Rocha diz que voto por aumento a ministros do STF foi “técnico”

De O Estado

O tucano Roberto Rocha (PSDB) foi um dos 41 senadores que votou pelo aumento de 16% de aumento no salário de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de aparentemente ser resumida à figura dos 11 ministros, a decisão, caso sancionada por Michel Temer, deve ter um impacto de R$ 6 bilhões/ano nas contas públicas.

Em contato com O Estado, Roberto Rocha afirmou que a decisão dos senadores em aprovar o aumento foi técnica.

“A iniciativa do projeto de Lei não foi do Senado, e veio sustentada tecnicamente por todos os ministros do STF, juízes, procuradores e integrantes do Ministério Público. Não se tratava de um aumento, mas de uma reposição por perdas salariais dos últimos quatro anos”.

O senador ainda disse que compreende a reação negativa da população brasileira, mas que ela é injustificada. De acordo com o senador, não há relação direita entre os parlamentares que votaram e o objeto da votação.

“O aumento não atinge o Senado ou os senadores, que não são beneficiados. É compreensível a reação da sociedade, mas não cabe a um poder, diante das razões técnicas apresentadas, negar o que foi solicitado por outro poder”.

17 pensou em “Rocha diz que voto por aumento a ministros do STF foi “técnico”

  1. Todo mundo tá passando por desvalorização salarial só os ministros que não pode passar, brincadeira senador…

  2. Como assim?! ” razões técnicas?! Que razões são estas?! E se foi pra votação no senado, estes tem o dever e direito a dizer ” sim” ou “nao” para o aumento absurdo!😠

  3. Saibam que para condizer com a realidade brasileira, os SUPERSALARIOS devem ser REBAIXADOS em 30 % e não repor perdas em valores, já exorbitantes. 14 milhões de desempregados e os poucos que trabalham tem que subsidiar essas aberrações concentrando renda no judiciário MAIS BEM PAGO DO MUNDO.

  4. Este Senhor mostra com muita clareza que tanto o senado quanto a Câmara dos deputados não estão dando a mínima para àqueles que representam, o povo.
    Isso deve ser um modelo de democracia muito singular neste sistema. Senado pra que?

  5. Rapaz! não tem um voto do Roberto Rocha pelas minorias, trabalhador etc. Só a favor dos grandes. Me explica que razões técnicas são essas que dão 9 mil reais a mais para o STF e vota a favor da reforma trabahista. Ou seja, na cabeça dele, a culpa é do salário de D. Antonia mesmo que é de 965 reais por mês.

  6. Roberto pensa que o povo é besta, voto técnico e pr isso que ele leio ignorado como candidato a governador equerendo ser esperto para Justificar a falta de respeito com o povo brasileiro, Roberto do pensa no que é melhor pra ele que o povo que se lixe.

  7. Tecnicamente toda sociedade em especial as pessoas mais pobres estão perdendo seu poder de consumos a muitos e muitos anos. Porque só os mais abastados tem que receber reposição salarial? Porque estes juízes tem o direito de ter reposição salarial, quando os de menor renda e os aposentados depois de uma vida inteira de trabalho e contribuições, quando mais precisamos de dinheiro para comprar seus remédios, não tem nenhum benefício aumentado.?
    Só o auxílio moradia dos juízes é maior que o maior beneficio dos aposentados pelo INSS.
    Tenha paciência, senador.

  8. Já pedi que minha família votasse para esse Senador em 2014, mas há muito não nos representa mais. Imaginemos o salário mínimo que é a base para o sustento de muitos brasileiros e principalmente dos maranhense, que não fosse o programa bolsa família seria lamentável e que ele não venha com justificativas que não convencem. O Brasil passa por um momento difícil e tem que passar primeiro pela redução dos gastos com os políticos partidários.

  9. O salário mínimo uma miséria e vcs senadores ,tem coragem de votar para dá aumento a ministros.Falta de respeito com a classe menos favorecida.

  10. Ao menos Dinóquio vai ser contra esse aumento, hoje como chefe do executivo, embora não deixe de pagar essa imoralidade, afinal, uma mão lava a outra e, no final das contas, quem paga mesmo é o pobre trabalhador.
    Quando ele, Dinóquio, era juiz, isso não passava de justiça e reconhecimento aos magistrados… mas isso faz parte do passado.

  11. Reposição por perda salarial? Que absurdo é esse? E os trabalhadores terão reposição por perda salarial? E os desempregados e aposentados terão reposição de cesta básica? Vocês continuam achando que o povo brasileiro é imbecil apesar de que mais de 40 milhões ainda são imbecis.

Os comentários estão fechados.