OAB-MA: Thiago Diaz nega que tenha prometido não tentar reeleição

Presidente da OAB-MA diz que segue com o propósito de “trabalhar em prol dos advogados”, contesta dissidentes e nega promessa de não tentar reeleição

O presidente da Ordem dos Advogado do Brasil, Seccional Marahão (OAB-MA), Thiago Diaz, declarou ontem, por meio de nota encaminhada ao Blog do Gilberto Léda, que segue com “apoio maciço dos advogados” maranhenses e que a sua aprovação decorre de uma série de ações desenvolvidas à frente da entidade.

A manifestação do gestor é uma reação à recente movimentação de ex-aliados, que deixaram seu grupo nas últimas semanas a engrossaram o tom das críticas à atual gestão. O principal ponto de divergência diz respeito ao projeto de reeleição de Diaz: os agora adversários dizem que ele assumiu, em campanha, o compromisso de não tentar renovar o mandato (saiba mais). O presidente nega.

“Ao contrário do que tem sido divulgado por alguns dissidentes das eleições de 2015, o jovem presidente jamais se manifestou contra o instituto da reeleição, e nem disse que não seria candidato, bem como continua com o apoio da grande maioria dos profissionais atuantes no Estado, tendo seu trabalho reconhecido e prestígio em alta na capital e no interior”, diz o comunicado da OAB-MA.

Segundo a entidade, uma série de ações de gestão tem garantido alta aprovação do presidente.

“Graças a uma política de redução de custos, e sem repassar sequer o reajuste da inflação de 2017, a OAB-MA tem a anuidade mais barata do país pelo segundo ano consecutivo. Não fosse suficiente […], a gestão de Diaz ainda atendeu este ano a um pleito antigo da jovem advocacia, passando a garantir descontos automáticos de até 30% na anuidade para todos os jovens advogados do estado, conforme período de inscrição nos quadros da entidade”, completou.

Mudanças

Na semana passada, Thiago Diaz empossou sete novos presidentes de Comissões e três Procuradores de Defesa das Prerrogativas – um geral e dois adjuntos – para a Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas. O objetivo, diz a assessoria, é intensificar as ações da OAB-MA e oportunizar ao maior número de advogados a participação nos mais diversos órgãos e Comissões da Ordem.

“Começo de ano é sempre oportuno fazer avaliações, elaborar o planejamento e traçar as metas para o ano que se inicia. Nesse prisma, fizemos algumas alterações na instituição buscando aprimorar ainda mais as ações da OAB-MA na defesa da advocacia e da sociedade. Certo de que tais objetivos serão alcançados com louvor, agradeço aos presidentes que estão saindo pelo trabalho realizado e aos que chegam, fiquem certos de que terão o apoio irrestrito da Seccional para o desempenho de suas atividades, como sempre fizemos”, enfatizou o presidente.

Foram essa mudanças que também provocaram o acirramento dos ânimos. Os dissidentes alegam que trata-se de retaliação a quem não apoia a reeleição de Diaz. Ele contesta.

“Dos que saíram das comissões, há muito mais gente que apoia uma eventual candidatura à reeleição, ainda não definida, e que continuam meus aliado, do que gente contra”, declarou.

Segundo ele, a críticas à sua gestão visam apenas a antecipar o debate eleitoral. “Respeitamos a posição política e as críticas de todos, mesmo as inverídicas, mas temos a compreensão de que a quem está na gestão cabe trabalhar pelas melhorias que a classe precisa e, por isso, o trabalho não pode parar. Ao longo desses dois anos trabalhamos para fazer desta Casa, ‘A Casa de Todos’, onde alcançamos grandes conquistas. Assim como os outros dois, 2018 será também um ano de muito trabalho e vamos desenvolver mais projetos pela advocacia maranhense”, finalizou Thiago Diaz.

5 pensou em “OAB-MA: Thiago Diaz nega que tenha prometido não tentar reeleição

  1. Sou advogada e digo que a classe errou em eleger este menino despreparado, limitado e ambicioso, ele veio com este papo de mudança mas cercado de velhacos e malandros do direito como Charles Dias e outros.
    A OAB se acha muito importante, mas seu peso tende a irrelevância com gente como este rapaz.

  2. Temos que respeitar a maioria que elegeu o atual presidente, o que está em jogo é o gostinho do poder, isto é típico do ser humano, o egoísmo a ganância de que quero mais etc…

  3. Toda a situação que a OAB/MA se encontra é fruto da disputa do atual presidente e seu vice para ver quem senta no trono no próximo triênio. Essa é a novação prometida?!

Os comentários estão fechados.