A babá, os idiotas e o preconceito

pracownickDesde o início dos protestos de domingo (13) iniciou-se nas redes sociais um movimento – claramente influenciado pelos petistas – de demonização dos manifestantes.

O principal argumento? São elite…

Segundo essa lógica vazia, mesquinha, quem ganha dinheiro trabalhando, produzindo e, de alguma forma, é bem sucedido, não pode protestar contra um governo.

Foi nesse cenário que surgiu a foto acima.

Uma babá negra, empurrando um carrinho com dois filhos de um casal branco.

Pronto!

Estava armado o cenário perfeito para acrescentar mais um ingrediente à lista de desqualificação do movimento: além de elitista, racista.

É claro que ninguém é tolo de negar que, se a maioria das babás ou empregadas domésticas no país é negra, isso se deve a um processo histórico que tem como nascedouro a escravidão ainda nos tempos do Brasil Colônia.

Agora, não é razoável que o senhor  Cláudio Pracownick, o cidadão da mesma foto acima, seja o alvo de toda crítica que se possa fazer ao desenvolvimento da sociedade brasileira por conta dos resultados de um deplorável processo histórico.

Fazer isso é má-fé (no caso de quem o faz de caso pensado), ou idiotice.

Na maioria dos casos, infelizmente, a segunda opção é a verdadeira.

A resposta de Pracownick, no entanto, deixou sem argumentos todos os idiotas que decidiram, a partir de uma única imagem, fazer uma análise sociológica de todo o movimento “Fora Dilma”, que levou  às ruas mais de 2 milhões de pessoas em todo Brasil.

A babá em questão é uma empregada contratada em regime diferenciado, para trabalhar exclusivamente aos fins de semana. E recebe a mais por isso, exatamente como mandam as leis trabalhistas.

Nos dizeres de Pracownick: “Trata-se de uma ótima funcionária […]. Não a trato como vítima, nem como se fosse da minha família. Trato-a com o respeito e ofereço a dignidade que qualquer trabalhador faz jus”.

Sinto dizer, mas Debret não tem nada a ver com isso. E preconceituoso é quem julgou o casal a partir uma imagem.

Abaixo, o posicionamento de completo de Cláudio Pracownick:

“Sí Pasarán!”

Ganho meu dinheiro honestamente, meus bens estão em meu nome, não recebi presentes de construtoras, pago impostos (não, propinas), emprego centenas de pessoas no meu trabalho e na minha casa mais 04 funcionários. Todos recebem em dia. Todos têm carteira assinada e para todos eu pago seus direitos sociais.

Não faço mais do que a minha obrigação! Se todos fizessem o mesmo, nosso país poderia estar em uma situação diferente

A babá da foto, só trabalha aos finais de semana e recebe a mais por isto. Na manifestação ela está usando sua roupa de trabalho e com dignidade ganhando seu dinheiro.

A profissão dela é regulamentada. Trata-se de uma ótima funcionária de quem, a propósito, gostamos muito.

Ela é, no entanto, livre para pedir demissão se achar que prefere outra ocupação ou empregador. Não a trato como vítima, nem como se fosse da minha família. Trato-a com o respeito e ofereço a dignidade que qualquer trabalhador faz jus.

Sinto-me feliz em gerar empregos em um país que, graças a incapacidade de seus governantes, sua classe política e de toda uma cultura baseada na corrupção vive uma de suas piores crises econômicas do século.

Triste, só me sinto quando percebo a limitação da minha privacidade em detrimento de um pensamento mesquinho, limitado, parcial cujo único objetivo é servir de factoide diversionista da fática e intolerável situação que vivemos.

Para estas pessoas que julgam outras que sequer conhecem com base em um fotografia distante, entrego apenas a minha esperança que um novo país, traga uma nova visão para a nossa gente. Uma visão sem preconceitos, sem extremismos e unitária.

O ódio? A revolta? Estas, deixo para eles.

18 pensou em “A babá, os idiotas e o preconceito

  1. Por essas e outras, que abomino ativismo e ativistas.
    Demonizar a “elite” faz parte de um discurso que remonta ao século 18!
    Esses esquerdistas brasileiros, não acompanharam a evolução que ocorreu na esquerda européia!
    O vitimismo é o pièce de résistance dos ativistas brasileiros.
    Combram de todos nós, não negros, uma conta perpetrada por nossos tataravós… das quais não temos quaisquer responsabilidades!
    Porque eles não cobram essa responsabilidade, de quem vendeu os seres humanos como escravos, reis e líderes de comunidades, reinos e outros países africanos da época?
    Até quando vamos receber, na cara, cobrança pelo que não fizemos?
    Esse mimimi de ativista não agrega a sociedade, mas a separa… aquela velha história petista de “eles e nós”, “ricos e pobres”, “do nordeste e do sul”….
    Não sou elite, e tenho uma empregada doméstica em casa, que recebe pelo que faz… é tratada com respeito e consideração, e… pasmem… é branca!!!!
    Esse extremismo interessa a quem???

  2. Pingback: A babá, os idiotas e o preconceito… | Blog Matias Marinho

  3. Penso que os comentários descabidos partiram de pessoas que gostariam que a citada babá estivesse desempregada e recebendo bolsa família.

  4. A esmagadora maioria dos “bens de vida” o são trilhando caminhos nada republicanos. Quem estava nesses protestos?
    Aqui, só os que vi pela TV, formavam uma corja de saqueadores de dinheiro público ( meu, teu, dos brancos, dos negros, dos ricos, dos pobres, e etc.) encabeçados por João Castelo.
    Hoje, na peninsula do São Francisco ( não existe peninsula da ponta da areia) só mora em sua maioria funcionários e ex funcionários públicos ( Juizes, promotores, deputados, desembargadores, e etc), e todos sabem que a esmagadora maioria desses novos ricos não passam de ladrões.
    E a babá criolinha, será que queria “protestar” ?

    • Meu Deus!
      Não posso crer!
      A malta petista deve estar de brincadeiras!
      Meu salário de R$ 3.000,00 me elevou à dignidade de “elite branca”!
      Assalariado, virei agora saqueador de dinheiro público!
      Definitivamente os valores, para os petistas, não existem mais.
      Penso: o que uma pessoa (que se esconde atrás de pseudônimo, e fere o que dispõe o art. 5°, inciso IV da Constituição Federal) imagina o que seja pobre!
      Tem de estar desempregado, passando fome?
      Eu não tenho nem casa própria, porque o Programa Minha Casa Minha Vida não me dá subsídios (afinal, para eles sou “rico”!), e nem ganho para poupar!
      13 anos e tendo meu salário cada dia mais achatado, e ainda tenho de suportar um imbecilizado.. que pelo menos escolheu nick de acordo: é amigo da onça… e nesse caso, a onça é o (des)governo petralha!

  5. Acho deplorável, invasivo e desrespeitoso o uso da imagem para tal fim. Mas, é um fato: A maioria dos insatisfeitos se encontra nos extratos sociais mais privilegiados. É só fazer um apanhado dos bairros onde as panelas mais apanham. Dentre os insatisfeitos, são muitas as razões ou todas ao mesmo tempo. Há quem nunca gostou da esquerda, do PT e do Lula. Dentre estes a maioria dizia que estava errado até quando o governo acertava. Muita gente se incomodou com a transferência de renda, os adeptos do evolucionismo social. A ações afirmativas também trouxeram um tanto de chateação. Os direitos da empregada doméstica e especialmente o mais médicos que atingiu em cheio uma classe altamente formadora de opinião. São só alguns exemplos.

    • Com a ascenção dos petralhas, quem recebe até R$ 3.000,00 é considerada classe alta!!!
      Que maravilha!
      Nunca gostei da esquerda, nem de lula e nem de seu partidão.
      Não sou e nunca fui contrário à transferência de renda, de contra os direitos das domésticas.
      Mas eu imaginava que os petralhas iriam tirar o dinheiro dos milionários, e redistribuir essa riqueza, não que eles fossem dividir entre eles esse dinheiro.
      E nem imaginava que eles iriam institucionalizar o que eles sempre combateram!
      Senhor Jomar Freitas, o senhor ou é desinformado, ou de má fé mesmo!

  6. Esse debate de direita , esquerda, vitimas da ditaduras etc precisa ser enterrado , esquecido. O que cada um tem que analisar é o presente e sua satisfação com ele. Toda vez que se tenta uma conversa com algum petista ou simpatizante , eles sem argumentos atacam com bordões descabidos do tempo da revolução francesa. Sou apartidário e minha rejeição ao petismo é tão somente por terem jogado o Brasil no mar de lama sem precedentes. Lembro dessa gente na oposição que atacava tudo e todos , até os programas sociais que tanto defendem hoje. Não sei se é crime mas eu sonho com outro Brasil, digno com menos corrupção , onde os verdadeiros herois sejam homens e mulheres dignos que entendem que moral não pode ser trocada por benesses mesmo que seja ao menos favorecidos. Qualquer cidadão honesto , trabalhador teve ânsia de vômito com tanta arrogância , prepotência e cara lavada do ex-presidente Lula quando afirmou ser a alma mais honesta desse país. Se esse cidadão é a alma mais honesta imagina a mais corrupta.

    • Precisa ser esquecido porque você deveria estar do lado dos que torturaram, assassinaram e exilaram brasileiros cujo único crime era o de opinião. Precisa ser esquecido porque vocês querem continuar roubando, saqueando o erário com seus Marinhos, Sarneys, Malufs, Serras, Alckmin, Aécios e toda essa corja que usa o dinheiro pilhado do povo para alimentar os vícios em drogas, álcool e manter privilégios de seus descendentes consanguíneos e bastardinhos mantidos com dinheiro público na Europa. Vcs querem o silêncio apenas para continuar fazendo o que fizeram em 500 anos: roubar o Tesouro Nacional sob o beneplácito de uma elite carcomida que só sabe viver assim.

      • Quem torturou, assassinou, assaltou bancos, praticou guerrilha, sequestrou diplomatas, assassinou (Mário Kozel, apenas um exemplo), foram os cretinos que depois se auto-intitularam “defensores da democracia”, e que posteriormente inauguraram uma verdadeira ditadura de esquerda, que domina o país há pelo menos 13 anos!

  7. ESTÃO DESVIANDO O FOCO DO DEBATE QUE A IMAGEM DO CASAL TROUXE A TONA – O FATO DE AS PESSOAS QUE ALI ESTAVAM (NOS MOVIMENTOS DO DIA 13/03) É QUASE TOTALMENTE FORMADA POR UMA CLASSE MÉDIA E ALTA, O QUE JAMAIS DESQUALIFICARIA O DIREITO A MANIFESTAÇÃO, MAS TAMBÉM NÃO REPRESENTA GRANDE PARCELA DO POVO BRASILEIRO. MUITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO REVELARAM QUE POR EXEMPLO, O GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALKIMIN LIBEROU AS CATRACAS DO METRÔ PARA A POPULAÇÃO IR AS MANIFESTAÇÕES ( QUEM VAI PAGAR A CONTA DO METRÔ? AS MANIFESTAÇÕES NÃO SÃO CONTRA A CORRUPÇÃO?) PORQUE OS PAULISTAS NÃO CARREGARAM CARTAZES CONTRA OS RECURSOS DESVIADOS DA MERENDA ESCOLAR? NÃO É UM MOVIMENTO CONTRA OS CORRUPÇÃO? PORQUE OS PARANAENSES NÃO CARREGARAM FAIXAS CONTRA O GOVERNADOR DO PARANÁ, BETO RICHA,, ACUSADO DE UTILIZAR DINHEIRO PÚBLICO NA SUA CAMPANHA ELEITORAL EM 2014? NÃO É UM MOVIMENTO CONTRA A CORRUPÇÃO? ANTES QUE ALGUM BABACA ME CHAME DE PETISTA QUERO DIZER QUE NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO POLÍTICO, E ESTOU TANTO QUANTO A MAIORIA DOS BRASILEIROS, ESPERANDO QUE A JUSTIÇA COLOQUE TODOS OS LADRÕES ATRAS DAS GRADES, SEJA QUEM FOR, APENAS NÃO SOU E NÃO VOU ME DEIXAR SER MASSA DE MANOBRA, DE CANAIS DE TV, REVISTAS OU PARTIDOS POLÍTICOS.

  8. O mais curioso é que enquanto a babá carrega os filhos dela, ela cuida do filho da cachorra!

    • Que delicadeza! Que educação esmerada!
      Esse deve ter estudado na Suiça!
      Mas deve trocar a ferradura pelo menos uma vez ao ano!
      E a “cachorra” dá emprego, paga salários e benefícios, e garante que suas funcionários tenham vida digna.
      E vocês, Sinval Moreira e Carlos (quem escreve em caixa alta, não merece credibilidade!).. o que vocês fazem pelo país, a não ser mamar no erário?

  9. Pingback: A babá, os idiotas e o preconceito | blog du cuelho

Os comentários estão fechados.