterior e atual não se podem criticar são farinha do mesmo saco

    • A idade deixou Sarney bombardeado em todo país o aumento da pobreza vem aumentando graças ao golpe que ele ajudou a articular tirando do poder uma presidente honesta enquanto a quadrilha que ele apoia desmonta a economia do nosso país é so ver os números do desemprego.

    • Com marcha a ré, mas pelo menos saiu do lugar….

      Pessoal, por favor…vamos pensar que muita coisa está sendo feita que eum 50 anos os Sarney’s nunca fizeram

    • Cara tu és um GRANDE cínico defender esse peste chamado Sarney ….o Maranhão tá na miséria pq essa oligarquia Desgraçada acabou com o no Estado. …o Maranhão rico é só aquele da ilha de Curupu. ..eh mto cinismo de um pilantra dese.

    • Este homem carcomido ainda está querendo esconder que ele e sua oligarquia são os principais responsáveis pelo atraso estrutural deste Estado. É um demagogo que usa as estatísticas para mostrar só o que interessa. Separe destes números os efeitos da crise política e econômica nacional que este sujeito ajudou a forjar com a política de terra arrasada que deve ter sido co-artífice. Muita hipocrisia

      • a familia Sarney nos explorou sim a lava jato comprovou se isso aconteceu e porque nos contentavam os com migalhas e falsa esperanças de melhora o estado que recebe milhões durante cada ano e a expectativa de melhora só aparecia no tempo de eleição

    • Exatamente, o artigo é do Sarney. Apesar de o Blogue ser do Leda, foi o Sarney que pagou pra ele redigir esta matéria. Agora deixa de ser acéfalo e começa a pensar criticamente. Se tu me pagar eu falo bem de ti e falo mal de quem vc quiser. Combinado?

        • Eu até concordo que o Maranhão declinou economicamente depois que Flávio Dino assumiu. Porém, temos que refrescar a memória quanto a crise que o país vêm atravessando após o golpe encabeçado por sarney na democracia brasileira. Quanto a gestão do Flávio Dino, o estado melhorou quanto a atuação do poder público. Muitas obras importantes estão sendo feitas. Só não ver quem não quer. Sarney já sabe do fim melancólico do seu clã no estado. E quanto a você Gilberto, tem todo direito de defender sua ideologia política.

  1. O Maranhão tá de macha ré desde que ele e a família começaram a governar o estado. Um bosta desse falando em atraso. 90% do atraso do Maranhão é por culpa desse câncer chamado Sarney. Xô família Sarney

    • Olha, não sou defensor dos Sarneys e muito menos de Flávio Dino. Mas, se referir com termos desagradáveis, ao um dos políticos mais experiente, inteligente e respeitado do país, só demonstra o seu nível de educação, e o quanto você realmente conhece de política.
      Mesmo, com todo esse atraso, ainda acredito que o principal culpado é o povo.

    • Essa familia é pior que o câncer,pois em alguns casos tem cura,e esse sem vergonha,mesmo depois de velho,ainda pensa em destruir.Cambada de sem vergonha!

    • Vc compara 3 anos de governo.com qtos anos do Sarney? Vale lembrar que todo o país sofre com o Impeachment…impeachment que teve o apoio de quem???? Sarney!!!

    • Tu sabes pelo menos o que é comunismo?
      Pelo amor de Deus, é muito triste ver alguns maranhenses repetir essa palavra.
      Percebe-se que a pessoa não passa de uma marionete dessa mídia vendida do Maranhão (mirante e difusora).
      Eu prefiro acreditar que meus conterrâneos são ignorantes por defenderem ainda a família miserável sarney, a acreditar que são burros.
      Mas está difícil!

    • BB, o Maranhão ficou 50 anos nas mãos desse aí. Sem contar os 30 que ficou nas mãos de Vitorino, que tu não conhece pq nunca leu um livro de história, aí tu tu acha que o problema é o comunismo? Me poupe, se poupe, nos poupe!

    • leia e interprete.
      Comunismo é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção

  2. Pingback: Roseana deixou 64% da população maranhense passando fome, mas só agora Sarney enxerga pobreza no MA - John Cutrim

  3. O maldito oligarca deveria fazer , em seus últimos dias de vida , um grande favor ao Maranhão : esqueça-o , que o povo já o esqueceu desde 2014 quando deu-lhe um chute no traseiro nas eleições .

  4. O maranhao nunca foi a frente por causas dos sarneys da vida.agora o estafo progride e esses povo diz que nao..de te seu Sarney tá seu município e que anda de te o sr como presidente nem uma rodoviária digna o sr fez o seu município de nascimento.nao venha falar mal por favor .São Luís e nossa cidade a sua e pinheiro

  5. Todos esses políticos maléficos são um câncer para o Brasil. Qual desses merdas criou uma proposta pra diminuir os salários dos políticos? Qual desses merdas criou uma proposta pra acabar com as vantagens, 14 e 15 salários desses vírus ou verbas de gabinete? Então, se a resposta é “nenhum”, não me venham com xurumelas, todos são PILANTRAS, todos são bandidos e nenhum se preocupa realmente com o povo.

  6. “o Brasil é o único país, que os ratos põe culpa no queijo” O Maranhão engatou uma marcha ré, desde que esse clã Sarney, tomou de assalto o estado, só pra ter uma ideia 30% das terras daquele estado é desse clã, agora vem mostrar números aqui, deveria mostrar os números de quando ele estava no governo.

  7. Se o Maranhão engatou a marcha ré com Flávio Dino imagina com ele e a boneca de vitrine sua filhinha? Nunca fizeram nada pelo povo se apossaram durante cinqüenta anos do poder sugando cada centavo que entrava nesse estado, usaram o cofre do estado e a miséria do povo colocados por ele nessa situação a bem da família deles. Quem dera que cada estado do Brasil tivesse um governo comunista o Brasil tava muito bem taí Flávio Dino pra provar um governador trabalhador e elogiado nacional na mídias o melhor GOVERNADOR do Brasil hoje . É Flávio Dino 2018

  8. Mas faltou dizer que há algum tempo atrás, para criar uma falsa idéia de melhoria foi alterada a metodologia do IBGE e atualmente, voltaram ao que era antes. Ou seja, os pobres estão Onde sempre estiveram. Mas como convém a culpa é do governo atual. Francamente. ..

  9. O Maranhão esta em estado lastimável, sai de la pois nao tinha nem o que comer em casa ,nao conseguia emprego pra sustentar a familia ,por isso fomos embora de imperatriz,la me parece ser mais ruim que na capital do Maranhão são Luís. Sou Maranhãrense e tenho dor da população de lar que morre a minga com a falta de trabalho e a fome ,muita gente vive a baixo da linha da pobreza,hoje tenho trabalho e vivo diguinamente fui embora de la ,hoje vivo em goiania e vivo bem.

  10. Essa fala do Sarney foi o maior câncer deste estado até hoje estamos colhendo os frutos podres deixados por eles,tinham que ser eliminado da face da terra,que volta a governar o Estado para rouba o que restou.

  11. EU JÁ Sabia que no final desta matéria iria falar bem de Roseana pq o começo so falou mal do atual governo.Como se o Sarney que já foi presidente do BRASIL tivesse feito coisa boa pro Maranhão. Roseana pode até beija meus pés mais não voto em familia que ñ fez nada pelo Maranhão e quê botar a culpa nos outros…

  12. Esse velho babaca que afundou o maranhão em todos os sentidos, só pensa no bolso dele , mais da justiça de Deus ele não escapa !!

    • Vc não é ignorante. Nunca foi e nem nunca será.
      Vc é burro mesmo.
      Parabéns pelo que vc escreveu, pois vc acabou de assinar um atestado de burrice.
      Parabéns!
      UM PAÍS PIOR PRECISA DE MAIS GENTE ASSIM COMO VC.

    • 40 anos e ainda fez tudo isso? Parabéns família sarnenta! Vá procurar o Amapá para se coçar. Nois Maranhenses nao queremos vcs aqui.
      O Governo atual tá fazendo milagres pq vcs deixaram o estado numa sisterna, este sim tá fazendo em poucos anos o q vcs não fizeram em 40.

    • Mais essas obras não foram para nos beneficiar foi para torna_los mais ricos com a movimentação da economia esqueceu que durante o governo Sarney nos não eramos nem citados nossas necessidades não se podia ter oposição esqueceu que o governo só queria obediência

    • Sério? Alguma coisa em 50 anos tinha que ser feita. Até porque ele precisava de obras para superfaturar. Leia o livro Honoráveis Bandidos e você verá o que realmente é e faz a família Sarney. Coronel, no seu sentido pior.

  13. Esse velho caduco roubou o Estado durante 60 anos e quer ficar criticando quem tá trabalhando pra recuperar o atraso causado por eles. Marcha a re quem engatou foi a Rosengana, agora que o Maranhão está andando pra frente. Xô Sarney e seus lacaios.

  14. Esse metido a escritor foi Presidente e o Maranhão continuou essa baboseira. O último governo xa filha dele só da saude desviaram 1,5 bilhões, estradas fantasmas, refinaria que não veio, sempre brincaram com o sonho dos Maranhenses. Xô honorável e Murad.

  15. O milagre do Maranhão não aconteceu agora com Flávio Dino e isso não há governador que tire. Negar isso é colocar todos os livros de história no lixo

  16. Rapaz, aonde tu achou esses números? Vc está fazendo um ótimo trabalho e tenho certeza não ser para nós maranhenses, e sim para família Sarney.

  17. Kkkkkkkk, piada ver esse comentário de Sarney, o maior atraso pernicioso q ainda manda no Brasil, infelizmente.
    Povo do Maranhão uni-vos, saiam dessa é sigam em frente torço por vocês.

  18. Essa família nunca mais toma esse estado. Flávio Dino fez em 2 anos o que esses sanguessugas dessa família de ladrões não fez em 50 anos. Só fizeram roubar.

  19. Engraçado vc descaradamente defende Sarney. Patético vc coitado o povo não quer mais essa família monarquista que só sugaram o estado durante 50 anos, Flávio Dino da lição de moral um exemplo foi a transformação da antiga casa de veraneio onde a família Sarney fazia suas festas regadas a caviar,patinhas de camarão… com dinheiro público enquanto o estado sucumbia,transformou no centro de tratamento para crianças com microcefalia “casa de ninar” .Quer mais um exemplo de como essa família monarquista não tem ética moral pois a prepotência é tão grande que a senhora Roseana Sarney não quis entregar a faixa de governo pra um opositor…kkkkkkk poupe desse sua crítica barata e descaradamente trata de atacar um governo que já fez em três anos o que os Sarneys não fizeram em 50.

  20. É impressionante a postura maniqueísta desse pessoal no Maranhão. Tentam justificar a sua incompetência agredindo o Sarney. O mais grave são certos jornalistas que pagos pelos cofres públicos, vieram de outros Estados, ficam a agredir os maranhenses e são aplaudidos por uma legião de idiotas.
    O Maranhão é um estado tão rico que, um filho de um pequeno proprietário de um sítio, fez fortuna no atual governo.

  21. O que o poder não faz. Como suas empresas estão quebrando agora esse corrupto com esse discurso fajuto. Ah sarney te esperamos em outubro pra mostrar pra vc como ja era pra tua filhinha mimada. Prepare logo a passagem dela pros EUA porque vai dá Dino em primeiro turno. Vai ser muito choro… rsrs 65✌

  22. Kkkkkkkk velho doido só agora que ele vê a pobreza do Maranhão ele foi governador desse estado e a filha foi por quatro vezes governadora e não mudaram nada agora querem que em um mandato só um outro político mude toda a realidade de anos de atraso, isso chama demência dele e de seus admiradores, agora é o governo federal que faz as obras na época de rosengana as upas eram do estado que estranho essa visão torpe desse cidadão seria bom se ele falase de onde veio todo o dinheiro do seu império, hipócrita desmiolado

  23. Essa família Sarney deve ser banida do Maranhão,esse José Sarney não deixou empreendedores de outras país instalá indústrias aqui no Maranhão porque ele queria 10% de participação de lucro das empresas.

  24. É muita “CARA DE PAU” para nao usar palavras piores… UM FDP*** desse! O governo atual está fazendo grandes investimentos na melhor área que se deve fazer: em Educação. Até pq só sendo muito BURRO para querer a volta dessa família Sarney FDP***

  25. Fico estarrecido, pois parece que o MA até 2014 era um Estado em pleno desenvolvimento, sem violência urbana e rural, sem pobreza, com pleno emprego para nossa juventude. A educação e a saúde funcionando com qualidade e atendendo sem demora nossa população. Ora, me compre um bode, Senhor Sarney.

  26. A força bruta, é assim definida a pobreza no Maranhão e quando se junta com a crise econômica e política, a força bruta
    se torna muito difícil de ser combatida é assim desde o período do coronelismo, a pobreza está enraizada no Maranhão assim como a corrupção está em Brasília .Pois bem o governador Flávio Dino segundo o G1 é o governador que mais cumpre suas metas de campanha, talvez essa divulgação tenha despertado a triste realidade por parte de quem nunca combateu a pobreza no estado. Somente em 3 anos e 14 dias podemos ver as mudanças, as transformações significativas e eficientes que o governador Flávio Dino vem realizando, para combater a pobreza e consequentemente melhorar os indicadores sociais, e todo esse trabalho diante de uma crise econômica e política.

  27. Tudo mentira !
    Esse blog recebeu quanto da família Sarney para falar isso?
    Flávio Dino tem lá seus defeitos, porque nenhum ser humano é perfeito. Além disso, ele não agrada a todos, lógico, nem Jesus que era perfeito, que era o próprio Deus agradou a todos, imagina ele coitado um mero mortal. Porém, devemos reconhecer que ele tem tentado ao máximo melhorar o Maranhão. São 50 anos de atraso. Não daria meeeexsssmoo pra ele fazer tudo em 4 anos. Como pode alguém reeguer uma coisa que está estagnada a 50 anos em 4? Oi? Só se ele fosse um mágico. Reconheçamos também as obras que foram concluídas e feitas nesses 4 anos. Foram inúmeras. Por favor, sejam Menas!
    Maranhão não pode ser tão infantil , imaturo e burro mesmo, a ponto de reentregar nosso Maranhão para essa família que quer novamente ser DONA DO MARANHÃO. Acorda gente !

  28. Esse Sarney é uma comédia foi só voltar a morar no Maranhão que começou vê a pobreza do estado que a própria família criou e agora quer colocar culpa em outros. Me compra um bonde e me dá o troco de cabrito.

  29. NADA DO QUE O SARNEY COM SUA MÍDIA E BLOGUEIROS COMPRADOS FALAM NÃO MERECE CRÉDITO. INFELIZMENTE TEM BLOGUEIRO PARA TUDO, INCLUSIVE PARA PUBLICAR AS ASNEIRAS QUE ESTE SENHOR QUE DOMINOU O MARANHÃO POR 50 ANOS, DEIXOU TODOS NÓS NA MISÉRIA, ANALFABETISMO, ATRASO TOTAL, VENHA COM ESSA DE DAR PITACO E DIZER ALGO SOBRE O GOVERNO DE FLÁVIO DINO. O BIGODUDO NÃO TEM A MÍNIMA AUTORIDADE PARA FALAR DE FLÁVIO DINO. O GOVERNADOR FAZ GRANDE ESFORÇO PARA LIVRAR NOSSO ESTADO DO ATRASO IMPLEMENTADO PELO BIGODUDO, SUA FILHA E APOIADORES. VIVA O POVO MARANHÃO. NUNCA MAIS SARNEY.

  30. Amo o Maranhão, nós (eu e muitos outros) que migraram para este Estado só temos a agradecer. Quem sai do Maranhão vê a situação difícil que os estados brasileiros enfrentam. Graças a Deus existe o Maranhão cheio de oportunidades de empregos. Assim como eu, milhares de pessoas de outros estados vieram para cá e melhoramos de vida. Falta um pouco de esforço dos jovens maranhenses para se qualificarem e ocupar as vagas que nós ocupamos. E isso não ocorre por falta de oportunidade. Assim que cheguei aqui em 2016 já comecei a fazer pós graduação aqui mesmo é minha esposa já iniciou sua graduação. Nada vai do seu. Quer emprego, se qualifique. Neste estado existem várias oportunidades de profissionalização e crescimento profissional. Obrigado por tudo Maranhão!

  31. quando se trata desse bosta, acéfalo que sua família comedora de Mucio em São Bento sem nenhuma notoriedade , se torna um político biônico em tudo, falso político , escritor e milionário. O que um bosta desse ainda quer dar palpites na política ? Que se recolha a sua insignificância como o pior presidente que está Pais já viu e aguarde a sua morte que não está longe para encerrar esse ciclo perverso de desmandos, furtos, e desserviço à sociedade brasileira. Cadeia nesse vagabundo

  32. Essa matéria fajuta fala em estradas abandonadas e mente que o governo Flávio Dino não tem feito nada para o desenvolvimento do Maranhão.
    O objetivo claro é defender a miserável família Sarney.

    Flávio vai ser reeleito porque é o melhor governador do Brasil nem que vocês não queiram, seus nojentos.

  33. Piadista ! Sarney é muito inteligente, pena que utilizou seu dom para o mal. Governador e Presidente, poderia ter tornado o maranhão a maior potência agrícola, mas além de não ter montado aqui uma grande unidade da Embrapa, sua filha ainda acabou os órgãos que poderiam fomentar a produção. Mas, há quem diga que foi proposital, afinal, a pobreza e ignorância elegeu sua filha 03 vezes.

  34. Que bando de FDP esses da família Sarney, só porque nos últimos anos o governo não é deles … colocam este tipo de notícia…… Se fosse governo Sarney colocariam que melhorou 500%….quando são anos de atraso e roubalheira…..estão podres de ricos a custa da pobreza do povo….

  35. aquelas palafitas estão ali a cerca de 30 anos, como que sei , sou partidário, não ! pq moro no são Francisco, esta é a visão das janelas do fundo do palácio do governo.
    chego a concluir que nem Lobão, Roseana, Zé Reinaldo, Flavio Dino. ninguém se importa em mudar esse quadro.
    Um contraste muito grande em frente uma palafita e no fundo um metro quadrado mais caro de São luís.

  36. A guerreira está voltando, só faltam 9 meses pro Maranhão dar as costas pra esse “malandro de quinta categoria”.

    Flávio Dino nunca mais!!! Oh arrependimento de ter votado nessa farsa!!!

  37. Sarneyzão ainda é ocara mesmo e o que ele faz ou deixa de fazer dá o maior Ibope nos comunista. Nunca tinha visto em um blog um assunto que rendesse mais de cem comentários. Sarney é o cara!!! #voltaguerreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *