NOTINHAS DA TARDE

Não colou…
Pelo visto, a coligação “Maranhão quer mais”, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), não se convenceu do argumento do secretário Carlos Lula, de que seu chamamento a servidores da Saúde para um comício de Flávio Dino (PCdoB) era uma “conversa privada” (saiba mais). O caso será mesmo denunciado à Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA).

Nada com nada

 

A candidata do PSL ao governo, Maura Jorge, fez todo um mistério sobre uma coletiva que concedeu nesta segunda-feira (24) e deu a entender que soltaria uma bomba na entrevista. Qual nada… Tratou apenas do que todo mundo já sabia: que ela responde a uma ação de improbidade de quando ainda era prefeita de Lago da Pedra – usou um “M” estilizado em publicidade institucional, como referência a seu nome; e que o caso está tendo seu desfecho em meio a período eleitoral. Maura alega que isso seria uma forma de lhe tirar da disputa, embora sua candidatura já tenha sido deferida.

Odair José
Maura reclama, principalmente, de uma impugnação oposta pelo ex-presidente da Comissão de Licitação do Estado, Odair José (PCdoB). Ele já teve negada pelo TRE-MA uma ação contra a candidatura da ex-prefeita, mas recorreu à própria corte eleitoral estadual.

Não custa lembrar…
Foi uma condenação em ação de improbidade – por também usar recurso público para promoção pessoal – que provocou a cassação do ex-prefeito prefeito de Bacabal Zé Vieira. É por isso que por lá haverá nova eleição.

Segue
A candidata a deputada estadual Andreia Rezende (DEM) – esposa do deputado Stênio Rezende (DEM) – mandou avisar que segue na disputa por uma vaga na Assembleia. Ela ainda está hospitalizada, após um grave acidente automobilístico ocorrido no início da campanha eleitoral, em agosto (relembre).

Chumbo trocado I
O senador Edison Lobão (MDB) resolveu contra-atacar: utilizando a mesma ferramenta do deputado Alexandre Almeida (PSDB), o emedebitsa levou ao ar um programa em que uma atriz acusa o tucano de “ter a cabeça velha”.

Chumbo trocado II
Aos mais próximos, Almeida diz que gostou da réplica. Por dois motivos: porque lhe coloca de vez no debate sobre o Senado e porque não responde a nenhuma das suas críticas contra Lobão.

 

Caso de polícia
Na semana passada, Alexandre Almeida registrou uma queixa crime na Polícia Federal contra Edison Lobão Filho, que é candidato a primeiro suplente na chapa do próprio pai. Alexandre solicitou proteção para si mesmo, para a esposa e para o filho de dois anos, depois que recebeu uma mensagem em que “Edinho”, segundo o tucano, o ameaçou, dizendo que o deputado estadual havia conquistado “um inimigo para toda a vida”.

“Re-indeferido”
O TRE-MA negou um recurso do deputado federal Júnior Marreca (PATRI) e manteve decisão pelo indeferimento do seu registro de candidatura. Ele será substituído na disputa pelo filho.

Recorreu
Após conseguir o deferimento da sua candidatura, o ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques (PP) ainda não pode ficar sossegado:Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA) recorreu da decisão e quer vê-lo fora da corrida por uma cadeira na Câmara.

Inquérito
O MP instaurou inquérito para investigar uma licitação de R$ 12 milhões com suspeitas de fraude promovida pela Prefeitura de Buriti. O prefeito Lourinaldo Batista da Silva (PCdoB), o “Naldo Batista”, contratou a Dimensão Distribuidora de Medicamentos Eireli para fornecimento de medicamentos, materiais hospitalares e odontólogos. Segundo o MP, R$ 7,3 milhões do total podem ter sido desviados.