Othelino reúne líderes de partidos da base de apoio a Flávio Dino

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu, na noite de terça-feira (30), em sua residência, para um jantar, 12 presidentes e representantes de partidos que reiteraram todo apoio à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB). O objetivo do encontro, além de fortalecer a frente partidária em torno do comunista, foi intensificar o diálogo para a definição de um projeto coletivo, visando às disputas majoritária e proporcional nas eleições deste ano.

Participaram da mesa de diálogos PP, PSB, PPS, PTB, Solidariedade, PROS, PR, PT, PDT, PTC, DEM e PCdoB por meio de presidentes estaduais e representantes partidários. Faltaram apenas o PEN e o PRB que justificaram as ausências.

Marcaram presença os deputados André Fufuca (PP), Pedro Fernandes (PTB), Eliziane Gama (PPS), Simplício Araújo (Solidariedade), Gastão Vieira (PROS), Josimar de Maranhãozinho (PR), Augusto Lobato (PT), Edivaldo Holanda (PTC), Juscelino Filho (DEM), Márcio Jerry (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Erlânio Xavier (PDT), Rafael Leitoa (PDT) e Stenio Rezende  (DEM). Os diretores da Assembleia Legislativa, Rubens Pereira (Institucional) e Edwin Jinkings (Comunicação), também acompanharam a reunião.

Todos os representantes partidários reiteraram empenho para a reeleição de Flávio Dino. Em relação ao Senado, o grupo liderado pelo governador do Maranhão tem, pelo menos, quatro pré-candidatos: os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS), José Reinaldo Tavares (Sem partido) e Waldir Maranhão (Avante).

Diálogo

Durante a reunião, Othelino Neto disse que tomou a iniciativa de puxar mais um encontro do grupo para ampliar o diálogo sobre o projeto eleitoral com democracia e participação de todos os partidos envolvidos neste processo. “Esse debate tem como foco a reeleição do governador Flávio Dino com o apoio de uma frente partidária plural. Estamos fortalecendo, ainda mais, o grupo, traçando estratégias e discutindo um projeto coletivo para as eleições deste ano”, enfatizou o deputado.

O presidente do PCdoB e secretário estadual de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, destacou a iniciativa de Othelino em intensificar esse debate em torno de um projeto coletivo para as eleições deste ano, tendo como foco principal a reeleição do governador. “A reunião foi muito oportuna, nosso grupo prioriza o diálogo e o consenso, dando oportunidade de manifestação a todos. Defendemos a unidade em torno dos partidos aliados. E, a cada dia, vamos avançando mais”, disse.

Partidos terão autonomia?

Uma questão que chama atenção na montagem da chapa do governador Flávio Dino é saber até onde vai a autonomia de alguns diretórios estaduais dos partidos da base.

Dois exemplos são mais recorrentemente citados na atual conjuntura: PPS e PTB.

Ambos estão intimamente ligados ao PSDB em nível nacional – no caso do PTB, o presidente nacional, Roberto Jefferson, é crítico ácido da esquerda.

Neste cenário, se confirmada uma aliança nacional do PSDB com o PPS e o PTB, estes terão liberdade para tomar rumo diverso no Maranhão, uma vez que os tucanos terão o senador Roberto Rocha como candidato a governado?

Vale aguardar.

7 pensou em “Othelino reúne líderes de partidos da base de apoio a Flávio Dino

  1. Pedro Fernandes???
    Flávio Dino quer fracassar.
    Traiu Sarney e agora quer seguir com um governo vencedor.
    Traiu o povo brasileiro ao votar a favor da reforma previdenciária.
    Se esse Pedro Fernandes se aliar ao governo, eu, meus amigos e familiares não votarão mais com Flávio Dino.

  2. CONCORDO COM INDIGNADO.
    ESSE SUJEITO NÃO VALE NADA.
    TÔ FORA.
    NÃO VOTO NEM NELE E NEM EM NINGUÉM DA FAMÍLIA DELE OU A QUEM ELE APOIAR.

    • Ainda nem liberei o comentário do “INDIGNADO” e vc já leu e concordou? Vc é vidente, pestaduais?

  3. A matéria deveria ser ” Presidente da Assembleia reúne líderes de partidos da base de apoio a Flávio Dino”. Duvido se o Othelino não fosse presidente daquela casa legislativa uniria tantos ex-roseanistas numa reunião.

Os comentários estão fechados.