Sucesso na Sinfra tem dois nomes: Max Barros e Fernando Leal

O radialista Geraldo Castro comentou com muita propriedade, nesta sexta-feira (12), no Abrindo o Verbo, a situação de algumas secretarias do Estado, as exonerações de secretários – e olha que ele ainda nem sabia da exoneração de José Henrique Campos, confirmada só à noite – e o que foi feito de bom e de ruim nos últimos 19 meses do governo Roseana Sarney (PMDB).

Max Barros: um dos nomes do sucesso na Sinfra

O que me chamou a atenção foi a constatação do radialista de algo que, a bem da verdade, já não é segredo para ninguém: a exitosa passagem do deputado estadual Max Barros (DEM) pela Secretaria de Infraestrutura.

À frente da pasta, Barros comandou um dos maiores orçamentos entre todas as secretarias e tocou o ousado Programa Viva Infraestrutura, de recuperação da malha viária maranhense. Deixou o cargo em março deste ano para disputar a reeleição. Foi o terceiro mais votado.

O mote do comentário de Castro foi, além do êxito administrativo, o fato de que Max Barros passou ileso pela Sinfra – envolvida nos últimos anos em diversos escândalos de corrupção.

Segundo ele, apesar de ter comandado um dos maiores orçamentos e de ter contato direto com diversas empreiteiras, em virtude do Programa, não houve notícia de alguma irregularidade da Secretaria.

Continuidade

O nobre colega só esqueceu de dizer que esse realidade não acabou em março, com a saída de Max Barros. O substituto do deputado, o engenheiro Fernando Leal, assumiu o comando da pasta e manteve o barco na mesma tocada.

Mantendo a mesma austeridade orçamentária e o mesmo trato com os empresários e políticos, Leal conseguiu levar a cabo todas as metas do Viva Infraestrutura.

Já são nove meses de nova gestão e o conceito da Sinfra continua o mesmo. Bem diferente de administrações anteriores.

Não é à toa que nessa nova fase do governo – de arrumação da casa, financeira e orçamentariamente, principalmente – a Secretaria de Infraestrutura tem sido uma das mais elogiadas pela turma do Planejamento.

Então, meu caro Geraldo Castro, você acertou em cheio na sua constatação. Só faltou dizer que o sucesso na Sinfra tem dois nomes: Max Barros e Fernando Leal.