Em campanha, Pedro Lucas conquista apoios na Grande São Luís

Pedro Lucas acumula apoios em sua campanha

Um mês após a convenção partidária que homologou sua candidatura na disputa por um assento na Câmara dos Deputados na eleição de outubro, o candidato a deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) ainda contabiliza os frutos das articulações políticas que vem fazendo nos bastidores para sua caminhada rumo à Brasília.

Suas postagens nas redes sociais vêm surpreendendo muita gente. Em São Luís, Pedro Lucas conta com apoio de 8 dos 31 vereadores e do prefeito Edivaldo. Desde o início da campanha de rua, no último dia 15 de agosto, o petebista já foi apresentado oficialmente como candidato em eventos organizados por seis destes nove parlamentares ludovicenses.

Os dois últimos eventos ocorreram nesse fim de semana, quando foi recebido nos bairros da Vila Luizão e Cohafuma, como candidato à deputado federal, em ato organizados pelos vereadores Antônio Marcos Silva – Marquinhos e Umbelino Júnior, respectivamente. Na semana anterior, ele já havia sido apresentado em atos organizados por Osmar Filho, Isaias Pereirinha, Josué Pinheiro e Edson Gaguinho.

APOIOS NA GRANDE SÃO LUÍS
Pedro também vem somando importantes apoios nos municípios da Grande São Luís. Recentemente, ele recebeu o apoio do prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando. A cidade é a segunda em número populacional da região Metropolitana e a terceira mais populosa do Estado.

Além disso, a dobradinha com vários candidatos a deputado estadual, também se soma ao conjunto eleitoral. Em Paço do Lumiar, Pedro Lucas conta com apoio dos vereadores Inácio, Fernando Muniz e Miguel. O candidato também soma apoios na cidade de Raposa.

TRAJETÓRIA DA CAMPANHA
A campanha do candidato do PTB à Câmara Federal na região vem sendo marcada pela união de amigos que acreditam e abraçam sua caminhada rumo a esta nova etapa. É na capital maranhense que o jovem candidato se tornou uma das maiores lideranças políticas nas eleições deste ano.

Além dos vereadores Marquinhos, Umbelino, Osmar Filho, Isaías Pereirinha, Josué Pinheiro e Edson Gaguinho, Pedro Lucas também conta com o apoio de outros colegas de plenário entre eles Nato Júnior (PP), Joãozinho Freitas (PTB) e Irmão Domingos (PEN).

Além de contar com a parceria de Osmar Filho que é presidente eleito da Câmara de São Luís para o biênio 2019-220, o petebista conta também com o apoio do prefeito Edivaldo, filho do deputado e candidato à reeleição Edivaldo Holanda, com quem faz dobradinha na cidade.

Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira em São Luís

Nota

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do Poder Executivo Municipal nesta sexta-feira (9), após o feriado do aniversário da cidade nesta quinta-feira (8). O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na segunda-feira 12 de setembro.

O decreto assegura a oferta dos serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros. O atendimento deve ser realizado por escalas de serviço ou plantão.

Edivaldo entrega 944 apartamentos no Residencial Vila Maranhão

edivaldo casa 1O prefeito Edivaldo entregou, na manhã desta quinta-feira (30), 944 apartamentos do Residencial Vila Maranhão I, II, III e IV. Desde o início da gestão, já são mais de 10 mil unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, entregues na atual gestão. O ato solene de entrega das chaves reuniu grande número de famílias contempladas e contou com a participação da secretária de estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, que representou o governador Flávio Dino no evento e de autoridades políticas e empresariais locais.

Após o descerramento da placa de inauguração do Residencial Vila Maranhão, o prefeito visitou as instalações de um dos imóveis entregues e destacou a expansão da política habitacional na capital, executada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo Federal.

“Estamos com uma grande política habitacional em curso na nossa cidade, desenvolvida com muita responsabilidade, planejamento e trabalho. Os avanços na área são grandiosos e já beneficiaram mais de 36 mil pessoas. Esta é uma das ações mais gratificantes que desenvolvemos, porque oportunizamos a realização do grande sonho das famílias, que é a aquisição da casa própria e a possibilidade de viver com mais dignidade. Ainda temos muitas unidades em construção e que serão entregues nos próximos meses, beneficiando ainda mais famílias da nossa cidade”, afirmou Edivaldo.apartamentos

Habilitação para a licitação do transporte ocorrerá na segunda

são luisA Prefeitura de São Luís realiza nesta segunda-feira (4) mais uma sessão pública da licitação do sistema de transportes de São Luís. A sessão será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), situada à rua da Palma, 53. A nova sessão pública marca o início da fase de habilitação, última etapa do certame que definirá as empresas que vão operar o sistema de transporte de São Luís.

Na fase de habilitação, serão analisados os documentos que dizem respeito à habilitação jurídica, à regularidade fiscal e à qualificação técnica e econômico-financeira das empresas e consórcios licitantes, conforme estabelecido pelo edital.

“A licitação do sistema de transportes é mais um compromisso assumido com a população de São Luís e cumprido na nossa gestão. É uma ação histórica, que nenhum outro gestor havia conseguido colocar em prática e que dará à nossa cidade um sistema de transporte com a qualidade que a população merece e precisa”, destacou o prefeito Edivaldo.

O presidente da Central Permanente de Licitação (CPL), Mádison Leonardo Andrade Silva, destacou a tranquilidade e a lisura que tem marcado o processo de licitação desde o início. “A comissão responsável e a equipe técnica da Secretaria de Trânsito e Transportes têm trabalhado com afinco em todas as etapas deste processo, que representa um divisor de águas na história do transporte público de São Luís, nos dando segurança jurídica e técnica para cobrar por um bom serviço neste setor. O prefeito Edivaldo determinou que fosse realizada esta licitação para garantir um bom serviço de transporte público e esta melhoria estará assegurada com as regras estabelecidas pelo edital e pelo novo contrato”, explicou Mádison Leonardo.

ETAPAS

Considerada um marco no sistema de transporte de São Luís, a licitação estabelece padrões de qualidade para o sistema, que precisarão ser cumpridos pelas empresas vencedoras, bem como mecanismos efetivos de fiscalização e cobrança para que tais serviços sejam realmente executados. A primeira sessão pública do certame foi realizada no dia 12 de maio, no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e consistiu na abertura dos envelopes contendo as garantias de propostas e as propostas comercial e técnica. Na ocasião, foi feita a análise preliminar e todos os licitantes atestaram o deram vista aos documentos dos envelopes.

Após a sessão, as propostas foram analisadas de forma mais detalhada pela comissão de licitação e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A partir dos critérios estabelecidos pelo edital, as empresas foram declaradas classificadas ou não classificadas. O resultado pôde ser analisado pelas empresas licitantes durante o período de recursos e contrarrazões e em seguida, foi submetido a nova apreciação da comissão técnica. A classificação da primeira fase estará disponível a partir desta quinta-feira (30) no site da Prefeitura de São Luís.

EDITAL

O edital da licitação do sistema de transportes de São Luís foi lançado em março pelo prefeito Edivaldo. A ação é inédita para o transporte coletivo de São Luís, que até então operava de forma precária, e estabelece uma série de requisitos e padrões mínimos de qualidade que precisarão ser cumpridos pelas empresas que vencerem o certame. O edital também estabelece sanções para as empresas que não se adequarem aos padrões exigidos.

Entre as melhorias que deverão ser implantadas no sistema de transporte de São Luís a partir da assinatura do contrato estão redução da média de idade da frota para, no máximo cinco anos; substituição gradativa da frota por veículos com ar-condicionado, sendo 20% da frota já nos primeiros meses de contrato; a introdução, no sistema, de ônibus bi-articulados; acessibilidade em toda a frota; entre outras melhorias. Os benefícios já garantidos ao usuário do sistema, como meia-passagem, recarga embarcada e bilhete único, continuam mantidos.

SMTT alerta para alterações no trânsito durante São Pedro e São Marçal

são marçalPara orientar e disciplinar o trânsito durante as festividades de São Pedro e São Marçal, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fará intervenções no tráfego nas imediações da Capela de São Pedro e interditará algumas avenidas de acesso ao bairro do João Paulo. Portaria disciplinando o trânsito e transporte durante o evento foi publicada na segunda-feira (27), pela SMTT. Na portaria a secretaria orienta os condutores de veículos para as alternativas de tráfego.

Na noite desta terça-feira (28), a SMTT fará disciplinamento do trânsito na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha. Agentes de trânsito se posicionarão em frente a Capela de São Pedro para prestar as orientações. Não haverá interdição de vias no local.

As avenidas Kennedy, na altura do Colégio Gonçalves Dias no bairro de Fátima; Getúlio Vargas, próximo ao semáforo do cruzamento com a Avenida dos Franceses, no Monte Castelo, e São Marçal, em frente a feira do João Paulo, serão interditadas no período entre 22h de quarta-feira (29), a zero hora de sexta-feira (30), devido ao tradicional festejo de São Marçal, que encerra o período junino. A interdição do tráfego de veículos se estende também às transversais de ligação com estas avenidas.

No sentido bairro-centro, a opção de desvio indicada pela SMTT para quem estiver trafegando pela Avenida São Marçal, será feito pela Rua 05, da Jordoa, podendo seguir em frente até acessar o elevado Alcione Nazaré, na Ivar Saldanha.

Para os que estejam trafegando no sentido centro-bairro, percorrendo a Avenida Kennedy, o desvio será para a rua Armando Vieira da Silva, onde está localizado o Colégio Gonçalves Dias. Por estas vias, o tráfego desaguará na Avenida Getúlio Vargas. A SMTT permitiu que os carros de abastecimento tenham livre trânsito, até as 22h da quarta-feira (29).

Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís que trafegam pelo João Paulo terão seus itinerários modificados, conforme os mesmos desvios até o fim das festividades na Avenida São Marçal.

Obra do Canal do Cohatrac será entregue por Edivaldo

Canal CohatracO prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) entregará nos próximos dias à população do bairro Cohatrac, a obra de construção do Canal do Cohatrac, que consiste num sistema de drenagem profunda e solucionará definitivamente problemas como inundações na área.

O prefeito vistoriou a obra, que já está em fase de conclusão e se manifestou sobre o empreendimento em seu perfil em rede social.

O Canal do Cohatrac abrange serviços de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do bairro. Os serviços são realizados ao longo 1.920 metros, dimensionados a partir do bairro Planalto Anil II até a Estrada da Maioba. Com a conclusão do canal serão beneficiados diretamente cerca 150 mil moradores das regiões do Cohatrac, Cohab, Jardim das Margaridas, Parque Aurora e outros.

“Esta obra vai trazer benéficos em diversos aspectos à população que sofria com os transtornos causados pelos alagamentos constantes que ocorriam aqui, na região do Cohatrac, no período chuvoso. Isso representa uma melhoria significativa à qualidade de vida dos moradores do entorno do canal”, frisou o prefeito Edivaldo.

Prefeitura avança com obras na Cidade Operária

foto 1 (1)O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ampliou os serviços de recuperação asfática no bairro da Cidade Operária.

As obras chegaram na sexta-feira à Unidade 105, que fica próxima a bairros como Jardim América, Vila Janaína, Recanto dos Pássaros e Jardim Tropical.

Na tarde de ontem, por exemplo, ele concluiu a pavimentação da Rua 14d, daquela unidade, que dá acesso à Creche do Recanto dos Pássaros e à Avenida Principal do Jardim América.

A via estava intrafegável, tomada por buracos, acúmulo de lama, pedras e havia se tornado armadilha para veículos.

Agora, contudo, o cenário é outro. A recuperação foi feita e o bairro da Cidade Operária, um dos mais populosos da capital, está de cara nova.

Há duas semanas uma área onde funcionava um lixão próximo a Praça do Viva, foi desfeito pela Prefeitura. O lugar recebeu arborização e deve se tornar uma área de lazer no futuro.

Escolas também passaram por reformas. Um avanço que atende um bairro por anos esquecido pelo Poder Público.

Rua 14D, da Unidade 105 da Cidade Operária recebe recuperação asfáltica

Rua 14D, da Unidade 105 da Cidade Operária recebe recuperação asfáltica

foto 2 (1)

Via estava completamente destruída, em todos os trechos

Moto já tem vaga garantida na série D

(Foto: De Jesus/O Estado)

(Foto: De Jesus/O Estado)

Zeca Soares – Um dia após conquistar o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Moto já pode comemorar a sua classificação para o Campeonato Brasileiro Série D.

É que após anunciar o aumento de 40 para 48 clubes na competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendendo à solicitação das Federações, dentre elas a do Maranhão decidiu aumentar novamente o número de clubes.

A informação foi confirmada pelo presidente da FMF, Antonio Américo Lobato Gonçalves ao Blog do Zeca Soares. As Federações querem ainda que a CBF volte a regionalizar a competição o que será ainda melhor para o futebol maranhense.

A competição este ano deverá ter entre 56 a 64 clubes. A medida beneficiaria o futebol maranhense que passa a ter duas vagas na competição.

A primeira vaga já é do Moto que ganhou o primeiro turno e garantiu vaga na Série D deste ano, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2017.

A outra vaga, por enquanto vai ficando com o MAC, mas tudo vai depender do segundo turno.

Falta apenas a CBF oficializar o aumento no número de clubes.

Bilhete único já está em vigor em São Luís

ônibusEntrou em vigor hoje o Bilhete Único. Por meio do sistema o usuário do sistema de transporte de São Luís não precisará mais se deslocar até um dos cinco terminais de integração para trocar de ônibus sem pagar outra passagem.

Durante o trajeto, o usuário pode descer e pegar outro coletivo de linha urbana se quiser no período de até uma hora e meia. Só que muitos usuários ainda têm dúvidas sobre o funcionamento do Bilhete Único e acham que o tempo de uma hora e meia não é suficiente para a troca de ônibus.

O Bilhete Único foi lançado pela Prefeitura de São Luís no dia 2 deste mês e segundo a administração municipal uma das principais vantagens do bilhete é a possibilidade de fazer a integração em qualquer ponto de ônibus, ou seja, sem a necessidade de ir aos terminais, garantindo economia de tempo e mais qualidade de vida para quem utiliza o transporte coletivo na capital.

De acordo com a Prefeitura de São Luís, o sistema é simples de ser utilizado e vai atender passageiros da capital com aplicação nas linhas urbanas integradas. O usuário poderá fazer quantas viagens quiser no intervalo de 1h30, pagando apenas uma passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da via. O monitoramento deste itinerário vai ser feito por meio do sistema de GPS que já funciona nos coletivos da capital.

O pagamento da passagem será feito com os atuais cartões de vale-transporte ou de meia passagem. Caso não possua nenhum dos dois, o usuário poderá solicitar o cartão na sede do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), no Centro. O Bilhete Único não pode ser usado por mais de uma pessoa. O cartão estudantil é de uso intransferível. No caso do cartão de transporte, o benefício se aplica somente ao primeiro passageiro que utilizar.

Com informações de O Estado