Justiça arquiva investigação contra delegado preso em Açailândia

O juiz André Bezerra Ewerton Martins, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Açailândia, determinou o arquivamento de uma investigação da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) contra o delegado de Polícia Civil Thiago Gardon Filippini.

Ele foi preso em junho do ano passado, junto com a escrivã Silvya Helena Alves, o investigador Glauber Santos da Costa, o carcereiro Mauri Celio da Costa Silva e o advogado Eric Nascimento Carosi.

Todos foram acusados de corrupção passiva, concussão e ameaça (relembre).

Ocorre que os investigadores não conseguiram comprovar essas acusações e o magistrado – atendendo parecer do Ministério Público – mandou arquivar os autos.

“Dando por concluído o inquérito, a autoridade policial providenciou a sua remessa ao Judiciário, manifestando-se o órgão ministerial pelo arquivamento do inquérito, por considerar a inexistência de suporte probatório mínimo, ante a incoerência e inconsistência dos depoimentos colhidos na fase policial, que resultaram da reinquirição de testemunhas. Com razão o promotor de Justiça, uma vez que, como bem vislumbrado, em que pese o esgotamento dos meios investigatórios, não foi possível se chegar à comprovação idônea da ocorrência do fato típico supostamente ocorrido nesta Comarca de Açailândia, em virtude da atuação dos investigados no mercado local. Nestas condições, apoiado no parecer ministerial, determino o arquivamento destes autos”, despachou Martins.