Graça Paz costura acordo para garantir vaga na Mesa Diretora

Deputada quer entrar na cota da oposição

A deputada estadual Graça Paz (PDT) costura entre os aliados uma vaga na Mesa Diretora que comandará a Assembléia Legislativa a partir de fevereiro do ano que vem.

Desde que se iniciaram as discussões sobre a sucessão, ela tem se articulado entre os colegas para que seja indicada na chapa que vai comandar o Legislativo.

Apesar de, inicialmente, ter concentrado os pedidos de votos às deputadas da Casa – já conversou com Gardeninha (PSDB) e Cleide Coutinho (PSB) –, Paz garante que não pretende ser indicada por cota das mulheres.

“Eu sou totalmente contra as cotas, porque acho que elas são, por si só, discriminatórias. Se for indicada, quero que seja pela cota da oposição”, afirmou a deputada, que votou a favor de uma proposição da deputada Helena Heluy (PT) para garantir que um terço da Mesa Diretor da Casa seja composto por mulheres. “Votei a favor mais por uma questão de elegância com a colega”, disse.

Captação

Além dos votos das colegas deputadas, em seu trabalho de captação de votos Graça Paz diz que já tem assegurados os votos do presidente Marcelo Tavares (PSB) e de César Pires (DEM), com quem conversou pessoalmente nesta quarta-feira (17).

O trabalho de articulação tem sido feito. Resta saber se a situação vai cumprir o acordo de manter a proporcionalidade nos cargos da Mesa Diretora.

Por esse acordo de cavalheiros – respeitado pela atual direção da Casa, diga-se de passagem – os governistas devem garantir à oposição uma cota de cargos mesmo na chapa da situação.