Aluisio também busca apoio para municípios atingidos por enchentes

O deputado Aluisio Mendes (PODE) participou nesta quarta-feira (11) de reunião da bancada maranhense com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Newton Ramlow, para solicitar providências do órgão em apoio às famílias desabrigadas pelas enchentes no Maranhão. Nos últimos dias, cerca de 15 municípios maranhenses sofreram graves prejuízos causadas pelas fortes chuvas que caíram no estado.

“Fomos prontamente recebidos pelos dirigentes da Defesa Civil e obtivemos a garantia de que, assim que os municípios tomarem as medidas administrativas e legais cabíveis, o Ministério da Defesa Nacional colocará toda a sua estrutura para atender a essas famílias, que estão sofrendo graves problemas causados pelas chuvas”, declarou Aluisio Mendes.

O secretário Newton Ramlow confirmou que o órgão dará total apoio aos municípios para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores das áreas alagadas pelas chuvas. Mas ressaltou que os governos municipais precisam adotar medidas legais – como decretar estado de emergência e lançar as informações necessárias no sistema da Defesa Civil – para que o governo federal possa efetivar suas ações.

O Maranhão é um dos estados mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Rios transbordaram, alagaram ruas e invadiram casas. Muitas famílias tiveram que deixar suas residências e há registros de mortes em decorrência dos alagamentos. Houve também o rompimento da BR-135, próximo de Presidente Dutra.