Matões do Norte: Adriano obriga governo a explicar fechamento de hospital

Por iniciativa do deputado estadual Adriano (PV), a Assembleia Legislativa vai requerer junto ao secretário da Saúde, Carlos Lula, informações detalhadas sobre a situação do Hospital Geral de Matões do Norte. Hospital localizado a 138 km de São Luís, cujo fechamento prejudicou o atendimento à população de 14 municípios da região.

“Precisamos saber o que vai acontecer com as dezenas de servidores que foram surpreendidos com o fechamento do hospital e que chegaram a denunciar uma demissão em massa. É preciso saber dados completos da obra a ser feita no local, pois queremos saber custo, prazo de conclusão. Enfim, estamos cobrando transparência do governo”, declarou Adriano.

“O fechamento do hospital prejudicou muito o atendimento das pessoas da região, a maioria trabalhadores rurais. Nesta semana, muitos pacientes de municípios vizinhos tiveram que vir para os Socorrões de São Luís em busca de atendimento”, informou Ana Léa Coêlho dos Santos Costa, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (SEEMA). “Este hospital atendia a população de 14 municípios e agradecemos o empenho deputado Adriano para que a gente possa esclarecer esta situação difícil  do atendimento à saúde em toda a região”, disse o vereador Ismael Viana Bezerra (PRTB), o Ismael do Sindicato, de Matões do Norte.

O requerimento do deputado Adriano solicita informações sobre os profissionais que, direta ou indiretamente, foram afetados por essa situação: se serão realocados ou se retornarão aos seus postos de trabalho ao final dessa paralisação/reforma e como será o desdobramento da situação trabalhista, caso sejam dispensados ou exonerados, para que não haja dúvidas quanto à questão salarial dos funcionários daquela unidade. O deputado também requisita maiores explicações em alusão ao princípio da transparência administrativa e publicidade dos atos governamentais sobre a reforma do hospital regional divulgada em nota oficial da SES. Detalhando: a finalidade a que se destina a obra, nome da empresa que faz a execução da obra, nome do engenheiro responsável, valor da obra e período de execução.

7 pensou em “Matões do Norte: Adriano obriga governo a explicar fechamento de hospital

  1. Como líder de fato do Bloco de Oposição, o deputado Adriano provou que tem forte poder de articulação e conseguiu a aprovação do seu requerimento solicitando informações sobre hospital ao secretário de Saúde.

    • Até agora nós leitores não vimos a divulgação de uma iniciativa sequer do Ministério Público local a respeito desse grave fechamento ou estranha paralisação do Hospital de Matões do Norte? E nem tampouco do MPT, da SRT e da Justiça do Trabalho para proteger os pobres funcionários da terceirizada/Oscip? Será se até no interior do estado a Justiça e o MP fazem também trocas de favores com o Governo do Estado, brincadeira!!? Não acredito, até tu Brutus??

  2. Quero parabenizar o Deputado Adriano pelo seu trabalho, tem feito um trabalho sério e coerente. Com a aprovação desse requerimento ele ainda mostrou que tem um real poder de articulação na Assembléia Legislativa. O Governo realmente tem muito o que explicar sobre o fechamento deste hospital!

  3. Gosto do Adriano porque ele faz uma oposição serena, responsável, não uma oposição contra Maranhão, mas uma oposição a favor dos maranhenses. Ouvindo as pessoas. Diferente deste governo que não diálogo mais com ninguém!

  4. Além do fechamento da Maternidade Maria do Amparo, do fechamento da Unidade de Matões do Norte, temos um hospital em Alto Alegre sem anestesista (o que compromete o funcionamento), temos redução do número de anestesistas em Coroatá (agora somente um), o que também determina uma redução significativa na quantidade de procedimentos executados… Enfim, essa é a saúde de todos nós…

  5. Até agora nós leitores não vimos a divulgação de uma iniciativa sequer do Ministério Público local a respeito desse grave fechamento ou estranha paralisação do Hospital de Matões do Norte? E nem tampouco do MPT, da SRT e da Justiça do Trabalho para proteger os pobres funcionários da terceirizada/Oscip? Será se até no interior do estado a Justiça e o MP fazem também trocas de favores com o Governo do Estado, brincadeira!!? Não acredito, até tu brutus??

  6. DE QUE ADIANTA AGORA RECLAMAR????? NAS ELEIÇÕES DE 2018 FOI DADA A OPORTUNIDADE DE MUDAR… O QUE O POVO FEZ???

    DEU PODER TOTAL: NO SENADO, CÂMARA FEDERAL E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO… O QUE RESTA AGORA SÃO 4 ANOS DE PAULADA.

Os comentários estão fechados.