Procuradoria recomenda que igrejas não promovam propaganda eleitoral

Flávio Dino igrejas

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Maranhão enviou recomendação aos capelães religiosos do estado do Maranhão, aos diretórios estaduais de partidos políticos e aos principais dirigentes de igrejas e entidades religiosas, orientado qualquer pessoa que represente liderança de uma religião, a não promover ou participar de atividades que possam ser entendidas como propaganda eleitoral ou emprego de recursos dos templos religiosos em prol de determinadas candidaturas, especialmente nos locais de cultos.

O documento foi emitido apenas dias depois de o governador Flávio Dino (PCdoB) figurar como um dos convidados para participar do 36º Congresso Estadual de Missionárias e Dirigentes de Círculo de Oração, da Igrejas Assembleia de Deus, em Lago da Pedra.

O comunista foi ao culto em um helicóptero do CTA (reveja).

Segundo a PRE, a recomendação, que se destina à orientação de padres, sacerdotes, clérigos, pastores, ministros religiosos, presbíteros, epíscopos, abades, vigários, reverendos, bispos, pontífices ou qualquer representante religioso, leva em consideração o entendimento, firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que a propaganda eleitoral em prol de candidatos feita por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico e, por isso, deve ser uma prática vedada.

Para o procurador regional eleitoral Pedro Henrique Castelo Branco, a utilização dos recursos dos templos pode causar desequilíbrio na igualdade de chances entre os candidatos, o que poderia atingir gravemente a normalidade e a legitimidade das eleições e até mesmo levar à cassação do registro ou do diploma dos candidatos beneficiados, se eleitos.

A íntegra da Recomendação PRE-MA nº 06-2018 pode ser acessada aqui.

7 pensou em “Procuradoria recomenda que igrejas não promovam propaganda eleitoral

  1. SEMPRE SOUBE QUE COMUNISTA SÃO RAÍZES DE ANTI-CRISTO , VEJA SÓ UM EXEMPLO CLARO ESSA AÇÃO EM VIGOR .

  2. Recomendar é uma coisa, atender a recomendação é outra, nas igrejas isso acontece não em todas, pois tem determinados templos cujo responsável não permite misturar política e religião, frequentei vários anos uma denominação evangélica que toda eleição o pastor chamava os membros para perto do altar e orientava os fiéis a votarem no candidato da igreja, apresentava-o e pedia orações e que falássemos com nossos parentes e amigos para ajudar a colocar um pseudo-homem de deus para defender os interesses da igreja, eu claro não concordaram, estou em outra denominação, se o pastor nessa eleição ousar fazer isso vou ser a primeira pessoa a denunciá-lo. Igreja não é pra tratar de assuntos políticos, mas sim de temas espirituais.

  3. Agora como e que ficaituacao da Deputada Eliziane Gama que tem feito das Igrejas Evangélicas verdadeiros palanques eleitorais e até o momento nada de Ministério Público, em alguns lugares do país até funcionam, mas no Maranhao só atua nas prefeituras dos interiores.

  4. Essas igrejas evangélicas, via de regra cheias de pessoas humildes, problemáticas, carentes e interesseiras de tudo. Facilmente iludidas, são ludibriadas, com o apoio de alguns pastores, por políticos vivaldinos e vagabundos,. Será quando essa triste realidade será mudada?

  5. É lamentável que a Procuradoria tenha que intervir neste sentido. A finalidade da Igreja é a pregação de Evangelho de Cristo e não fazer política. Ainda bem que a minha não entra nessa, se o fizer eu me levanto contra.

  6. Pingback: Líderes insatisfeitos com recomendação contra política em igrejas - Gilberto Léda

  7. e aqui em coroata o padre alonso ate andou na caminhada do arrastao depois que o locutor falou o nome dele ele entrou dentro do carro

Os comentários estão fechados.