Lula e Roseana deixam repórter do Estadão sem fala

Lobão, Lula, Roseana e João Alberto durante visita à obra da Hidrelétrica de Estreito

O presidente Lula (PT) e a governadora Roseana Sarney (PMDB) reagiram a contento e deixaram caladinho o repórter Leonencio Nossa, do Estadão, que tentou polemizar com o petista sobre mais uma vinda ao Maranhão.

Lembrem-se que o Estadão é o mesmo que tem rixa antiga com o grupo Sarney por conta da Operação Factor – outrora Operação Boi Barrica, na qual estava envolvido o empresário Fernando Sarney.

“Se você tiver que fazer algum protesto, você vai para o Amapá, porque foi lá que o povo elegeu Sarney. E vai para São Paulo, porque o povo elegeu Tiririca. Na medida em que a pessoa é eleita e toma posse, ela passa a ser uma instituição e tem que ser respeitada”, disse o presidente, quando perguntado se sua visita era uma forma de agradecimento ao senador José Sarney (PMDB-AP).

Ele disse, ainda que a pergunta era “preconceituosa” e que tratava-se de “uma doença”. Sugeriu, também, que o repórter procurasse tratamento e psicanálise.

“Uma pergunta preconceituosa como esta é grave, para quem está oito anos cobrindo Brasília. Demonstra que você não evoluiu nada. É uma doença. O Sarney colaborou muito para a institucionalidade. Eu não sei por que o preconceito. Você tem de se tratar. Quem sabe fazer psicanálise”.

Foi nesse momento que a governadora Roseana Sarney entrou na conversa.

“É preconceito contra a mulher. Eu fui eleita governadora do Maranhão para tomar conta do povo”, disparou.

Lula completou: “Sarney não é o meu presidente. Ele é o seu presidente do Senado, ele é o presidente do Senado deste País. Eu lamento que [você] não tenha tido evolução”.