Época: PIB do MA teve queda acumulada de 11% em 2015 e 2016

Da Coluna Expresso

A queda acumulada do PIB nacional em 2015 e 2016 chegou a 6,9%, de acordo com dados da consultoria Tendência a partir de dados do IBGE. Mas, nesse período, alguns estados tiveram resultados ainda piores: Espírito Santo (-12,3%), Sergipe (-11,8%), Maranhão (-11,5%), Amapá (-11,1%), Pernambuco (-10,5%), Amazonas (-10,2%), Bahia (-9,9%) e Piauí (-9,3%).

Segundo a consultoria Tendências, o resultado capixaba foi fortemente influenciado pelo desastre da mineradora Samarco. Ainda assim, o estado conseguiu manter o equilíbrio das contas públicas. De acordo com o secretário da Fazenda, Bruno Funchal, o estado investirá R$ 1 bilhão em 2018, sendo que metade desses recursos sairá do governo.

Atualização – as quedas acumuladas foram apuradas nos anos de 2015 e 2016 – e não 2016 e 2017 conforme publicado anteriormente.

18 pensou em “Época: PIB do MA teve queda acumulada de 11% em 2015 e 2016

  1. Ei blogueiro, e porque você não fala que obtivemos a maior alta em 2017, em estudo feito pelo O estado de SP, algo que o estado nunca obteve. É muito desespero de vocês.

    • O estudo feito pela folha de São Paulo fala de crescimento do agronegócio, não da economia em geral, vai lá e Leia a meteria por completo.

  2. Quem já foi e não fez, não vai fazer agora.
    Se você constrói uma casa com um bom projeto, acabamento e material de qualidade e você por um motivo qualquer tiver que se mudar e alugar ou vender seu imóvel, no futuro poderão acontecer duas coisas:
    1- O novo morador ser caprichoso, conservar e até construir melhorias no imóvel, ou
    2- Não se importar em morar bem e não dar a devida manutenção e conservação.
    Nos dois casos, por razões da casa ter tido um bom projeto e construída com materiais de qualidade ela continuará de pé e com suas instalações funcionando por mais tempo mesmo que não tenha uma boa conservação.
    Se você construir uma casa sem projeto e com materiais de má qualidade, ela apresentará logo problemas consequentes da sua má construção.
    O Maranhão foi administrado sem projeto e com uma péssima qualidade gerencial nos últimos governos e hoje seu atual gestor não soube fazer as ações necessárias para haver uma mudança de rumo no desenvolvimento do estado.
    Somos detentores de quase todos os piores índices entre os estados do país. Essa situação é consequência de gestões equivocadas no passado e que continua no presente.
    Está na hora de mudar.
    Vamos dar oportunidade a quem ainda não governou nosso Maranhão.
    Leonardo Castro.

    • Santa e Íncrível prolixia! Bastava dizer não, como sempre, que ‘a culpa é do Sarney’. Vai entender…

  3. Segundo a consultoria Tendências, o resultado capixaba foi fortemente influenciado pelo desastre da mineradora Samarco. È no Maranhão quem terá sido o influenciador ??

  4. Se isso aconteceu o atual governo não é responsável direto, é uma herança de muitas décadas, o atual governo não pode ser responsabelisado, sozinho.

  5. Flávio Jerry está endividando o estado, é o pior que não tem projeto, o único projeto desse papada de porco é beneficiar seus asceclas com contratos camaradas. A perícia médica que funcionava em um prédio próprio na Magalhães de Almeida está encravada no meio do Cohafuma em um pequeno prédio provavelmente de algum camarada, as delegacias de polícia que funcionavam quase todas prédios do estado estão muitas delas em prédios alugados. Aonde esse comunista quer chegar? Nossa bandeira não é vermelha, muda Maranhão.

  6. O desespero dos sanguessugas comunistas é tamanho… Tudooooo é culpa do Lula, do Sarney, do FHC, do Collor. Kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk

  7. Essas notícias de que cai o PIB em determinado estado e a notícia é tendenciosa para por a culpa no governo do estado não passa no crivo dos leitores, pois todos que lêem blogs sabe muito bem que isso não é somente em um único estado e sim em todo o país em detrimento da crise econcomica que assola o país a anos, portanto quem é leitor de blogs são informados o suficiente pra saber disso. Mais tem aqueles que faz de conta que é somente no estado. Fazer o que né?…

  8. Pingback: Na Mirante FM, Flávio Dino usa dado antigo para contestar queda do PIB - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.