Joaquim Haickel: Uma rápida análise

Por Joaquim Haickel

Colocando o assunto eleitoral em dia, vamos passar em revista os fatos mais recentes dessa conjuntura.

Pesquisas publicadas recentemente demonstram claramente as tendências dos acontecimentos que se avizinham. No cenário nacional as coisas estão bem claras com a pré-disposição dos eleitores buscarem vias extremas para a solução do problema de governabilidade de nosso país.

Candidatos não faltam! Alguns até parecem bem intencionados, como o Amoedo, que tem um discurso de cidadania aflorado e o Meireles, que tem simpatia de parte do empresariado, mas nenhum consegue superar a casa do terceiro numeral na melhor previsão que se possa fazer.

Olhar para Marina enjoa o estômago de algumas pessoas, mesmo ela tendo um desempenho razoável nas pesquisas. Sem Lula o PT não tem a menor chance, até porque ele não consegue transferir seus votos para ninguém. O apoio que ele tem, é dele e é intransferível, fato que demonstra alguma maturidade por parte do eleitor.

Ainda é cedo para, afirmar sem sombra de dúvida, mas pelo que tudo indica, a eleição para presidente da República será polarizada entre candidatos de esquerda e direita, com os de centro querendo arrancar pedaços de um e de outro no decorrer do período.

A previsão é que Ciro Gomes, pela esquerda, e Jair Bolsonaro, pela direita, polarizem a eleição, e que Geraldo Alckmin tente, ora por um lado, ora pelo outro, se viabilizar. Eu particularmente prefiro o candidato do PSDB aos demais…

Imagino que o eleitor brasileiro não terá à sua disposição uma boa lista de opções e acabará tendo que escolher entre um candidato ruim e um pior. Não vejo, no cenário político brasileiro, nenhum candidato que possa nos liderar no sentido de tirar-nos deste caos que o PT nos colocou!…

Quanto ao Maranhão, como não poderia ser diferente, a vantagem segue sendo do ocupante do Palácio dos Leões, mesmo ele demonstrando ser uma grande decepção, uma vez que prometeu mudanças nas práticas políticas de nosso Estado e só conseguiu fazer pior que seus antecessores.

Caso Roseana seja realmente candidata, teremos segundo turno, que será mais garantido, se Eduardo Braide também concorrer e se Maura Jorge e Roberto Rocha absorverem votos de seus candidatos a presidente, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin, respectivamente. Será também bastante oportuna a candidatura de Ricardo Murad e dos demais partidos de extrema esquerda.

Mesmo com a vantagem do grupo da situação, caso a eleição estadual vá para o segundo turno e sendo ela polarizada pelo reflexo da eleição presidencial, será difícil dizer quem vencerá a disputa pelo governo do Maranhão, principalmente pela enxurrada de perseguidos que aguardam uma oportunidade para uma desforra com Flávio Dino, que é a versão comunista e atualizada do velho coronel, do tempo do “Eu posso, eu faço eu mando”.

No Maranhão, assim como nos demais estados, e também no âmbito federal, comprova-se uma tendência que vinha se consubstanciando nos últimos tempos, que é a de inexistir quadros políticos capazes, sem sombra de dúvida, de empolgar a população e o eleitor a confiar a eles seus destinos. Carecemos de políticos respeitáveis e confiáveis, pessoas nas quais possamos realmente acreditar que farão o melhor a seu alcance para lutar por dias melhores para todos, nos levando para um tempo mais justo e próspero.

Não sou um pessimista, sou um realista, e é por isso que afirmo ao final dessas minhas palavras, que haveremos de conseguir nosso intento.

12 pensou em “Joaquim Haickel: Uma rápida análise

  1. O nosso Maranhão é esquecido no esporte até pelo vice presidente da CPF ,O Fernando Sarney deveria ir na emissora dele enviar uma frase de apoio a seleção brasileira..
    Já que ele é um membro da instituição..
    Cobra aí Gilberto leda..

  2. A verdadeira máscara que vem caindo é a máscara do mãe nagiba, o quincas babão, o chupa colhão do patrão velhaco Sarney. Pois nessas eleições só vai dá o Governador Flávio Dino e os seus candidatos ao senado, à Câmara Federal e para a Assembléia do Estado do MA.

  3. Joaquim Haickel é um realista seletivo. Aonde esse senhor estava quando Ricardo Murad desviou 1,2 bilhão da saúde construindo hospitais insustentáveis de caráter eleitoreiro, legando um pesada dívida para as gerações futuras? Ou quando foi anunciado o pólo de confecções de Rosário ou do projeto salangô ou da estrada Paulo Ramos – Arame. Ou da Máfia da Sefaz, ou de Alberto yousef preso em São Luís com propinas e vinhos para membros do governo Roseana. Joaquim Haickel joga toda essa lorota contando com o esquecimento da população. É única explicação para tamanho despaltério para comparar os governos anteriores com o governo atual. Foram anos de roubalheira, corrupção sistematizada e metódica nos governos em que esse senhor apoiou. Será que ele esqueceu da lista de compras da senhora roseana ? Nunca vi esse senhor ter cer uma única crítica para aqueles festivais de desperdício e ostentação às custas do povo sofrido do Maranhão. Não há paralelo para tamanha insensatez e desrespeito com a consciência dos maranhenses.

  4. Joaquim como sempre lúcido e objetivo, o melhor candidato é Geraldo Alckmim, os fanáticos e lunáticos da esquerda vão votar no pior possível ou no indicado pelo sacerdote da seita deles.
    Bolsonaro é a reação das pessoas normais ao fanatismo que a esquerda com sua irracionalidade levou o país, ingovernável pela CF 88, leis frouxas e irresponsáveis contra o crime e a tomada do orçamento público pelas corporações de funcionários públicos.
    Agora é esperar a cachorrada do PT e PC do B a Xingar Joaquim !

  5. Kkkk

    Quando vai ser o stand up do Joaquim?

    Meu deputado sem voto só pode estar querendo virar comediante!

  6. Caro amigo Gilberto, gostaria muito que algum de seus leitores que não concordam com minhas análises, contra argumentassem contra minhas teses ou contra as minhas conclusões e parassem de me insultar ou de tentar me denegrir. Fazendo isso essas pessoas só vão estar confirmando minhas colocações, o que me agrada por um lado, pois prova toda sua incapacidade de rebater o que eu afirmo… O mais curioso é que só quem faz isso são os comentaristas assalariados pelo governo. pois nenhum membro dele tem coragem de rebater o que falo!…

    • é só seguir o IP dessa turma que fala bem de FD, devem vir de secretarias e orgãos do governo estadual.

    • Mas Joaquim pelo menos mete a cara. Todo mundo sabe quem é. Problema é que os que tentam debater com ele o fazem com nomes falsos, escondendo-se atrás de uma tela de computador…

Os comentários estão fechados.