Cariocas que acompanhavam africanos em barco foram presos em flagrante pela PF

A Superintendência de Polícia Federal no Maranhão informou há pouco, por meio de nota oficial, que prendeu em flagrante os dois brasileiros que foram encontrados junto com um grupo de 25 africanos em um barco à deriva no litoral brasileiro.

Eles desembarcaram ontem (19), em São José de Ribamar, depois de passar vários dias em alto mar, com a embarcação avariada (saiba mais).

Segundo a PF, a dupla de brasileiros será investigada por suspeita de migração ilegal.

Veja abaixo a íntegra do comunicado.

NOTA

A Superintendência de Polícia Federal no Maranhão informa que desde ontem (19) vem realizando esforços conjuntos com o Governo do Estado do Maranhão e a Marinha do Brasil, para receber um grupo de 27 pessoas (25 estrangeiros e 2 brasileiros) resgatadas por um barco pesqueiro na costa do estado.

Preliminarmente apurou-se que os estrangeiros são oriundos da África, possivelmente de cinco nacionalidades: Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, e desembarcaram no Cais do município de São José de Ribamar na madrugada de domingo (20), onde receberam alimentação, assistências médica, psicológica e social.

A Polícia Federal prendeu em flagrante os dois brasileiros que acompanhavam o grupo e instaurou inquérito policial para apurar possível prática de tráfico internacional de pessoas praticado contra os estrangeiros resgatados.

A PF também avalia a situação jurídica dos mesmos no país e à partir de amanhã, segunda-feira (21), iniciará os procedimentos de controle migratório.

Comunicação Social PF/MA


ERRATA (encaminhada ao Blog do Gilberto Léda às 17h56)
COM RELACAO AOS DOIS BRASILEIROS
A Polícia Federal prendeu em flagrante os dois brasileiros que acompanhavam o grupo e instaurou inquérito policial para apurar a promoção de MIGRACAO ILEGAL (art. 232-A do Código Penal), sem prejuízo de outros crimes praticados contra os estrangeiros resgatados.
MAIS DETALHES NA COLETIVA DE AMANHA.
Comunicação Social PF/MA