Mesmo com liminares, aprovados em concurso da PM em 2017 não são chamados

Abaixo, uma mensagem repassada à imprensa por candidatos aprovados no concurso da PM de 2017 que, mesmo amparados por liminares da Justiça Estadual, não conseguem fazer com que o Governo do Estado cumpra as ordens e os convoque para testes de aptidão física.

Eles pretendem iniciar uma série de mobilizações.

Formamos uma comissão para requerer a convocação dos candidatos em situação de SUB JUDICE. Ocorre que a banca organizadora divulgou o resultado final e convocação dos candidatos em 26/03/2018. É sabido que muitos candidatos, dados os prazos desarrazoados, não conseguiram entregar exames complementares via administrativa, restando assim, a via judicial, por remédios constitucionais (mandado de segurança) e ação ordinária para argumentar sobre as circunstâncias mencionadas. Nesta comissão de SUB JUDICE, enquadram-se também os candidatos que foram eliminados por cotas raciais, e os PCDs que não foram convocados num primeiro momento.

Concedidas as liminares para convocação por parte do judiciário, tivemos a surpresa, de que não haveria a possibilidade de seguirmos nas próximas etapas. O Comandante Geral Jorge Allen Guerra Luongo, por meio de ofício, datado em 27/04/2018 informou que; ́ ́…extrapolado o limite da capacidade estrutural e logística tanto no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMA, quanto nas unidades do interior do Estado, impossibilitando está corporação de receber qualquer quantitativos de candidatos… ́ ́

Sabendo das circunstâncias, os candidatos em situação de SUB JUDICE, reservaram-se à espera. Ocorre que, na data de 17/06/2018 as turmas encerrarão a 1a etapa de formação, havendo assim, posteriormente, espaço hábil para a convocação dos candidatos que por direito adquirido, devem seguir as próximas fases.

Vislumbramos que os candidatos PCDs, num primeiro momento haviam sido eliminados, e por meio de recursos, conseguiram a oportunidade de direito, a seguir as próximas etapas, e a convocação para 04/07/2018.

Na condição já mencionada, de sub judice, sequer obtivemos um posicionamento dos órgãos responsáveis (observando que esta etapa, é de caráter eliminatório e classificatório).

Muitos de nós, possuímos pontuação relativamente alta na avaliação objetiva, o que, poderia colocarmo-nos, somado o desempenho positivo na respectiva etapa a qual estamos buscando, uma classificação com média final suficiente para a turma de primeira nomeação.

É certo que estamos superando etapa por etapa, inclusive as aquém do edital, e por fim, requeremos apenas o direito garantido de seguir as próximas fases.

Aguardamos um posicionamento dos órgãos responsáveis, e o direito a convocação adquirida de seguirmos as próximas etapas, com o objetivo maior de nos tornarmos excelentes Policiais Militares do Estado do Maranhão.

Em nome de todos os candidatos em condição de sub judice.

15 pensou em “Mesmo com liminares, aprovados em concurso da PM em 2017 não são chamados

  1. Essa novela ainda renderá muitos capitulos, quanto as pessoas com deficiência, o governo não deveria ter ofertado vagas para essas pessoas, haja vista que é um cargo que exige praticamente perfeição física, a pessoa com uma necessidade especial não teria função numa corporação militar, outras profissões sempre têm algo que elas possam desempenhar quase tão bem como alguém sem nenhum problema físico, desculpe minha sinceridade, e nunca em outros certames da PM tivemos vagas para essa clientela, e agora o governador criou um problema difícil de resolver tudo isso porque queria fazer proselitismo político, mas espero que as demais subjudice consigam engressar na PM.

    • Você é uma pessoa preconceituosa. Há vários tipos e níveis de deficiência, os deficientes tem direito a participar em qualquer concurso público dentro do percentual mínimo de vagas determinado em lei. O que é necessário fazer é colocar estas pessoas para exercer funções compatíveis com as suas deficiências, e dentro da PM é possível, como por exemplo, em ser serviços administrativos ocupados por PM’s que não possuem nenhuma deficiência e que deveriam estar trabalhando nas ruas.

      • Não chame de preconceituosa alguém que não existe, só falei o que é um fato, ou vc acha que alguém que tenha alguma deficiência seja física ou intelectual teria alguma função num ambiente em que a perfeição chega quase a ser uma regra, ou vc imagina um cocô correndo atrás de um bandido, seu imbecil.

    • Babaca.desinformado.tu não sabe ler, analfabeto?passamos na prova e fomos convocados pra todas as etapas(taf.exames.investigação,psicotécnico).fizemos tudo isso.fomos eliminados por erro da banca.estamos dentro das vagas.não estamos mendigando vaga por não ter atingido pontuação não ..somos de 2017 e não de 2012
      QUeremos fazer o curso pq é direito nosso, ganhamos liminares.
      Otário

    • Não existe nenhum subjudice desse concurso que quer entrar no curso de formação por causa de nota. talvez muitos deles fizeram mais pontos do que você.

    • O colega deveria se informar sobre o significado do termo sub judice. Mas imagino que ainda sim,não tenha capacidade cognitiva para interpretar o texto! Obrigado.

    • Filho entenda uma coisa… Estamos atrás do nosso direito que foi violado pela banca.. Estudamos sim fomos aprovados sim, é tanto que nossas notas estão entre os os primeiros 400 da lista inicial,fomos prejudicados, é tanto que o judiciário reconheceu o erro cometidos conosco… Por isso nos deu a chance de seguir em frente… Não queremos a vaga de ninguém. Somente as nossas, e se você olhar a corporação da policia militar vai os “sub judice” que existem lá até pessoas com altas patentes.. . Antes de você manda estudar pensando que estamos brigando por notas… Vá repensando no seu ponto de vista e conceito… Pois nós estamos atrás de um cargo que vai proteger a tua vida e da tua família enquanto você dorme a noite tranquila ao lado da sua família e filhos. Nós estaremos enfrentando as maiores dificuldades para proteger a sociedade que não iremos conhecer e só irar nos julgar.. igual a você com esse comentário.
      Que Deus abençoe a sua família e que não precise da Policia Militar. Porém se precisar estará pronta para lhe servir.

  2. Sobre a galera que está na situação de sub judice do concurso de 2017 nenhum é por insuficiência de nota ou por não está clássicado todos foram classificados inclusive alguns com notas maiores do que muitos que fizeram a primeira etapa do curso, porém em alguma das etapas tiveram como inaptos sendo por erros da própria banca e foram barrados, mas já adquiriram seus direito via judicial .
    Todos já concluíram teste de aptidão física só resta ser convocado para o curso de formação… só pra esclarecer um pouco a situação.

  3. Vejo que muitos que comentaram, sequer leram a nota remetida pelos subs. Deixa claro que muitos tem notas para primeira nomeação, diria que a maioria do subs/2017 com nota pra estar entre as primeiras mil posições. Acontece que muitos são de outros estados, gastaram 5, 7 mil reais entre todas as etapas., Gastaram com a justiça Não é justo ser excluído por questões burocráticas. E a liminar de convocação, concedida pelos desembargadores estão aí para comprovar isso. Convocação já!

Os comentários estão fechados.