Juscelino Filho debate venda de medicamentos em supermercados

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados realizou na tarde desta terça-feira (27) a audiência pública para tratar do PL 9482/2018, que permite a venda de medicamentos isentos de prescrição (Mip) em supermercados. A reunião foi proposta pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA), que é o relator da proposição.

Esses remédios, os Mips, obedecem a classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não precisam de receita médica para serem comprados, e são vendidos atualmente só por farmácias e drogarias. Pela proposta do autor, deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), esses produtos poderiam ser comercializados também em supermercados. O autor ainda defende que, por se tratarem de medicamentos amplamente conhecidos e utilizados pela população, não representam elevado risco sanitário e por isso poderiam ser vendidos também em outros estabelecimentos comerciais.

Juscelino, que também é presidente da CSSF e médico, explicou que o objetivo da audiência foi ouvir os representantes do setor para discutir a viabilidade da proposta, uma vez que o Brasil já enfrenta o problema da automedicação praticada por boa parte da população. “Uma desvantagem é que hoje um dos grandes problemas do Brasil é a automedicação. As pessoas que ainda se automedicam não procuram a orientação médica e que têm alguns efeitos que podem causar danos aos pacientes”, afirmou Juscelino Filho. “Com a realização dessa audiência, que pra mim representou a democracia que vivemos nesta Casa, e com tudo o que tratamos aqui hoje, pretendo formular um parecer adequado às necessidades da população”, finalizou o parlamentar.

Participaram da reunião os representantes: da Anvisa, Andrea Rezende Takara; do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha; o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Da Silva Jorge João; o representante da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Cassyano Januario Correr; do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ana Carolina Navarrete; o presidente do Conselho Consultivo da ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição), Jorge Raimundo; da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), Marcio Milan; e o consultor Jurídico da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Alessandro Dessimoni.

2 pensou em “Juscelino Filho debate venda de medicamentos em supermercados

  1. Esse é o famoso cuscuz sem sal, não fede e nem cheira, vive a sombra do pai, e usufruindo dos gordos contratos de suas empresas de medicina por imagem, mais do mesmo, um filinho de papai que mama nas tetas dos governo comuna….
    Não vai passar disso, não tem projetos, inovações, um arroz sem sal…

  2. Pingback: TV Câmara: Juscelino fala sobre venda de remédios em supermercados - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.