Deputados novatos desencadeiam crise de ciúmes na “ala experiente” da AL

O clima anda cada vez mais quente na Assembléia Legislativa. As movimentações do grupo de 10 novos deputados – que pretendem a todo custo ter voz nas decisões sobre a Presidência da Casa – gerou um ciumeira desenfreada na “ala experiente”.

Formado, em tese, por cinco deputados que em 2011 terão mais de três mandatos consecutivos – Arnaldo Melo (PMDB), Hélio Soares (PP), Rigo Teles (PV), Camilo Figueiredo (PDT) e Stênio Rezende (PMDB) – o grupo já ameaça tomar medidas retaliatórias contra os novatos.

Entre essas medidas, estaria aprovar uma emenda ao Regimento Interno da Casa, permitindo a reeleição e, automaticamente, possibilitando a ampliação para quatro anos do mandato do presidente eleito para o próximo biênio.

Seria uma forma de impedi-los (os novatos) de alçar vôos mais altos com vistas ao comando do Legislativo no segundo biênio.

De acordo com um deputado ouvido pelo blog, a emenda já estaria pronta. “Já está prontinha. Se eles se assanharem muito, nós aprovamos essa emenda e acabamos com isso”, afirmou.

Movimentações

Segundo esse mesmo parlamentar, as movimentações dos “noviços rebeldes” são audaciosas. Nos bastidores, eles já teriam convidado o deputado Hélio Soares para responder como líder do que pode vir a ser um bloco isolado na próxima legislatura.

“Ele [o deputado Hélio Soares] não aceitou. Mas foi muito assediado pelos novatos”, completou.

A coisa anda tão feia que, ainda nesta terça-feira (16), a “ala experiente” terá uma reunião definitiva para tratar do assunto. Estarão presentes os cinco parlamentares. Ao que tudo indica, vai sobrar para os “calouros”.

0 pensou em “Deputados novatos desencadeiam crise de ciúmes na “ala experiente” da AL

  1. Meu caro Gilberto , não se dê por acertiva, estas insinuações com respeito a este bloco de decanatos, por bem dizer,favorável a costurar quatro anos de mandatos ao futuro Presidente da Assembléia.Falo da possível eleição de RM para o primeiro biênio, pois nesses nomes que comentaste, existe um que jamais irá navegar nessa onda, em assinar este revisão do RI ,falo com conhecimento de causa, pq se julgará também pretencioso candidato no segundo biênio do mandato legislativo, e jamais vai abrir mão desta prerrogativa, por que já vem de longe buscando esse feito, sem sucessos, e diga-se de passagem, já merecedor por antiguidade!!Portanto é puro factóide esta colocação antecipada do nobre amigo…

    • RESP.: Não, meu caro, não é factóide. É fato mesmo. A emenda está pronta, basta que queiram apresentá-la e votá-la. Sobre o deputado “merecedor por antiguidade”, creio que esteja se referindo a Arnaldo Melo. E tem mais: se, de um lado, pode servir para “cortar as asas” dos novatos, a tal emenda pode servir também aos interesses de quem queira apenas agradar RM. Abs e grato pela participação.