CUIDADO! 20 bares da Litorânea são autuados por falta de higiene

baresA Vigilância Sanitária de São Luís autuou hoje (15) 20 bares da Avenida Litorânea por falta de higiene. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

Os proprietários foram notificados no bojo de uma grande operação deflagrada pela Prefeitura de São Luís para inspecionar bares, restaurantes e similiares que preparam e comercializam alimentos e bebidas. Cerca de 20 fiscais sanitários realizaram a ação e encontraram diversas irregularidades.

Foram inspecionados 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária. Nos demais, os fiscais encontraram diversas irregularidades que podem colocar em risco a saúde da população. A Vigilância apreendeu utensílios enferrujados, panelas inapropriadas para uso, alimentos acondicionados indevidamente e produtos vencidos. Eles constataram falta de higiene em diferentes pontos. Os proprietários foram alertados para a necessidade de se adequarem às normas sanitárias para evitar a interdição dos estabelecimentos.

Foram notificados por falta de licença 10 bares e restaurantes. Eles serão cobrados para regularizar a situação. “Qualquer estabelecimento para funcionar precisa passar por uma inspeção prévia da Vigilância e ter licença, mas muitos não possuem a liberação”, diz Zilmar Pontes.

No total, foram emitidos 20 autos de infração com o estabelecimento de um prazo para correção das irregularidades. Todos os locais visitados receberam treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos. Uma das principais recomendações foi evitar a reutilização de sobras para o preparo de receitas. Eles foram ainda orientados a guardar os produtos adequadamente.

A operação continuará durante toda a próxima semana e conta com o apoio da Blitz Urbana.

(Com informações da Prefeitura de São Luís)

23 pensou em “CUIDADO! 20 bares da Litorânea são autuados por falta de higiene

  1. Multar é uma medida correta, mas não protege os frequentadores dos bares da litorânea, além de punir indiretamente quem trabalha atendendo os padrões higiênicos exigidos. O certo é multar e divulgar o nome do bar.

  2. Eles fazem a visita e os proprietários não fazem o tratamento correto só fazem no exemplo dedetização pra obter o certificado da vigilância e depois só ano q vem pra obter a renovação da vigilância.vamos sempre ter esse risco

  3. Até que enfim !
    O correto e honesto com a população seria divulgar o nome desses bares para que as pessoas possam fiscalizar e cobrar.
    É um trabalho de enorme benefício à saúde das pessoas e deveria se estender a shopping, lagoa, e outros que são lugares turísticos e que tudo parece limpo, mas “só que não”!
    A divulgação é necessária inclusive para evitar o relaxamento da operação, por isso a imprensa pode e deve investigar e divulgar.

  4. A litoranea foi construida sem planejamento sanitario e “nao foi autuada” pelos devidos orgaos responsaveis por desenvolvimento urbano. Um dos medicos da ALUMAR fez comentario a respeito na epoca, anos oitenta, prevendo a poluicao das praias, que atualmente eh um fato muito triste nesta ilha tao linda. Nao estou surpresa que os operadores/donos dos bares estejam sendo autuados, porque estao apenas seguindo a “tradicao” de desmando em Sao Luis. Lamentavel!

    • informação veio da Vigilância Sanitária/Prefeitura Municipal. estou tentando conseguir a lista. eles não informaram ainda

  5. Agora só falta uma ida em todos os restaurantes e lanchonetes dos Supermercados Mateus, onde 90% dos pratos grandes e pequenos são sujos e a reclamação é diária há muitos anos.

  6. Pingback: Blog divulga lista de bares autuados por falta de higiene na Litorânea | Gilberto Léda

  7. Pingback: Veja a lista dos bares autuados por falta de higiente na Litorânea | Gilberto Léda

  8. Ué, mas do que adianta essa notícia se as informações que importam (os nomes) não foram divulgadas?

Os comentários estão fechados.