Flávio Dino pressionado a nomear mais votado em lista tríplice da PGJ

listaO governador Flávio Dino (PCdoB) enfrenta um dilema desde a noite de segunda-feira (17).

A não inclusão do seu candidato preferido, Marco Aurélio Batista Barros, na lista tríplice pós-eleição para a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) – reveja – atrapalhou os planos do comunista.

A lista acabou sendo composta, por ordem de votação, pelos promotores de Justiça José Augusto Cutrim Gomes, Luís Gonzaga Martins Coelho e Justino da Silva Guimarães.

Cutrim espera ser nomeado. Mas a demora na escolha levanta suspeitas sobre a possibilidade de uma reviravolta.

Explica-se: há no governo quem faça campanha aberta pela indicação de Justino Guimarães. Ele tem um irmão trabalhando na Casa Civil.

Como o governador já nomeou um candidato menos votado em recente eleição na Defensoria Pública do Estado (DPE) do Maranhão (releia), há quem não duvide de nova canetada, desta vez contra a autonomia do Ministério Público.

MC_Ministerio_Publico_Federal_Foto_Marcelo_Camargo06O problema?

Um dos irmãos de Flávio Dino, Nicolao Dino, é apontado como favorito na eleição para procurador-geral da República e enfrenta em Brasília um debate justamente sobre a possibilidade de o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), não o nomear caso ele encabece a lista tríplice (saiba mais aqui e aqui).

Portanto, se não der exemplo “em casa”, o governador do Maranhão pode acabar complicado a vida do irmão na capital federal…

9 pensou em “Flávio Dino pressionado a nomear mais votado em lista tríplice da PGJ

  1. Duvido que ele nomeie o primeiro colocado!

    Gilberto,

    Dessa lista o primeiro é Cutrim, só isso já cheira muito mal, mesmo tendo Edmar Cutrim como incômado aliado. O segundo é malabarista, uma verdadeira raposa, não faz o estilo de Flávio. Só resta então o terceiro, que apesar de ligado a gestão atual da PGJ, tem simpatias do Palácio dos Leões. No que tange à saia justa do seu irmão Nicolao Dino, isso ficaria pra depois, na cota dos seus esbravejos e contradições.

  2. Temer não nomeia o irmão de Flávio Dino nem que a vaca turça! Até que fosse candidato único eles arrumariam uma maneira de rifar esse rapaz. Os asseclas do novo presidente jamais deixariam. Por isso a ordem de escolha do novo procurador-geral de justiça do Maranhão não guarda referencial com o projeto de Nicolao Dino, pode crer!.

  3. Meu caro Gilberto me informe melhor,por favor:Que eleição é essa para “Procurador Geral da República”se já houve recentemente e o eleito e está no cargo até 2018,o Dr.Rodrigo Janot(sic).Grato

  4. Assunto muito controverso em todas as eleições desses órgãos! Se fosse sempre pra escolher o mais votado, então pra que existiria lista tríplice?? A procuradoria enviaria o nome do mais votado e o executivo nomearia.

  5. Adriano,

    Não acredito que o Governador Flávio Dino, com formação jurídica e discurso em defesa da democracia, do respeito e legitimidade do voto dentro de uma eleição, possa desconsiderar a vontade expressiva da maioria dos membros do Ministério Público. Seria péssimo exemplo de administrador, indo contra a postura adotada por até mesmo aqueles que tanto defende, Lula e Dilma. Justiça seja feita ao longo desse período sempre elegeram o mais votado. Como também nunca houve essa história do quarto promotor ser seu candidato. Essa demora, mesmo estando dentro do prazo, apenas revela imaturidade político-administrativa.

  6. Pingback: Flávio Dino nomeia segundo colocado em eleição como novo PGJ | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.