Roseana vetada na campanha, mas prestigiada com Dilma

Tem gente que anda fazendo confusão no que diz respeito à relação da governadora Roseana Sarney (PMDB) com a presidenta eleita Dilma Roussef (PT) e a formação do Ministério do novo governo.

Antes de mais nada, tem-se que pontuar que as duas principais informações veiculadas sobre o assunto nos últimos dias são fato, mas cada uma tem que ser contextualizada a sua maneira para que possam fazer sentido e, não – como querem cada um dos lados –, uma anular a veracidade da outra.

A primeira é a informação de que Dilma vetou a aparição de Roseana no programa eleitoral.

Fato!

Roseana, avaliaram os coordenadores de campanha da petista, provavelmente tiraria votos da candidata em redutos politicamente posicionados mais ao centro. Como a votação dela no Maranhão já havia sido muito boa no 1º Turno e, provavelmente, seria repetida no 2º – como o foi – não havia necessidade de reforçar o apoio do Sarney.

A segunda informação é a nota do colunista Ilimar Franco, do “Panorama Político”, de “O Globo”, segundo a qual Roseana, assim como outros quatro governadores recém-eleitos, serão ouvidos durante a formação do Ministério, com chances, inclusive, de emplacar nomes em alguma pasta.

Também é fato!

Uma coisa era o temor da coordenação de campanha em relação à capitalização ou não de votos com aparições da governadora peemedebista.

Outra, bem diferente, é a força que Roseana – por extensão da força do pai, o senador José Sarney (PMDB-AP) – sempre teve no governo Lula. Lembre-se que foi ela a líder do governo no Congresso quando ainda era senadora.

Então, não há que se invalidar qualquer das afirmações. Todas são verídicas. Cada uma com um efeito claro e diametralmente oposto, que, no entanto, não se negam mutuamente como tentam fazer parecer.