Médicos do MA temem redução do valor de plantões após portaria da SES

Médicos que prestam serviço em hospitais da rede estadual de Saúde do Maranhão temem que haja redução no valor pago por plantões após a edição de uma portaria pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O ato, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 30 de outubro, “estabelece a redução do teto das despesas” com a prestação de serviços de ginecologia/obstetrícia, anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, pediatria e ortopedia, na capital e no interior.

Determina, ainda, redução de 10% nos demais contratos.

Apesar da redação, o secretário da Saúde, Carlos Lula, sustenta que não haverá corte no valor dos plantões. A SES já emitiu uma nota sobre o caso (leia logo abaixo).

UTI

O Blog do Gilberto Léda apurou entre os médicos que a portaria deve afetar, principalmente, médicos que dão plantões em unidades no interior.

“Avaliando superficialmente, um dos mais afetados serão os plantonistas de UTI, principalmente no interior”, destacou um deles.

Segundo ele, isso se deve ao fato de que os valores estabelecidos como teto já são os praticados na capital. Mas, no interior, os contratos eram maiores, para garantir plantões mais rentáveis e estimular médicos a se deslocar para as cidades onde há hospitais regionais.

“Segundo a portaria da SES, esse repasse para as empresas médicas vai diminuir e, consequentemete, quanto maior o desconto para as empresas, menor será o valor repassado pelo plantão de 12hs aos médicos”, ressaltou outro médico.

Ao blog, Carlos Lula disse que, nos casos de redução de 10%, por exemplo, há como manter os valores dos plantões cortando parte dos lucros das empresas médicas.

Após a divulgação da portaria, entidades representativas dos médicos devem se reunir para discutir o assunto.

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que é equivocada a notícia sobre suposta redução dos valores pagos para plantões médicos, atribuída à Portaria SES nº 1.044/2018.

A SES esclarece que o documento estabelece, pela primeira vez, parâmetros para o teto do valor pago às empresas médicas e garante isonomia a serviços iguais, prestados em diversas unidades.

A Secretaria informa que a medida é uma exigência legal diante da expansão da rede de serviços e das regras da emenda constitucional nº 95, que impactou fortemente o repasse de verbas federais para a saúde.

13 pensou em “Médicos do MA temem redução do valor de plantões após portaria da SES

  1. Arrocha, Flávio Dino! Bota no bogga dessa corriolla, que eles gostam! Ora, afinal o Comunista precisa de grana para [•••] “correligionários”, como Márcio Jerry e outros bufões!

    Em um bom “maranhês da Ilha”: – Dá-lhe neles, Flávio Dino!”

    • Massacre do Governo do Estado para com os médicos do estado!! E o CRM/MA!!??? E a promotoria estadual do Trabalho (se é que isso existe) não faz nada!!?

  2. Pacote de Maldades do Governo do Estado já em pleno andamento.

    Médicos, engenheiros e principalmente empresários comem o pão que o diabo amassou neste Governo de advogados comunistas. Quase escorraçados, são menos prestigiados e respeitados que policiais, professores, “jornalistas e bogueiros” e que os próprios advogados. Agora durmam com um barulho desse!!!

  3. O governo deveria realmente diminuir esses super salarios, pelo decreto ficaram entre 75.000 e 85.000 reais. Valores completamente fora da realidade do Brasil, imagine do Maranhão. O teto no serviço público é 33.000 reais, como podem esses profissionais terem salarios tão altos?

      • É mais do que lógico que esse valor não é o recebido pelo médico, e sim pela prestação de serviço pela equipe inteira durante todo o mês. Vale ainda dizer que na maioria destes contratos atuam 2 ou 3 profissionais em todos os plantões; portanto, o salário de cada profissional é absurdamente o inferior ao dito pelo “desinformado” Emerson acima, que ainda é capaz de comparar salarios… kkkk

        Deve ser um dos amantes da gestão Dino…

  4. Só resta a Flávio Dinossauro pedir ajuda para o Ladrão que está preso em Curitiba. Kkk chora comunista, teu inferno está só começando.

  5. Flávio Dino mata dois coelhos com uma cajadada só. Fode com quem votou nele (merecidamente, diga-se de passagem, pois votar no Buchão só sendo imbecil mesmo) e ainda “morre” como político. Nunca mais se elege a nada neste Maranhão de incaltos. Pra mim tá bom. Baixa o sarrafo Sapão, e sem pena!!!

  6. Pingback: Médicos discutirão portaria que pode reduzir valor de plantões - Gilberto Léda

  7. Pingback: Médicos do Maranhão discutirão portaria que pode reduzir valor de plantões – Blog do Samuel Bastos

  8. O BOM CABRITO NÃO BERRA , DEIXA DE CHORO, EU NÃO QUERO CHORORÕ…. AVISEI CADE CINDY MACEDO, CARLOS SOUSA VEM DEFENDER O COMUNISTA DE VCS ..

  9. Pingback: Deputados condenam corte de valor de plantões de médicos do Maranhão - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.