SES descarta surto de meningite em São Luís

Após a divulgação, pelo Blog do Gilberto Léda, de dois casos de morte por suspeita de meningite bacteria (reveja), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota descartando a possibilidade de ocorrência de um surto na capital maranhense.

Segundo a SES, nos dois casos, os hospitais da rede privada onde as vítimas acabaram falecendo não prestaram informações ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), “o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial”.

Veja abaixo a nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças descarta a existência de um surto de meningite no município de São Luís.

Houve a confirmação da doença, com evolução para óbito, em dois casos, nos dias 27 de fevereiro e 3 de março deste ano, sem qualquer tipo de vínculo entre si.

A confirmação dos dois casos foi feita pela equipe médica dos hospitais (confirmação clínica compatível), com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de petéquias (meningococcemia).

A SES esclarece que os hospitais, pertencentes à rede privada da saúde, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.

A Secretaria reforça que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliadas e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.

Por fim, a SES informa que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis, estando atenta às notificações, apoiando e executando ações de prevenção e controle, como neste caso, atuando junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

4 pensou em “SES descarta surto de meningite em São Luís

  1. Tá muito confuso isso aí do DEM.
    Como Juscelino quer inflar um partido de centro direita, que se não tiver candidato a presidente(Rodrigo Maia) certamente comporá com o PSDB ou PMDB a nível nacional ?
    E a nível nacional esses partidos precisam de musculatura aqui no estado.
    Ora, o governador comunista roxo vai apoiar alguém do PC do B, PT, ou PDT.
    Políticos se comendo

  2. Acho estranho isso! porque na época da epidemia da chicungunha e da zika os Hospitais particulares estavam lotados eu mesma tive a doença, fiquei mais de um ano sentindo dores nas articulações, fiz os exames e não constataram nada, os exames feitos aqui nesse estado só da virose, mas estudando a fundo os sintomas e avaliando os quadros na época do surto a maior parte da população teve a zika e a chicugunha e a SES afirmou que não teve quadro aqui no Maranhão. Acredito que para não admitirem a epidemia começam a por mil e uma desculpas. Agora só falta o Comunista dizer que a culpa é do Sarney.

  3. Bom dia!!
    Ontem pela manhã dia 05 de março estive na UPA Vinhais achei estranho todos os funcionários estavam usando máscara protetora perguntei para á atendente porque estavam usando ela respondeu que no domingo tinha sido diagnosticado mais um caso de meningite e que o paciente teria sido transferido para um hospital da rede estadual.
    Gostaria que verificasse a veracidade dos fatos

    • Eles mentem para parecer que tudo está sob controle, quando na realidade a epidemia já começou!

Os comentários estão fechados.