Geheime Staatspolizei

Alguns conhecem o termo acima, em alemão, por um nome mais simples: Gestapo. Era a polícia secreta do líder alemão Adolf Hitler (Polícia Secreta do Estado, em tradução livre), organização nazista que investigava e prendia – muitas vezes sob tortura – opositores do regime.

Curiosamente, cometia atrocidades com base no Decreto do Presidente do Reich para a Proteção do povo e do Estado. O povo, como se sabe, não tinha nada com isso.

O Maranhão acordou ontem sacudido pela notícia de que – não fosse a revelação da imprensa, notadamente de O Estado –, o governo Flávio Dino (PCdoB) pode ter tentado implantar algo parecido.

A distribuição de um memorando pelo Comando da PM em Barra do Corda era claro: os militares da região deveriam identificar e cadastrar lideranças políticas que fazem oposição ao regime comunista maranhense. Todos potenciais causadores de “embaraço ao pleito eleitoral”.

A ordem específica – de “fichar” apenas opositores – evidencia o caráter eleitoral do uso da estrutura da PM contra adversários.

Foi uma desastrada tentativa de criação da Geheime Staatspolizei do Maranhão. Felizmente abortada no nascedouro pela divulgação do caso.

13 pensou em “Geheime Staatspolizei

  1. Gilberto meu filho o governador já está reeleito, Se depender dos 5 votos la de casa a posse ta garantida,depois ele vai pro senado ficar junto da Eliziane E o Weverton

  2. Fui comunista na juventude, 1964, ainda empolgado com a Revolução Cubana. Imagina você que o nosso líder era o José Dirceu. Fomos presos no Congresso de Ibiúna/SP. Cresci e vi, que o comunismo, só deu certo nos corredores das Universidades Federais.Me espanta, uns oportunistas atuais, se travestirem de comuna.

  3. Não queremos uma Cuba implantado no nosso Maranhão. Fora Flávio Dinossauro. Nossa bandeira não é vermelha.bmuda Maranhão.

  4. Jornalista tendencioso, ora chama Flávio Dino de Stalinista, agora, nazista! Vejamos as baboseira que este jornalista que trabalha no jornal O Estado do MA fala. Totalmente incoerente, sem nexo. Notoriamente trata-se de mais um fake news, que n deve ser levado a sério.

  5. Gay reme stat políza, ( não é assim a pronúncia?). Manda esse governador que quer dá o Führer ir pra Conchinchina.

  6. O Dr Flávio Dino a tempos vem apresentando um comportamento no mínimo estranho. Um dia ele contesta/atrapalha uma votação do congresso nacional (impeachment da Dilma)), no outro reclama e aponta falhas na ordem de prisão do lula (13 juízes concordo também); outro dia, viaja pra fazer campanha em jatinho pago pelo governo (até o momento eu não vi o bilhete do voo comercial) longe do Maranhão; no outro, manda abafar as cartas de um ex-funcionário da SES. Depois autoriza (ou deixa autorizar) a PM monitorar políticos de oposição. Será que só ele não percebe que está na contramão?
    Vergonha alheia!

  7. O nosso governador parece que recebeu de vez o espirito de Hitler,só falta usar aquele bigodinho imoral .A policia militar tem que se cuidar e não entrar nessa desse doido.

  8. ACHO QUE É “BEM AI” QUE FLÁVIO VAI SE PERDER NA ELEIÇÃO: ” A TURMA DO MAL VAI PERDER DE NOVO ! ” . Esse trecho mostra toda a arrogância do desgovernado DINO. A eleição é outra , muito diferente da anterior … penso que Flávio vai se descontrolar – AO SER PRESSIONADO – e mostrar para todo O MARANHÃO A SUA VERDADEIRA FACETA AUTORITÁRIA . Tenho quase certeza que no dia da eleição ele estará antipatizado pela grande maioria do eleitorado.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  9. ESTOU ATENTO : ACOMPANHANDO TUDO … Quando voltar ao jogo, espero que Flávio Dino “fique na sua” – como Roseana -, que nem ligava quando eu “escrevia as minhas” . Inclusive o governador e todos no PC do B me elogiavam . Até lá !

    Marco Antonio Carvalho Diniz

Os comentários estão fechados.