Canindé Barros: “Intenção não é multar, é garantir trânsito seguro”

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, anunciou nesta quarta-feira (21) o cancelamento das autuações emitidas em duplicidade e as autuações geradas em um trecho da faixa da Avenida Colares Moreira, nas imediações da saída da Lagoa da Jansen, no Renascença. A Consórcio VL, empresa responsável por prestar o serviço, foi notificada pela secretaria. Em coletiva de imprensa, o titular da SMTT explicou a importância do monitoramento eletrônico.

Canindé Barros explicou que os condutores não precisam se preocupar em relação às multas registradas de forma inadequada. “A infração existiu, mas por conta desse problema técnico com a impressão das multas, determinamos o cancelamento de todas as multas que foram geradas em duplicidade. Até o início da próxima semana, as infrações serão automaticamente retiradas do sistema”, esclareceu o titular da SMTT.

As outras multas canceladas dizem respeito àquelas identificadas por equipamento instalado na saída da Lagoa da Jansen, que foi transferido para as proximidades do Planta Tower. Na saída da Lagoa da Jansen o equipamento, que verificava o uso da faixa de ônibus, estava flagrando, de forma inadequada, condutores no espaço tracejado.

“A própria população cobra o poder público acerca da fiscalização, pois esse é o modo de fazer com que os condutores respeitem as leis do Código de Trânsito Brasileiro. A multa é uma consequência das infrações identificadas no trânsito. O sistema implantado garante um trânsito mais seguro, já que, dessa forma, os condutores observam melhor o cumprimento das regras previstas no CTB”, acrescentou Canindé Barros.

O sistema de fiscalização eletrônica instalado em São Luís é um dos mais modernos do país. Os fotossensores observam o uso incorreto das faixas de ônibus, a ultrapassagem da velocidade permitida e o avanço de sinal vermelho em dezenas de pontos dos principais corredores urbanos da cidade.”O cumprimento dessas leis é uma postura que contribui para a promoção de um trânsito mais seguro para todos”, concluiu o secretário.

O secretário lembrou, ainda, que os condutores que desejarem recorrer de multas autuadas em outras situações pela Prefeitura de São Luís podem apresentar recurso na Secretaria Municipal de trânsito e Transporte, que será julgado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) – órgão colegiado responsável pelo julgamento de recursos interpostos contra penalidades impostas pela SMTT.

Monitoramento

Para reforçar a segurança no trânsito, além da fiscalização através desse sistema eletrônico, a Prefeitura de São Luís está realizando o videomonitoramento do tráfego nos principais corredores urbanos da cidade. Por meio da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), o poder público municipal contribui para a promoção de um trânsito mais seguro.

O monitoramento permite que a SMTT observe o trânsito em tempo real e, assim, atenda as ocorrências no trânsito com maior agilidade. O sistema favorece a segurança dos condutores, tendo em vista que observa infrações que provocam acidentes, como o uso de celular, e geram vítimas como a condução sem o uso do cinto de segurança e o transporte de crianças no banco dianteiro ou no banco traseiro sem o uso da cadeirinha.

10 pensou em “Canindé Barros: “Intenção não é multar, é garantir trânsito seguro”

  1. Estamos passando por momentos jamais vistos em São Luís, essa insegurança jurídica administrativa. Esse Canindé é um espertalhão, não é atoa que tem fazendas na região Tocantina.

  2. Esse pilantra é um famigerado por dinheiro. ..dois vagabundos. ..esse Caninde e o prefeito. ..São Luís tá um caos de buracos nas ruas …não fazem nada. ..só querem o nosso dinheiro. ..dois Vermes.

  3. Essa legislação toda em vigor poderia até existir em cidade justa onde tem asfalto de primeira . foto sensores com identificação .não como tá acontecendo em sao luis esse fotos fraudulentos e tipo uma pegadinha quase ninguém ver . saúde péssima . educação péssima segurança péssima . e o caninde barros podre de rico . tá certo blogueira . a cidade e um caos

  4. BRINCADEIRA ESSA FAIXA EXCLUSIVA PARA BUS ESTÁ TRAZENDO TRANSTORNO PARA OS CONDUTORES DE VEÍCULOS EM LOCAIS ONDE FORAM INSTALADAS MUITO CONGESTIONAMENTOS ENORMES, E OUTRA ESSA CARA JÁ DEVERIA SAIR DA SMTT SE ACHA O CARA .

    • No São Francisco e no Renascença,lojas tradicionais estão fechando as portas,devido tornar inviável o acesso às mesmas.Desemprego.Em São Paulo tem avenidas com quatro pistas e mais de 100km.Agora aqui?só em pedaços pois a cidade foi mal projetada e tem o centro histórico.

  5. Muito mal implementado esse sistema de faixas exclusivas de ônibus, mas muito mal criado… faixas pontilhadas de tamanho curto, mal dimensionadas, só os cegos da Prefeitura não enxergaram que não ia dar certo

  6. Muito seguro quando alguém fica parado na avenida por conta do engarrafamento causado pela faixa de ônibus e vem o marginal com a cabeça fervendo de droga e assalta o motorista, melhor ainda quando os ônibus invadem a pista para carros forçando o motorista a dirigir em apenas uma via. Muito seguro e bem planejado, parabéns Sr.

Os comentários estão fechados.