Moody’s rebaixa notas do Maranhão, Paraná e da cidade do Rio

Do Globo.com

A Moody’s América Latina rebaixou nesta quarta-feira (12) os ratings dos estados do Paraná e do Maranhão, além da nota de crédito do município do Rio de Janeiro. Segundo a agência, a ação reflete o rebaixamento da nota do Brasil, de para Baa3 de Baa2, anunciado na véspera.

Na visão da Moody’s, a contínua deterioração da economia do Brasil e a posição fiscal soberana “terão impacto direto no ambiente operacional dos estados e municípios brasileiros”.

Paraná tem perspectiva negativa

A perspectiva do Maranhão e da capital fluminense foi mantida como “estável”. Já a do Paraná permanece como “negativa”, em reflexo da “deterioração no saldo operacional durante 2014 em comparação aos pares, como indicado pelos dados publicados pelo Tesouro Nacional que evidenciam um déficit de 6% nas receitas operacionais, comparado a um superávit de 10% em 2013”, diz a Moody’s.

“A perspectiva negativa [do Paraná] também reflete a reduzida confiança nos relatórios do estado devido à discrepância material no nível de despesas de pessoal divulgado nas contas públicas do estado em 2014 comparadas àquelas divulgadas pelo governo federal”, diz a agência.

A Moody’s também observa que uma falha contínua por parte do estado do Paraná em divulgar claramente sua condição financeira pode levar a agência a “considerar retirar os ratings por falta de informação”

Situação fiscal se agravou

Para a agência, a posição fiscal dos estados e municípios brasileiros se enfraqueceu em 2014, devido à redução na receita com impostos e aumento na rigidez das despesas. “A Moody’s espera que o ambiente macroeconômico desafiador continuará exercendo pressão sobre a qualidade de crédito dos estados e municípios brasileiros no futuro próximo”.

A Moody’s também ressalta que as notas atrubuídas são suportadas por uma forte estrutura institucional e pela supervisão do governo federal do Brasil sobre estados e municípios. A agência segue vendo a estrutura institucional do Brasil como um fator positivo para o crédito de estados e municípios em comparação aos relativos pares internacionais.

Veja abaixo como ficam os ratings avaliados pela Moody’s:

Estado do Paraná: rating rebaixado para Ba1 (escala global, local e moeda estrangeira) de Baa3, e para Aa2.br (escala nacional, local e moeda estrangeira) de Aa1.br, com perspectiva negativa.

Estado do Maranhão: rating rebaixado para Ba2 (escala global, local e moeda estrangeira) de Ba1, e para Aa3.br (escala nacional, moeda local) de Aa2.br com perspectiva estável;

Cidade do Rio de Janeiro: Rating rebaixado para Baa3 (escala global, local e moeda estrangeira) de Baa2, e afirmados em Aaa.br (escala nacional, moeda local) com perspectiva estável.

Um comentário em “Moody’s rebaixa notas do Maranhão, Paraná e da cidade do Rio

  1. Pingback: Maranhão tem nota de crédito rebaixada mais uma vez | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.