Prefeitura implementa ações de sustentabilidade em São Luís

São Luís integra o grupo de cidades brasileiras que aderiu ao programa Cidades Sustentáveis e Plataforma Centros Urbanos (PCU). Por meio do programa é feito levantamento de dados com base em indicadores sociais para servir de suporte às atividades e projetos em diversas áreas, de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Parte dos indicadores considerados no programa está incorporada à metodologia de execução do Plano Plurianual, favorecendo o interligamento de ações. “A adesão ao programa foi um compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo e tem consonância com as ações da gestão, cujo intuito maior é melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino.

O Cidades Sustentáveis é uma realização conjunta da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos. Já a Plataforma Centros Urbanos tem como meta a redução das desigualdades urbanas que afetam crianças e adolescentes tendo como ferramenta o diagnóstico e mapeamento de indicadores. A Seplan participa dos levantamentos de informações, da elaboração dos indicadores, visita aos territórios prioritários, audiências com o público e intermediação com as demais secretarias municipais. Outra atribuição da Seplan é a inclusão das ações prioritárias no planejamento municipal.

DIAGNÓSTICO

Como resultado da PCU, este ano será cumprida uma agenda de devolutivas em sete territórios. Trata-se do retorno às demandas das comunidades, pontuando o que poderá ser efetivamente atendido. Entre as solicitações prioritárias estão a construção de escolas e hospitais e a pavimentação de vias. Para chegar a esta etapa, foram realizados diagnósticos por meio de dados e dos indicadores; visita aos locais para verificar e confirmar os problemas reclamados; e por fim, a consolidação destes pedidos em relatório. Este documento foi emitido às secretarias de referência. As solicitações foram analisadas com base nas previsões do orçamento para 2016 e agora, as possibilidades serão apresentadas à população.

Em São Luís, pelo cronograma, haverá ações dias 20, na Cidade Operária e Coroadinho; e dia 27, no Tirirical, Tibiri e Maracanã. Em janeiro foram realizadas devolutivas na Vila Embratel e Vila Mauro Fecury. A mobilização dos representantes e comunidade é feita por equipes das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Educação (Semed), além da Unicef-São Luís. A definição dos territórios prioritários foi realizada a partir de elaboração de diagnóstico que teve como suporte as informações coletadas pela Plataforma. Com base no diagnóstico foram realizadas visitas e audiências com estas comunidades para confirmação das conclusões identificadas no diagnóstico.

(Da assessoria)

3 pensou em “Prefeitura implementa ações de sustentabilidade em São Luís

  1. Muito boa a ideia do programa e as acoes estipuladas. tudo que for para contribuir com a qualidade de vida da populacao é de extrema relevancia.

Os comentários estão fechados.